Pesquisar no Blog

domingo, 17 de janeiro de 2016

Verão é momento de redobrar a atenção com a saúde ocular




Ação dos raios UV sobre os olhos é parecida com o que ocorre na pele

Com a chegada da estação mais quente do ano é importante redobrar os cuidados com a pele, os cabelos e também com os olhos. A saúde ocular, muitas vezes, é esquecida nessa época do ano.
Pessoas mais expostas a luz solar tem uma maior tendência a desenvolver algumas doenças oculares, como catarata, degeneração macular relacionada a idade (DMRI), dentre outras.
 A exposição prolongada à luz UV pode causar diversas alterações oculares, mas a mais temida é a degeneração macular a idade. Nos dias de sol intenso as pessoas costumam usar proteção. Mas elas esquecem que nos dias nublados também é fundamental o uso dos óculos escuros já que  os raios de sol passam através das nuvens finas.
"Não sentimos os raios infravermelhos, mas eles causam doenças para o nosso organismo. Nos dias de sol forte, mesmo com uma exposição rápida, os danos podem ser agudos. Em dias nublados os raios de sol passam através de nuvens finas, por isso é importante usar óculos de sol. Os ultravioletas estão refletidos na areia, na neve, em grandes paredões de centros urbanos e no chão da rua”.”, comenta o Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone e com pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School.
 A exposição exagerada aos raios UVA e UVB nos olhos podem causar vários problemas ao longo do tempo como espessamento ou câncer na conjuntiva, fibrose que pode invadir a córnea, ceratite (inflamação na córnea), catarata, degeneração do vítreo, queimadura da retina, degeneração macular e etc.
“A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente e a prevenção tem que começar na infância. Se esse cuidado for tomado desde cedo, as doenças que costumam aparecer após os quarenta podem ser evitadas ou atenuadas”, lembra o cirurgião-oftalmologista.
Que tipos de óculos usar?
O mais importante é que os óculos bloqueiem 99 a 100% dos raios UVA e UVB. Não se deixe levar pelo preço ou pela cor das lentes. A capacidade de bloquear ondas UV não depende da cor das lentes. A proteção UV vem de uma camada de agentes químicos aplicada na superfície da lente. Os óculos devem envolver a sua face de têmpora a têmpora, para que os raios solares não penetrem pelo lado.
Conselhos importantes
- Ao sair de casa, use sempre óculos escuros, mesmo em tempo nublado;
- Se possível proteja-se do sol das 10h da manhã e 14h da tarde;
- O que vale é a lente filtrar toda a radiação UV. O preço, modelo e cor dos óculos são de importância secundária;


Dr. Renato Neves e a Sociedade Brasileira de Ceratocone  - www.ceratocone.net.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados