Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cigarro aumenta casos de Trombose Venosa Profunda em pós operatório





Para Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista, o tabagismo, é um dos fatores predisponentes da Trombose Venosa Profunda (TVP) e um terço dos casos de TVP podem evoluir para embolia de pulmão. 
A TVP é caracterizada por coágulos sanguíneos formados dentro da circulação venosa, caso esse trombo se solte pode gerar a embolia de pulmão e ser fatal. ”Dependendo do tamanho do trombo, a embolia pulmonar causa a morte súbita e isso acontece quando um trombo (coágulo) localizado em uma das veias das pernas se solta, ganha a circulação venosa central e se aloja em uma das artérias do pulmão, podendo obstruir ou dificultar o fluxo de sangue”, explica Dr. Caio.
Entre as principais causas, vale destacar o pós operatório de cirurgias de grande e médio porte, presença de doenças associadas como câncer, além da obesidade, do tabagismo, varizes e o uso contínuo de pílula anticoncepcional também como outros fatores desencadeantes do problema. 
Como a gravidade de uma embolia pulmonar é imprevisível, é imprescindível realizar a prevenção nos casos com maior risco. ”Os pacientes no pré e pós-operatório devem se levantar e andar assim que possível, além de optarem pelo uso de meias elásticas que ajudam a reduzir a retenção de sangue nas pernas, além do uso de anticoagulantes em doses adequadas para impedir o desenvolvimento do trombo antes de intervenções cirúrgicas que demorem mais que 30 minutos”, completa Dr. Caio.

 Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo. www.drcaio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados