Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ansiedade pode atrapalhar atletas nas competições



Treinamento físico e emocional, alimentação e apoio psicológico podem reduzir efeitos no organismo 


A competição mais importante para a vida do atleta está chegando. Foram quatro anos de treinamento e preparação que serão colocados à prova para tentar conquistar a medalha de ouro. O frio na barriga e a falta de sono que surgem as vésperas das competições podem caracterizar ansiedade, que varia de acordo com o indivíduo.

 Quando existe um acontecimento específico no mundo exterior, a resposta interna do nosso corpo é imediata. As reações podem estar ligadas diretamente às formas como cada um pensa e organiza os acontecimentos. No caso dos atletas que vão aos Jogos Olímpicos, por exemplo, são as sessões de treinamentos divididas entre as competições.

A ansiedade é considerada um sentimento normal, que pode surgir como um aviso sobre a possibilidade de frustrações das suas necessidades sociais, como ameaça ao seu sucesso ou status social, a separação das pessoas que ama, a impotência de realizar o que deseja e também a possíveis danos à integridade física. Em denominações clínicas, a ansiedade é uma excitação no sistema nervoso central, com repercussões físicas e psicológicas, como o excesso de fluxo habitual do corpo e da mente. Em geral, tem um caráter negativo no senso comum, sempre vista como um mal estar ou insatisfação. 

 Contudo, existem situações em que ela passa a ser uma doença. A angustia é caracterizada no momento em que o indivíduo não consegue identificar qual é o objeto causador ou o seu desejo para o surgimento da ansiedade. Para Patrícia Bader, psicóloga do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, as pessoas precisam tentar entender os motivos que podem causar a ansiedade. “O importante é identificar as qualidades dessa ansiedade, além de entender se ela fará você continuar em busca de seu objetivo ou o deixará paralisado”, orienta. Ela pode aparecer em vários momentos, como nos diferentes processos de treinamento, quando o atleta tenta melhorar seus números, ou coloca em prática toda sua estratégia.

 Para reduzir os efeitos da ansiedade no organismo, devem ser sempre levadas em conta algumas questões importantes que podem influenciar diretamente nos resultados: treinamento físico e emocional, alimentação, cuidados com o corpo e apoio psicológico. Mesmo os mais experientes não estão imunes à ansiedade, uma vez que esse atleta pode estar disputando um último evento da sua vida, por exemplo. A seu favor, vários outros eventos que se acumularam como forma de proteção e referência. Contudo este atleta padece de outros problemas, como a dispersão da carreira e o envelhecimento, por exemplo, fatos inerentes à condição de competir em alto nível. 

 A profissional elencou, ainda, cinco aspectos psicológicos fundamentais para o atleta se manter longe do problema:

Concentração
São quatro anos de treinamento para um acontecimento que pode durar pouco tempo. Qualquer outro elemento importante na vida do atleta que pode afetá-lo deve ser retirado dos pensamentos, evitando prejuízos à concentração. Já que o risco de desconcentrar e ficar emocionalmente abalado por um acontecimento é alto. 

 Motivação
Cada atleta busca se motivar de uma maneira diferente. Essa ferramenta pode ser extraída do desempenho do outro, por exemplo, mas em linhas gerais é considerada um item mais subjetivo. Há quem prefira ver o outro ou assistir a acontecimentos passados. Nos esportes em grupos, o recomendado é se manter junto ao grupo, pois a união é um dos fatores responsáveis pela motivação. 

 Foco
O foco tem correlação direta com objetivo final. O ideal é encontrar um ponto específico e tê-lo como referência de investimento, preocupação e controle, que no caso de um atleta tem a ver com ser vencedor. Durante o processo de treinamento, cada um vai estabelecendo outras metas, como melhorar o tempo, por exemplo. Alinhar formas de treinamento ou melhorar a alimentação. O foco pode ser uma pequena ou uma grande meta.

Apoio da família
A presença de pessoas queridas nos círculos sociais deixa o atleta seguro de quem ele é e o faz se sentir acolhido.

 Fé ou espiritualidade
Uma crença leva à sensação de que você está sendo protegido por uma entidade, uma motivação que não pode ser mensurável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados