Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

MUDANÇAS NA ROTINA DETERMINAM SAÚDE DO CORAÇÃO NA IDADE ADULTA




Dor no peito, falta de ar, palpitações e taquicardia são os sintomas mais frequentes entre pacientes


Segundo dados da OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares. Hereditariedade, sedentarismo, estresse, menopausa, hipertensão, tabagismo, diabetes e colesterol alto são os fatores de risco que mais determinam o surgimento de uma doença do coração. Por isso, mudar hábitos é um fator determinante para combater todos esses problemas de saúde.
 


Outro fator prejudicial é o sedentarismo, por isso, a prática diária de exercícios educa o coração para um melhor funcionamento. Outras práticas que ajudam a manter o coração saudável são o controle da pressão alta, colesterol,  realização de exames periódicos que ajudam a identificar qualquer patologia e permitem que o  profissional indique um tratamento adequado, bem como manter uma vida saudável por meio de alimentação e prática de exercícios. 



Saiba identificar uma emergência

O rápido atendimento no caso de problemas no coração é determinante para o bem-estar do paciente. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas típicos ligados a essas questões. Tais como: 

·         Queimação no peito

·         Sensação de aperto na região que irradia para o pescoço e ombro causando falta de ar, náusea e vômito

·         Dores no peito em pontadas e alterações dos batimentos
·         Fraqueza 



Quais hábitos ajudam a manter a saúde?


De acordo com o cardiologista da rede dr.consulta, Nemer Pichara, cuidados com alguns hábitos podem agregar mais saúde e qualidade de vida:

  • Atividade física regular diminui a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Estudos recentes, mostraram que não é apenas a falta de atividade física que pode diminuir a expectativa de vida, mas também a quantidade de tempo gasto sentado. Quem trabalha sentado então, deve fazer alongamento, levantar periodicamente e reposicionar o corpo.
  • Comer melhor, melhorar o cardápio pode ser chave para uma boa saúde. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Hábitos saudáveis como consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de doenças cardíacas quando consumidos com frequência maior (cinco vezes por semana). Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias.
  • Dormir bem, repor as energias do dia com uma boa noite de sono é também muito importante.
  • Outros cuidados como o controle do peso corporal, controle da ansiedade, respirar adequadamente, a forma de encarar os problemas do dia a dia, cessação do tabagismo, cultivar os bons amigos são igualmente importantes também.

Saiba quais exames realizar e quando

Ainda segundo o especialista rede dr.consulta, Nemer Pichara, geralmente se recomenda realizar os exames anualmente a partir dos 40 anos, tanto para homens quanto mulheres. No check-up as ações são para prevenir, orientar e caso encontre alterações, tratá-las.
Não existe uma regra, caso pacientes mais novos queiram realizar avaliação da sua saúde podem realizá-la a qualquer momento.
As mulheres devem ter um acompanhamento a partir da primeira menstruação e também os homens acima dos 18 anos.

·                     Exames laboratoriais como medição da glicose em jejum, colesterol total e frações, triglicérides, função renal, eletrólitos, ácido úrico e exame de urina

·                     Eletrocardiograma de repouso

·                     Teste ergométrico/ergoespirométrico 

·                     Ecocardiograma Transtorácico com Doppler colorido

·                     Medida Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

·                     Holter de 24 horas

·                     Ultrassom Doppler de carótidas


Sempre que tiver sintomas que gerem dúvidas, procurar um especialista independente da idade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados