Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ano Novo Chinês: conheça as tradições milenares que marcam a data





Se, para muita gente, o ano só começa depois do Carnaval, na China isso é mais do que uma realidade. A partir do dia 08 de fevereiro o país inicia suas comemorações para recepcionar o novo ano. O feriado, que dura 15 dias, é considerado o mais importante do ano e reúne milhões de pessoas em uma linda festa. Contudo, um país representado por uma cultura tão rica e milenar acaba despertando muitas curiosidades. Confira a seguir alguns significados e tradições do Ano Novo Chinês e já comece a se preparar para mais uma virada!

Calendário lunar - diferentemente do ocidental, o calendário chinês leva em consideração as fases da lua. Por esse motivo, o Ano Novo Chinês sempre cai em uma data diferente todo ano. Para acertar com o calendário solar, o país adiciona um mês extra a cada poucos anos, o que equivale a adição de um dia extra no ano bissexto do calendário gregoriano. A chegada do ano também coincide com a primavera, sempre no final de janeiro ou no início de fevereiro, por isso é comum ouvir na China que "Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera".
Comemoração em família - A véspera e o dia do Ano Novo são comemorados em família em um momento de reencontro e agradecimento. Para se ter uma ideia, durante todo o feriado mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo pais para fazer  essas visitas. Este é considerado o maior movimento migratório do planeta. A grande importância da data está na cerimônia religiosa realizada entre os familiares dada em honra do Céu e da Terra, dos deuses da família e dos antepassados. Nesse momento, parentes falecidos também são lembrados com muito respeito, uma vez que eles são considerados responsáveis por lançar as bases para a fortuna e a glória da família.

Limpeza geral - também na véspera do Ano Novo, é comum os chineses limparem a casa inteira. Além disso, eles aproveitam a oportunidade para cortar o cabelo, fechar as contas, colocar oferendas para os deuses que cuidam da casa, preparar as roupas, etc. Enfim, deixam tudo em ordem para a hora da passagem. Depois de tudo limpo e arrumado, todos os materiais de limpeza são colocados do lado de fora da casa para não espantar a sorte. 
Cores auspiciosas - tradicionalmente, a cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a cor predominante durante as comemorações, ela representa sorte, prosperidade, saúde e fortuna. Além desta cor, a amarela e a roxa também são consideradas cores da sorte.
Grande banquete - no último jantar do ano, a família se reúne para a refeição de fechamento do ciclo anual. No cardápio, não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte, o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim que simboliza a vida longa.

Tradições para atrair boa sorte — na noite da virada, as crianças e os solteiros recebem do homem mais velho da família os famosos envelopes vermelhos ("hong bao") com dinheiro. Esse ato representa generosidade e o desejo de boa sorte. Mas, atenção!, o envelope só pode ser aberto depois da virada e não deve ficar exposto vazio, senão você pode atrair azar e espantar o dinheiro de perto de você.
Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta da entrada de casa. Enquanto o preto representa a água e a sabedoria, o vermelho simboliza o fogo e o sucesso. Segundo a tradição, os pedidos devem ser feitos dessa forma porque "Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição e é por ebulição que todas as coisas acontecem". Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para trazer sorte e realização. 

Danças típicas - as danças do Dragão e do Leão são mundialmente conhecidas e uma das atrações mais aguardadas da festa de Ano Novo. Segundo as crenças chinesas, a coreografia ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação durante o ano todo.

Luzes e fogos - durante toda a comemoração, lanternas vermelhas são acessas e penduradas diante da porta principal e fogos de artifício são estourados. As duas atitudes tem por objetivo espantar os maus espíritos.
Essas são apenas algumas das tradições cultivadas por milhares e milhares de anos nas comemorações do Ano Novo Chinês. Elas refletem e disseminam muito bem os valores e as crenças desse país tão diversificado. Quem tiver interesse de vivenciar um pouco de toda essa cultura, basta acompanhar as comemorações realizadas pela comunidade chinesa em São Paulo, não faltam boas opções no Museu da Imigração e no bairro Liberdade. 


Sumara Lorusso - formada em letras e tradução pela Unibero e tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma, há dez anos no mercado.

 Nin Hao - http://www.ninhao.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados