Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Os principais vilões do envelhecimento da pele De forma geral, o que caracteriza o envelhecimento da pele?




Envelhecer é um processo natural e inevitável que acontece com todos, homens e mulheres, normalmente, a partir dos 30 anos. È nessa época em que os primeiros sinais do tempo são refletidos na pele, rugas, linhas de expressão, alterações na pigmentação da pele, perda de colágeno e o ressecamento da cútis são algumas das alterações que começam a aparecer nesta fase da vida. Porém, os agentes externos, fazem com que nossa pele comece esse processo antes. Há dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro ocorre lentamente e é determinado pela genética, sem a interferência de agentes externos. O extrínseco, entretanto, é decorrente de fatores como a exposição solar excessiva e sem devida proteção, poluição ambiental, o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

A partir de que idade esse envelhecimento é considerado natural?
A partir dos 30, o envelhecimento envolve alterações na textura, pigmentação, flacidez, acentuação dos sulcos, principalmente na região orbicular dos olho e boca.

Que cuidados podemos ter para prevenir o envelhecimento precoce? (Alimentos que são bons, componentes e substâncias, produtos, tratamentos) O excesso de sol na pele aumenta a oxidação celular e consequentemente levam à maior degradação de colágeno, desidratação e formação de rugas. A pele fica mais áspera, com linhas de expressão ficam aparentes. O fotoenvelhecimento surge nas áreas expostas devido à ação dos raios ultravioleta, que, somado ao envelhecimento natural da pele, faz com que esta se altere prematuramente, parecendo uma pele com idade superior à da idade cronológica.
O dano causado pelo sol vai depender de vários fatores, entre os quais tipo de pele, frequência e duração da exposição solar no decorrer da vida, predisposição individual e uso de alguns medicamentos.

O cigarro é tido como um dos principais vilões do envelhecimento da pele. Por quê? De que forma ele age na pele?
Sem dúvidas, pois a nicotina prejudica a circulação periférica da pele. O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das moléculas de colágeno da pele.

A poluição também faz mal à pele? Como podemos combater os efeitos dela?
A poluição representa uma agressão diária para a pele. Os gases emitidos por indústrias e veículos, a poeira e a fumaça do cigarro são tóxicos. A pele absorve essas toxinas acarretando uma irritação na camada córnea, com consequente alteração da barreira de proteção cutânea. Além disso, algumas dessas substâncias são capazes de alterar o metabolismo celular, levando à liberação de radicais livres (estresse oxidativo). Os radicais livres provocam a degradação do colágeno e destruição das fibras elásticas, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo. Outro importante efeito da poluição sobre a pele é o acúmulo de micro-partículas de substâncias tóxicas, como partículas metálicas invisíveis, produtos de combustão de gasolina e poeira, que leva à obstrução dos poros, provocando o aumento da oleosidade, o que contribui para o aparecimento de cravos e espinhas. A poluição potencializa os efeitos negativos da radiação solar, uma vez que a emissão de gás carbônico reduz a camada de ozônio, aumentando a exposição à radiação ultravioleta. Por isso é indicado uma limpeza noturna, para retirar a maquiagem  e toda sujeira acumulado durante o dia.


O consumo de alguns alimentos, como doce, frituras e açúcar, pode prejudicar a textura da pele? De que forma?
Alguns alimentos que costumamos comer no dia a dia podem auxiliar no envelhecimento de sua pele, pois provocam o excesso de produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, fazendo com que na pele surjam manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.

A pouca ingestão de água causa que tipo de problemas na pele? Qual dose é recomendada?
Sim, hidratar é fundamental. Nosso corpo é formado de 70 % de água que precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do seu organismo depende dela. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas.

A prática de exercícios físicos ajuda a manter a pele saudável?  Quais modalidades são mais recomendadas e por quê?
Manter o corpo em movimento e em equilíbrio é a chave para ter uma pele bonita. Pois libera hormônios que causam bem estar e isso se reflete na pele.

O álcool também é um grande vilão do envelhecimento da pele. Como ele age no organismo? Você recomenda evitá-lo por completo?
O álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos, o que provoca alterações nas células da pele, provocando uma série de conseqüências, além do envelhecimento precoce.

A falta de sono ou noites mal dormidas podem danificar a pele? Como? Quantas horas você recomenda que uma pessoa durma?
Durante o sono o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos, enquanto dormimos, as células da pele produzem colágeno e se renovam.



Dra. Inaê Cavalcanti Marcondes Machado – dermatologista - CRM: 97493. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Dermatologia com residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Academia Brasileira de Estética; Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e Membro da Pós-Graduação da IAT (International Association of Trichologists).
DOM Medicina Personalizada
Telefone: (11) 5574 1001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados