Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Revolução feminina: pílula anticoncepcional completa 56 anos



 
No dia 18 de agosto de 1960, há quase 60 anos, o primeiro contraceptivo oral era lançado nos Estados Unidos, causando uma verdadeira revolução na sociedade. Entretanto, atualmente, vem se destacando a discussão sobre os riscos e consequências deste tipo de medicamento, pois há cada vez mais casos de complicações graves com o uso inadvertido do método, como por exemplo, trombose, embolia pulmonar e AVC.


Em alguns casos, quando a decisão de evitar uma gravidez é definitiva, o mais adequado é recorrer a um método contraceptivo permanente. Porém, o que muitas mulheres não sabem é que está disponível no Brasil um método inovador de contracepção definitiva que não contém hormônios: o Essure, uma laqueadura realizada por meio da histeroscopia, sem necessidade de internação, cortes ou anestesia. Aprovado pela Anvisa, o procedimento substitui a laqueadura cirúrgica e começa a ser mais conhecido no Brasil por sua eficácia e praticidade, pois não oferece os riscos de uma cirurgia convencional.

“É também especialmente indicado para mulheres que apresentam efeitos adversos a outros métodos contraceptivos e que não desejam mais ter filhos, além de ser uma excelente opção para as mulheres que apresentam alguma doença que aumente o risco cirúrgico como hipertensão, cardiopatia, diabetes, obesidade, entre outras”, explica a médica ginecologista Dra. Daniella De Batista Depes, encarregada do Setor de Histeroscopia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados