Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Com criatividade, é possível aproveitar material usado, economizar e ainda fazer bonito na volta às aulas






O reaproveitamento não é só mais um modismo. É uma questão de responsabilidade ambiental e, em período de recessão, também uma necessidade econômica. Móveis reformados, objetos reutilizados em outras funções, roupas customizadas, enfim, muita coisa que seria descartada anda fazendo bonito nas casas e nas ruas, e podem surpreender também nas mochilas escolares. Com criatividade, é possível, por exemplo, transformar o caderno do ano passado numa peça exclusiva, e dar aos lápis já gastos uma nova e divertida aparência.  Essas e outras dicas estão no Clube de Artesanato, site da primeira  comunidade online do setor de artes e artesanato do Brasil. Gratuito, o ambiente reúne fotos, passo-a-passos, videoaulas, tudo preparado para atender tanto a iniciantes  como a quem já faz artesanato como hobby, terapia ou fonte de renda.








Para dar nova vida a um caderno usado, ou mesmo a um caderno novo mas com uma capa sem graça, uma boa ideia é usar a técnica da fita entrelaçada. Em http://clubedeartesanato.com.br/ConteudosClube/Details?slug=trancado-de-fitas há uma videoaula que explica todo o processo.  E em http://clubedeartesanato.com.br/conteudos-do-clube/dicas-do-clube/como-customizar-um-caderno-com-trancado-de-fi, o artista plástico  e curador do Clube de Artesanato,  Marcos Novak,  mostra um inspirador caderno feito com essa técnica.
Outra sugestão ainda mais simples, fácil e barata está em http://clubedeartesanato.com.br/ConteudosClube/Details?slug=como-encapar-um-caderno-utilizando-fitas. Nesse caso, a nova capa pode ser feita até com restos de fitas, de diferentes tamanhos e texturas.


















Já as crianças devem  gostar de voltar para a escola com lápis  divertidos e que, inclusive,  elas mesmas podem  customizar. Em  http://clubedeartesanato.com.br/ConteudosClube/Details?slug=como-fazer-um-lapis-divertido-com-papeis-e-fi o mestre do scrapbooking no Brasil e curador do Clube de Artesanato, Vlady, ensina a fazer um modelo colorido, base para muitas outras criações.
























E para organizar o canto de estudos não é preciso comprar  um porta-treco. Em tempos de economia e consumo consciente, dá para fazer em casa, com poucos recursos e materiais. A artesã Camila Camargo, por exemplo,  ensina como transformar uma lata de tinta (http://clubedeartesanato.com.br/conteudos-do-clube/tecnica-da-semana/lata-porta-treco-decorada), enquanto o artista plástico Vlady explica como aproveitar um tubo de papelão e fitas para alegrar o quarto da criançada com um porta lápis de monstro (http://clubedeartesanato.com.br/conteudos-do-clube/dicas-do-clube/como-fazer-um-porta-lapis-monstro-com-fitas-e)






Clube de Artesanato - www.clubedeartesanato.com.br cadastro gratuito.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados