Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de março de 2018

Dia Nacional dos Animais e Março Amarelo: um alerta para a saúde renal pet



No dia 14 de março comemoramos o Dia Nacional dos Animais. E, tão importante quanto mimar o pet, é cuidar da saúde dos nossos melhores amigos. Esse mês também celebramos o Março Amarelo, um período de alerta e tratamento para saúde renal. Minha proposta é usar da força das duas datas para discutimos com seriedade e transparência o tema das doenças renais em cães e gatos.

O principal alerta durante o Março Amarelo é para a prevenção e tratamento da Doença Renal Crônica (DRC), mas existem outros tipos de doenças que afetam a saúde dos pets, como injúria renal aguda, infecção urinária, cálculo renal, além de alterações eletrolíticas do sangue e do metabolismo ácido-base, entre outras.

A Doença Renal Crônica é uma condição difícil de ser diagnosticada nos animais uma vez que consultas preventivas e periódicas ao veterinário ainda não são uma rotina comum. Infelizmente, a doença acaba sendo percebida em estágios avançados, quando o cão ou gato passa a apresentar insuficiência renal. Pets com doença renal podem mostrar uma variedade de sinais físicos, como letargia, perda de peso, vômito, diminuição do apetite, aumento na ingestão de água e aumento no volume de urina Esses sintomas são os principais alertas de que, quando combinados, levam ao diagnóstico.

Para prevenir, o ideal é acompanhar a saúde do animal com consultas periódicas. Ao menor sinal de suspeita, o pet precisa ser encaminhado para um veterinário especializado em nefrologia. Durante a consulta, além do exame físico, é possível contar com exames de sangue, de urina e até ultra som, que auxiliam no diagnóstico da patologia.

Estimular a ingestão de água, principalmente em épocas mais quentes e secas do ano, é o melhor conselho. As rações úmidas e snacks líquidos, como cerveja e vinhos para cães, também ajudam a complementar a alimentação e auxiliar na hidratação e bom funcionamento dos rins.

Tratar a doença periodontal, que ataca a gengiva e dentes dos animais, é mais um alerta para os tutores que precisam ficar atentos. O acúmulo de placa bacteriana na boca causa uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação ou mesmo durante as brincadeiras. O sangramento facilita a penetração das bactérias na corrente sanguínea e, essas podem acumular em outros órgãos, agravado as condições renais

É importante ficarmos atentos aos pequenos sinais e sintomas. O Março Amarelo é uma campanha que busca alertar para o tema e, embora os problemas renais possam ser de grande desconforto e muito preocupantes, é possível que o pet tenha qualidade de vida e longevidade.







Cibele Erreiras Ruiz - médica veterinária, consultora do Grupo Ipet e especializada em nefrologia/urologia na Clínica Veterinária Bele Bichos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados