Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lugar de idosos também é na folia





Enfermeiro do residencial Lar Sant’ Ana dá dica para idosos pularem o carnaval com segurança

O carnaval de rua é para todos. Isso inclui gestantes, bebês de colo, crianças e é claro os nossos idosos. Contudo, cada idade necessita de alguns cuidados especiais para aproveitar os dias de folia com muita alegria e diversão sem comprometer a saúde e a segurança. O enfermeiro do residencial Lar Sant’ Ana, André Santos da Silva, preparou algumas dicas para aqueles que já passaram por muitos carnavais aproveitarem a folia.

“Apesar de o momento ser de alegria e curtição, são necessários alguns cuidados básicos, ou seja, nada de sair para os bailes sem tomar as devidas precauções. Protetor solar, garrafinha de água, sapatos adequados, chapéu, comer bem e realizar um alongamento são itens que não devem ser esquecidos antes, durante nem depois das festas”, explica Silva.

Conheça algumas dicas para pular o carnaval com segurança:

·         Alongamento – É importante lembrar que para realização de qualquer atividade física o ideal é contar com a ajuda de um profissional da saúde ou educação física especializado em saúde do idoso. O alongamento consiste em uma sequência básica de movimentos para os membros superiores, inferiores e pescoço. A ideia é que o corpo aquecido esteja preparado para realizar movimentos como dança ou caminhadas.

·         Protetor solar – Não poupe o uso do protetor solar. Passe por todo o corpo e dê mais atenção para as partes que ficam expostas ao sol. Lembrete: o produto tem duração de poucas horas, é importante reaplicar ao longo do dia. Verifique no rotulo do produto o tempo de duração para realizar uma nova aplicação. Além do uso do protetor solar, procure usar bonés e chapéus como uma proteção extra contra os raios solares.

·         Bolsa – Segurança sempre. Lembre-se de carregar uma bolsa pequena confortável para guardar itens indispensáveis, como documentos, protetor solar, celular e dinheiro.

·         Beba água – Não é nenhum segredo que consumir água auxilia o bom funcionamento do corpo. Por isso, hidrate-se – não deixe de carregar uma garrafinha com água para consumir durante a festa. Atenção: ao beber água, aumentará a vontade de urinar, portanto certifique-se de que haja banheiros próximos para evitar segurar a urina – essa atitude pode gerar problemas em longo prazo. Uma boa alternativa para hidratação é a água de coco

·         Calçado – Os pés não podem ser deixados de lado durante a farra. São eles que dão o ritmo da animação, então atenção redobrada. Muitos acidentes em idosos ocorrem por instabilidade na pisada, por isso, é importante usar calçados de borracha e fechados. Para conhecer o sapado adequado é necessário fazer uma visita ao médico especialista.

·         Roupa - Se a folia for na rua em blocos, procure vestir roupa leves que permita que a pele transpire, caso a festa em ambientes fechados que possuam ar condicionados ou ventilação natural, pode caprichar nos paetês e fantasias.

·         Medicações - Procure tomar todos seus remédios nos horários de costume e conforme a orientação medica. Assim evitamos qualquer contra tempo durante a folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados