Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Enchentes e alagamentos podem aumentar risco de transmissão de doenças





As tempestades – comuns nos dias de verão – trazem consigo problemas que vão muito além do trânsito caótico e da dificuldade de locomoção nas grandes cidades. Elas são responsáveis também por facilitar a transmissão de graves doenças, que podem até mesmo levar à morte.
Entre elas está a leptospirose, que pode ocorrer após o contato com a urina de ratos. De acordo com o Dr. Carlos Eduardo Figueiredo, infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM), “ao entrar em contato com a pele durante as inundações, por meio da água, a bactéria penetra no organismo, causando febre, náuseas, dores de cabeça e nos músculos, principalmente na panturrilha. Quando não diagnosticada com antecedência, a leptospirose pode ser fatal”, afirma.
Isso ocorre por causa do transbordamento do esgoto e do lixo que se espalha junto com a água, ambientes em que os ratos costumam se proliferar. “Os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte, após o contato com a água da chuva, ou até depois de um mês”, revela o médico. Na ausência de tratamento de urgência, há riscos de insuficiência renal, com sangramento nos pulmões. “Por isso, a doença pode matar.”
Assim como a leptospirose, outras doenças podem se manifestar após o contato com a água contaminada durante as enchentes. São elas hepatite A, diarreia e febre tifoide, causada por uma bactéria encontrada nas fezes de animais.

Confira as dicas para se proteger durante as inundações: 
·        ·        evite ao máximo o contato com a água e a lama decorrente das chuvas;
 
·        não deixe que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados com a urina de roedores;
 
·        depois de as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local; pisos, paredes e bancadas devem ser lavados e esterilizados com água sanitária (use duas xícaras de chá (400 ml) do produto em um balde de 20 litros de água e deixe agir por 15 minutos; só depois disso faça a limpeza);
 
·        pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água e a lama; se isso não for possível, utilize plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés

Para evitar a presença de roedores:
·        mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e distantes do chão;
 
·        deixe a cozinha limpa e sem restos de alimentos;
·        retire as sobras de alimento ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer;
 
·        evite o acúmulo de entulhos e objetos sem uso no quintal e dentro da cozinha;
 
·        deixe terrenos baldios e margens dos rios limpos e capinados;
 
·        armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até a coleta ocorrer.

“Evite pisar em poças d´água, principalmente em águas de inundação. Mas caso seja inevitável, fique atento aos primeiros sintomas e procure um médico”, adverte o Dr. Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados