Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Três dicas para envelhecer melhor





Psicólogo diz que as pessoas devem deixar o medo de lado.
O dia 24 de janeiro é conhecido como o dia dos Aposentados. E uma das principais dificuldades na vida, para muitos, é aceitar o próprio envelhecimento. O clichê dramático do aniversário de 30 anos vai se acentuando cada vez mais. Mas, o que fazer para lidar melhor com a idade?
De acordo com o psicólogo Eraldo Melo, a vida é feita de etapas e todos temos que passar por elas. “O indivíduo vai passando por fases ao longo da vida. Na adolescência, a pessoa gosta de sair e se divertir. Mas isso vai passando e logo começa a ter uma noção de responsabilidade, que é preciso se virar sozinho financeiramente, então ele busca um emprego e vai construindo seu lar. Ele pode ter uma companheira para a vida, com quem vai estruturar sua família, com filhos ou não. Se ele tem filho, talvez daqui a um certo tempo ele será avô, e por aí vai. Esse é o ciclo da vida”, explica.
Eraldo revela que, não apenas a idade vai passando, mas também os gostos pessoais, que se transformam ao longo do tempo, vão mudando. “Muita gente não gosta de comer tal coisa, mas passa determinado tempo e a comida passa a ser agradável ao paladar. Isso é normal. Inclusive, é saudável permitir que existam essas mudanças no seu comportamento e no seu modo de viver. Muitas pessoas têm receio de mudar e se reprime muito, o que acaba se tornando-a mais triste”, revela. 
Assim, Eraldo listou três maneiras de encarar melhor a idade:
1 – Faça tudo que você puder
Quando a pessoa fica mais velha, os principais arrependimentos são de não ter experimentado algumas situações que poderia ter vivido. E essa lamentação é a pior de todas. Por isso, aproveite as oportunidades que surgem na sua vida. Cada momento é único especial, então é fundamental aproveitá-los.
2 – Não tenha medo
Com certeza você é rodeado de pessoas que te amam e que não se importam com a sua idade. Valorize mais essas pessoas e o tempo que você passa com elas. O medo de envelhecer te prende, causando ansiedade e outros sentimentos ruins. Viva melhor com o que você tem à sua volta.
3 – Seja grato
Gratidão que vem da palavra do latim “gratia”, que significa graça. Tanto as más como as boas experiências trazem aprendizados e tem a sua graça. Dessa maneira, a gratidão passa a ser uma virtude que alimenta um senso de oportunidade para expressar seu agradecimento.
Eraldo também afirma que buscar a felicidade no dia a dia é essencial. “No final das contas, o que vai importar é se você se considera uma pessoa feliz. Então, agarre todas as chances de trazer a felicidade para a sua vida, pois assim você vai envelhecer de uma forma mais saudável, com a mente em harmonia consigo mesmo”, finaliza.

Eraldo Melo - Psicólogo, Palestrante Motivacional, Empresário e Escritor. www.eraldomelo.com - e-mail contato@eraldomelo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados