Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CONHEÇA OS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS MAIS COMUNS E COMO EVITÁ-LOS



 Depressão e transtorno de ansiedade têm sido apontados como doenças do século

Reuniões consecutivas, trânsito, situações com alto nível de pressão, metas e prazos. Muitos prazos. A vida moderna é cheia de desafios a serem driblados no cotidiano. Com isso, experimentamos diferentes emoções em apenas um dia. Em meio a tantos sentimentos diferentes, muitas vezes as pessoas acabam ficando com sensação de que não estão obtendo sucesso nas atividades que desenvolvem e até mesmo perdendo o controle de algumas situações.

De acordo com a psicóloga da rede de centros médicos dr.consulta, Lais Fernandes, nesse momento devemos acender um sinal amarelo e ficarmos atentos à nossa saúde. “Hoje, vemos muitas pessoas chegando aos consultórios com sintomas de depressão e transtorno de ansiedade, que são as distúrbios mais comuns na sociedade atualmente”, afirma. Além disso, de acordo com a profissional, outros fatores influenciam a manifestação desses problemas, como situações traumáticas e hereditariedade, mas o estilo de vida moderno também está ligado a essas situações. Além deles, ainda que diagnosticados em menor escala, a esquizofrenia, transtornos alimentares e bipolaridade também aparecem com certa frequência nesses diagnósticos.

Apesar de a depressão e as crises de ansiedade atingirem a todos, as mulheres estão mais propensas e vulneráveis a esses problemas por conta de questões hormonais. “Em algumas meninas, os sintomas podem aparecer já na adolescência, quando elas estão sofrendo grandes transformações hormonais e perdas simbólicas, mas é na vida adulta que, geralmente, eles surgem com mais intensidade, quando elas assumem diversos papéis na sociedade”, comenta.

Alguns sintomas são bastante característicos e, quando permanecem por mais de duas semanas, podem ser essenciais para conclusão do quadro clínico do paciente.


Conheça alguns sintomas comuns da crise de ansiedade


·         Fobias – podem se manifestar de diversas formas, medo de ficar em lugares fechados, voar de avião, medo de se ferir, de sofrer algum tipo de violência etc.

·         Taquicardia

·         Sudorese

·         Tremores

·         Formigamento no corpo

·         Sensação de descontrole 


Conheça os sintomas da depressão


·         Cansaço 

·         Tristeza

·         Baixa autoestima

·         Inquietação e ansiedade 

·         Isolamento social

·         Pouca energia

·         Falta de esperança

·         Irritabilidade aumentada

·         Diminuição do interesse em atividades em geral e naquelas tidas como favoritas

·         Mudança nos padrões alimentares e de sono.


Mundo virtual

Alguns trabalhos exigem que as pessoas fiquem mais tempo conectadas às redes sociais. No entanto, é preciso filtrar os conteúdos que são vistos nesses canais. “Existe muita exibição nas redes sociais, geralmente, um recorte muito feliz da vida de cada um”, afirma. “Essa exposição provoca uma sensação de que a vida do outro é sempre mais interessante do que a sua, gerando uma frustração que culmina em tristeza”, afirma.
Por isso, é importante avaliar quando o uso dessas ferramentas ultrapassa níveis aceitáveis. Fazer uma auto avaliação do tempo que se perde observando a vida dos outros e uma reflexão se tal atitude não tem atrapalhado a convivência com contatos pessoais na vida real, sejam da família ou amigos.


Cuide-se

Não existe uma fórmula para impedir tais problemas, mas algumas dicas podem ajudar a evitá-los. Uma delas é ter uma mente saudável e uma relação equilibrada com as emoções. Tais como:

o   Procure atividades que garantam sua confiança e que proporcionem bem-estar. 

o   Tenha um pensamento positivo e sempre tente ver o lado bom das situações.

o   Planeje a longo prazo: isso ajuda a dar segurança.

o   Trace metas: A sensação ao conquistar um objetivo gera confiança.

o   Tente ser sábio ao lidar com o estresse e avalie o que pode ser feito naquela situação.

o   Cuide de si mesmo, fisicamente e psicologicamente.





dr.consulta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados