Muitos criminosos
aproveitam esses momentos, a empolgação das pessoas, para aplicar golpes e
roubar dados pessoais
Neste
ano, o Carnaval cairá no início de março. Será entre os dias 2 e 6 de março e é
natural que muitas pessoas aproveitem o período para viajar, seja para
aproveitar o período para descanso, seja para curtir o Carnaval em cidades que
possuem programação especial neste sentido, com desfiles, trios elétricos e
blocos. Nos dois casos, é importante ficar atento nas compras de pacotes,
passeios e ingressos pela internet. “Segundo Maurício Balassiano, diretor de
Certificação Digital da Serasa Experian, aproveitando a empolgação das pessoas,
muitos criminosos aproveitam para dar golpes: “Para não se frustrar justamente
numa data de tanta alegria, convém ao consumidor, sobretudo o folião, tomar
certos cuidados”, adverte.
No
ano passado, 10,6 milhões de brasileiros viajaram pelo País no período, segundo
dados do Ministério do Turismo, e a economia de modo geral teve a injeção média
de R$ 11 bilhões. O consumidor, para evitar a compra de última hora e ganhar
tempo, acaba optando pelo e-commerce, onde não precisa pegar fila para
estacionar e pode comparar preços mais facilmente. “A loja virtual de fato
permite essa comodidade. Há pontos muito positivos nesse sentido, mas em datas
como o Carnaval os criminosos fazem ataques de phishing, através do envio de
e-mails, SMS e se valem de réplicas de sites de lojas conhecidas, tudo para
enganar as pessoas e captar dados pessoais, informações do cartão de crédito e
senhas, que podem inclusive serem usadas num momento seguinte”.
As
tentativas de fraudes de identidade acontecem tanto no ambiente online quanto
off-line. Representam por exemplo o ato de alguém tentar usar dados pessoas de
terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para obter crédito
sem a intenção de pagar. Estes dados podem ser roubados por meio da internet e
meios eletrônicos ou furtados diretamente da pessoa, que muitas vezes também
perde os documentos e não se dá conta.
Mapeamento
da internet, feito recentemente pela BigData Corp a pedido da Serasa Experian,
em junho de 2017, apontou que 40,10% dos sites do País não estão seguros, o que
representa um total de 7,2 milhões de endereços. Estes sites não possuem o
certificado de segurança (SSL – Secure
Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a
criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de
dados durante a transação.
Por tudo isso, é bom ficar atento a alguns cuidados:
–
Desconfie de superofertas que chegam a você. Acesse o site em questão e veja se
ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é verificar se
no browser há um cadeado fechado. Esse “cadeado de segurança” fica em algum
lugar da janela do navegador. Clique sobre ele e confirme se o Certificado
Digital emitido está válido e em nome da loja.
–
Essa mesma conferência pode ser feita no Selo de Segurança do site, que fica
normalmente no pé da página.
–
Outra dica é, ao acessar o site da loja, conferir se o HTTP tem a letra S, ou
seja, HTTPS. Se tiver, você está num ambiente seguro e pode expor seus dados.
–
Confira tudo isso, evite o impulso de olhar apenas o preço, a oportunidade de
uma compra muito vantajosa.
–
Além disso, há outros aspectos previstos pela Lei do Consumidor. Por exemplo o
fato de que compras feitas pela internet também permitirem que o consumidor
exerça o seu direito de arrependimento em até sete dias – contados da data da
compra ou do recebimento do produto.
–
Tomadas todas essas precauções, aproveite bem a data e as compras seguras. Caia
na folia, mas com segurança.
Mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br/
Serasa Experian
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