Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CARNAVAL: 10 FRASES PARA SE COMUNICAR COM OS GRINGOS NOS DIAS DE FOLIA





Segundo dados do governo o Brasil receberá em 2016 cerca de um milhão de turistas estrangeiros e o carnaval é um dos grandes eventos que atrai pessoas de todos os lugares do mundo.

O Carnaval está chegando e a folia está garantida em diversos cantos do Brasil, mas não são só os brasileiros que aproveitam esses 4 dias para foliar e conhecer novas pessoas. Estrangeiros de diversos lugares aterrizam em solo nacional para ver de perto o encanto dessa festa repleta de cores, samba, axé e muita alegria. Por isso, separamos 10 frases de conversação em inglês que são fáceis e práticas para você interagir com os “gringos” durante o evento.
Os turistas estrangeiros são também chamados de “gringos”. Há rumores que “gringo” vem de “green gold” ou ouro verde, uma alusão ao dólar. Era assim que os mexicanos chamavam os texanos que residiam em território pertencente ao México. Mas Cuidado com a expressão “gringo”, pois pode ser ofensiva. Geralmente os estrangeiros preferem ser chamados pelo nome. Portanto, tente sempre iniciar uma conversa com famosa pergunta: (What’s your name?), pois ela é fundamental.
Porém, como há um fator cultural envolvido é importante que nunca se aborde um estrangeiro sem antes cumprimentá-lo, pois eles são muito reservados comparados aos brasileiros. Expressões como “Hi”, “Hello” são sempre bem-vindas, especialmente se vierem seguidas por “Welcome to Brasil” (bem-vindo ao Brasil). Como dito anteriormente, caso sinta que a vontade de interagir é reciproca, inicie a conversa perguntando o nome do seu novo amigo. Ele responderá: (my name is...) ou simplesmente dirá o nome. Nomes estrangeiros costumam ser bem diferentes dos nossos, então não se assuste caso não compreenda na primeira vez. Deixe a vergonha de lado e peça para ele repetir (sorry, can you repeat, please?). Em seguida se apresente dizendo: (my name is...)  
Depois da formal apresentação os turistas costumam ficar mais abertos. Se o seu nível de inglês for intermediário você já pode se aventurar mais sem ter que recorrer a gestos e mímicas. Formas mais aceitas de fazer a conversa fluir é perguntar se ele está gostando (“How are you enjoying the party?”). As respostas típicas que costumam ser utilizadas por estrangeiros são: “It’s beautiful” ou it’s amazing ou ainda it’s lovely. Todas indicam que sim, ele está gostando muito da festa, especialmente pela beleza. Vale lembrar que a riqueza de cores do carnaval não é algo facilmente visto no exterior. 
Outra dica é falar sobre a música! Perguntas como “Do you like the music?” (Você gosta da música?) São válidas e abrem espaço para outra pergunta: “can you dance it?” (Você sabe dançar essa música?). Caso o turista diga algo como “Not really” ou “no, I can’t”, isso significa que ele não sabe. Surge aí a oportunidade de ensinar, pois com certeza esse momento irá gerar outros de muita amizade e diversão. 
Dependendo da cultura do estrangeiro é normal que ele não fale o tempo todo, então não se sinta desprezado caso a conversa pare de fluir, apenas arrume um jeito sútil de deixá-lo aproveitar a festa sozinho. Expressões como “I gotta go” (eu tenho que ir) podem ser utilizadas sem medo. Em seguida tente gerar um clima legal de despedida, sugerindo um próximo encontro, isso dará abertura para uma troca de telefones e etc... Frases como: “I’ll be here tomorrow, if you want to hang out please get my whatsapp” (estarei aqui amanhã. Se quiser posso informar meu wattsap). Ao falar seu telefone, não esqueça de dizer número a número. Em inglês não se falam números telefônicos de dois em dois, portanto diga um de cada vez.  
Ao ir embora use a tradicional expressão “Enjoy the party! Take care” (Curta a festa, se cuida!). Pode ser que essa amizade seja apenas de Carnaval ou que ela dure anos e quem sabe a vida inteira. Mas o mais importante mesmo é ser simpático e sorrir, pois essa linguagem é compreendida mundialmente.


Júlio César F. Vieitas -  Gerente Acadêmico do Centro Britânico Franquias 
CENTRO BRITÂNICO (www.centrobritanico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados