Pesquisar no Blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Como emagrecer depois de abandonar o cigarro


Segundo o Ambulatório de Tabagismo do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo 57% das mulheres que param de fumar aumentam o peso. De acordo com a médica nutróloga Dra Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, alguns fatores podem fazer a balança disparar sim, mas se entender direitinho esse mecanismo é possível até emagrecer nesse período. 


O primeiro fator é a mudança no metabolismo já que nicotina acelera a queima de calorias. “Por isso, se continuar comendo como antes, o ganho de peso é quase certo”, alerta a médica. O segundo fator é a melhora do paladar e do olfato pois a nicotina (e outras substâncias tóxicas do cigarro) amortece as papilas gustativas deixando os alimentos sem sabor. Assim, na ausência dela, a comida volta a ficar apetitosa e cresce o risco de comer além da conta. O terceiro é a oralidade: o alimento preenche a necessidade de ocupar a boca, recuperando parte do prazer do cigarro. Mas, Dra Ana declara que o pior deles é a ansiedade. “Quando bate aquela vontade louca de fumar é comum a pessoa correr para a geladeira. Por isso, para largar de vez o vício sem fazer o ponteiro da balança subir, é essencial seguir algumas dicas”, avisa.

Prepare a despensa e organize a geladeira

Dê um fim às guloseimas – doce, biscoito recheado, chocolate e pacotes de salgadinho já que esses são as primeira vítimas dos ataques compulsivos que podem acontecer nessa fase. Deixe à mão coisas saudáveis para beliscar como algumas frutas cortadas em cubinhos e hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura e tomate, por exemplo).


Troque os momentos que eram do cigarro pelas refeições a cada três horas

Fumantes nem sempre têm uma rotina alimentar porque o cigarro tira a fome, por isso, ter horários fixos para as refeições ajuda a evitar o ganho de peso. Além disso, é essencial comer devagar para não extrapolar na quantidade.


Mexa-se mais

O exercício libera substâncias que trazem bem-estar, ajudam a compensar a mudança metabólica e reduzem a vontade de acender um cigarro. Se você for sedentário, uma caminhada de meia hora, três vezes por semana já ajuda. Se já treina, aumente a carga ou a intensidade do treino.


Aposte nas proteínas sem anular os carboidratos

Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar e queijos magros  ou de peito de peru nos lanches. As proteínas aceleram o metabolismo e reduzem o comer compulsivo. Já os pães e massas integrais em porções moderadas ajudam a manter o equilíbrio emocional. 


Dê um tempo no café

Alguns alimentos acentuam os sabor e são convidados ao cigarro.  E o café é o principal deles.


Aumente o consumo de água

A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo do que ainda resta do organismo de nicotina – que é liberada pela urina. No mais, com o estômago cheio de líquido, é mais fácil sentir menos fome. 


Resista aos momentos de tentações recorrendo aos aliados

Bala e chicletes sem açúcar, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo e até o habito de escovar mais vezes os dentes ao dia podem ajudar e passar o tempo que os ex fumantes teriam com o cigarro na boca. Lembrando sempre que a vontade de fumar dura no máximo cinco minutos. 






FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência  Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP. Hoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.  www.draanaluisavilela.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados