Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Quatro dicas para não prejudicar os olhos com a maquiagem de carnaval



Oftalmologista do Hospital Santa Catarina (SP) alerta sobre os riscos que a folia pode trazer para a visão




A alegria e a euforia dos dias de carnaval podem trazer lembranças pouco agradáveis a curto e médio prazo. A saúde dos olhos, por vezes negligenciada pelos foliões, é considerada uma das partes do corpo mais afetada nesta época do ano. As maquiagens - principalmente em crianças - podem representar um grave risco e causar desde uma simples irritação até conjuntivite.

O oftalmologista do Hospital Santa Catarina (SP), Jae Min Lee, alerta que “além de utilizar maquiagens inadequadas na região do rosto, nestes dias de folia muitas pessoas frequentam locais que podem prejudicar ainda mais a visão, como festas e danceterias que utilizam gotículas que parecem fumaça. O mais comum é o gelo seco, que é formado por gás carbônico congelado a 72 graus Celsius negativo, que não faz mal ao organismo, mas pode irritar – e muito - os olhos”.

O especialista elenca, ainda, quatro dicas para aproveitar a folia sem preocupações com o pós-carnaval:

 
  • Maquiagens especiais para cada pessoa -  além da recomendação básica de não compartilhar a maquiagem, que pode acarretar em uma conjuntivite, vale lembrar que existem produtos para cada tipo de pessoa e de pele. Ler o rótulo dos produtos pode auxiliar a localizar o item adequado;
     
  • Crianças: maquiagens sempre com moderação e atenção especial -  nunca maquiar as crianças com produtos de adultos, essa é a regra número um. Além de causar desconforto, a atitude pode trazer irritação nos olhos e reações alérgicas à pele. Utilizar, sempre, produtos especiais voltados às crianças é o indicado para embelezar os pequenos;
     
  • Mantenha um colírio por perto, mas cuidado: hidratar os olhos com colírios especiais, que buscam diminuir a irritação, pode ser uma alternativa eficaz. Todavia, vale lembrar que pingar o colírio com o rosto com maquiagem pode prejudicar ainda mais a visão, caso a gotícula tenha algum respingo químico da maquiagem. Na falta de colírio, recomenda-se o uso de soro fisiológico para lavar os olhos. O importante é lavá-los e tirar o que possa estar irritando os olhos. Fique atento!
     
  • Limpar a pele antes de dormir: não se esquecer de retirar a maquiagem da pele antes de deitar é outro cuidado importante. Muitas pessoas se esquecem ou negligenciam a limpeza com atenção. No entanto, ao se deitarem, muitas vezes, automaticamente coçam os olhos e podem trazer incômodos para a região, principalmente para aqueles que fazem uso de lentes de contato.
  •  
  •  
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados