Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Brasileiro(a) perde mais da metade das vagas de trabalho por não falar inglês



Pesquisa mostra que em 10 anos todas as vagas vão exigir o inglês e os mais afetados são os jovens-adultos


Os números são reais e resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Page Personnel, empresa de recrutamento mundial. Constataram que independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos deixará de ser um diferencial para se tornar um dos requisitos básicos para uma colocação no mercado de trabalho. Outro dado extraído mostra que 60% das vagas atualmente pedem que o candidato saiba inglês. Ou seja, sem dominar o inglês, o brasileiro (a) perde mais da metade das oportunidades de emprego.

No cenário atual em que o país passa por uma crise econômico-política, as exigências para preencher uma função nas empresas tendem a se tornar maiores. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já são mais de 13 Milhões de pessoas desempregadas e este quadro piora quando se trata dos mais jovens. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou no último dia 14 que de Abril a Junho deste ano, apenas 25% dos desempregados com idade entre 18 e 24 anos foram recolocados no mercado. 

Isso porque nessa faixa etária a chance de ser conseguir um emprego é menor.

É neste momento que bate certo desespero nesses jovens-adultos que não tiveram a oportunidade de estudar o idioma seja por questão financeira e\ou tempo. Leiza Oliveira, CEO da rede Minds Idiomas, traz uma boa notícia nesse quadro. "A frase pode parecer clichê, porém nunca é tarde para aprender inglês. Além disso, quando o indivíduo se empenha na fase adulta para ficar fluente demonstra resiliência e foco. Atitudes bem vistas aos recrutadores", explica Leiza.

Para ajudar os jovens-adultos que não falam inglês e estão disputando um cargo, a especialista Leiza Oliveira da Minds, mostra 5 dicas para sair dessa "saia justa" e conseguir um emprego:

 
1) Seja honesto (a) na entrevista
Se você está no nível básico do inglês e começou o curso agora e\ou pretende começar seja transparente com o recrutador. O fato de ter começado a estudar um novo idioma ou mesmo estar procurando uma escola para esse fim mostra que você está tentando se tornar um melhor profissional e indivíduo. Mesmo estando desempregado.

Isso é um ponto positivo para o aspirante a vaga e evitará que passe por situações embaraçadas como ter que se comunicar de forma fluente neste primeiro momento.

Além disso, você sai na frente ao estudar, pois de acordo com o comitê de educação da ABF (Associação Brasileira do Fanchising), 90% da população não estudam ou não pretende estudar línguas nos próximos anos. 


2) Coloque as desculpas de lado e arregace as mangas
Muitas pessoas explicam que não fazem um curso de idiomas devido ao valor. 

Entretanto, basta interesse e diálogo para se dedicar ao inglês. Não é preciso fazer um intercâmbio ou investir em um curso caro porque a escola tem nome. 

É mais preferível procurar uma instituição que tenha o modelo de ensino em curto prazo, de 18 a 20 meses, por exemplo, e negociar os valores de matrícula e mensalidade. Isso porque quando o candidato (a) estiver disputando a vaga já estará cursando o segundo idioma e com perspectiva reduzida de tempo de término. Isso melhora o currículo dele e também de quem o entrevista, pois sabe que a conclusão do curso não demorará e logo estará fluente. 


3) Administre o seu tempo
Outra dica que parece clichê, porém necessária e de difícil execução. Alguns alunos relatam que não fizeram o curso de inglês anteriormente devido à falta de tempo. Porém, é possível resolver esse entrave. Dê preferência para cursos em escolas que tenham a modalidade híbrida, ou seja, que permitam tanto aulas in loco como online. O aprendizado apenas pela internet torna-se limitante porque esse candidato usará o idioma na entrevista presencial. Logo, treinar o inglês na escola é uma excelente arma para este momento. Todavia, há instituições que disponibilizam as atividades online, como leitura e gramática, também são válidas e economizará tempo para conseguir mandar mais currículos, por exemplo. 


4) Torne o seu ambiente de estudo harmônico
Treine o idioma via Skype com pessoas de outros lugares do mundo e crie uma rotina de estudos delimitando horas. Torne o seu quarto e\ou outro cômodo em que irá estudar inglês em um local agradável e organizado. Lembre-se que no momento do aprendizado nossos 5 sentidos estão operando e o ambiente físico também interfere.


5) Não desanime com os "nãos" que levar
O nosso cérebro é programado para a aceitação, mas não para as negativas. Por isso, coloque na sua rotina o exercício físico e sempre que puder encontre amigos para conversar. Atos simples como esses liberam endorfina e lhe ajudarão a administrar a ansiedade. Uma dica importante é entender a empresa que irá fazer a entrevista. Uma pesquisa do portal CareerBuilder aponta que um dos fatores que resultam na eliminação do candidato (a) é estar desinformado da empresa. 39% dos indivíduos são eliminados por isso. Se informe e conquiste uma vaga!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados