Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vai andar de bike no fim de semana? Saiba como aproveitar o passeio sem lesões





Itens como capacete, óculos e um bom alongamento tornam a atividade mais segura e com melhores resultados para a saúde

 A popularização do uso de bicicletas em centros urbanos mostra que as pessoas têm buscado opções de lazer mais baratas e saudáveis. Segundo o Dr. Ricardo Nahas, médico do Esporte e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, para que o passeio não acabe mal, é preciso tomar alguns cuidados.
Segundo o especialista, o verão nos dá mais disposição para atividades físicas e o crescimento das ciclovias mostra o quanto a população tem interesse por práticas saudáveis. “Só não podemos descuidar dos itens de segurança e de preparar o corpo antes do exercício”, salienta.
Saiba como se preparar para os dias de pedalada:
Ø  Aquecimento: antes de qualquer atividade física é preciso aumentar gradativamente o esforço para o corpo ficar mais preparado para a movimentação que terá, o que diminui o risco de lesões;
Ø  Selim: a altura ideal é no nível do períneo (região dos órgãos genitais) até o chão. É importante que os joelhos fiquem levemente flexionados quando a pessoa estiver sentada no selim;
Ø  Guidão: a altura está correta quando o corpo não está projetado para frente, ou seja, quando fica ereto em cima da bicicleta;
Ø  Capacete: protege de lesões no crânio, se houver queda. Pontos importantes sobre esse item:
o   Precisa ter cinta com tamanho adaptável e uma boa trava de segurança evitando que saia da cabeça em caso de queda;
o   Checar se há informações como modelo, peso e se[RN1]  o equipamento deve ser trocado em caso de forte impacto e tempo de uso.
Ø  Óculos, joelheira e cotoveleira: não são obrigatórios, mas são úteis para proteger os olhos de poeira e insetos, e reduzir o impacto nas articulações em caso de eventuais acidentes;
Ø  Garrafa de água: hidratação é fundamental, especialmente nos dias mais quentes ou em atividades mais longas. Tenha um espaço para colocar a sua na bike.
Ø  Roupas: use roupas confortáveis e leves que permitam a amplitude de movimentos, a liberação de suor e sejam preferencialmente claras para melhor visualização - se pedalar a noite, use as que possuem sinalização adequada para refletir a luz. Evite calças largas e cuidado com o cadarço do tênis, ambos podem prender na corrente e causar acidentes.
O Dr. Nahas salienta que, se o objetivo for maior do que lazer, como a participação em competições, por exemplo, é importante passar por avaliação médica. “Atividades que requerem maior dedicação e exigem mais do corpo precisam de acompanhamento multidisciplinar para a aprimoramento da performance e diminuição de riscos” explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados