Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sem bactérias na folia




Dr. Bactéria alerta sobre riscos de doenças do beijo cuidados com alimentação durante o Carnaval

No Carnaval, muitas pessoas por necessidade ou por motivos ocasionais se alimentam fora de casa em vendedores ambulantes, muitos deles que não são do segmento e sim apenas estão fazendo um bico extra. A falta de profissionalização leva ao aumento dos riscos de eventos de Doenças Veiculadas por Alimentos. A dificuldade de fiscalização aliada a diminuição da resistência individual das pessoas (cansaço, má alimentação, bebidas, poucas horas de sono, etc), fazem com que as bactérias (e outros microrganismos) caiam na folia, promovendo um verdadeiro carnaval de rua ou de vários locais cujos salões são as pessoas desavisadas e seus filhos.


Alertas do biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria:

Cachorro quente e Salsichão
- Perigo: Presença da bactéria Listeria monocytogenes e Salmonela.
- Consequências: Listeria: Pode causar aborto ou, 8 a 12 horas após a ingestão, levar a diarreia e cólicas abdominais fortes por 24 horas. Salmonela: diarreia, vômitos  e febre por uma semana.
- Erros: consumir a salsicha crua ou com maionese caseira
- Prevenção: Cozinhe bem a salsicha, deixe-a totalmente imersa na água, que deve estar soltando vapor. A maionese consumida deve ser industrializada. O molho deve estar bem quente.

Churrasquinho
- Perigo: Presença da bactéria Escherichia coli O157:H7
- Consequências: Após 8 a 12 horas podem surgir diarreia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
- Erros: consumir a carne mal passada ou deixá-la mal refrigerada.
- Prevenção: Prefira o churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho na farinha, que pode ter sido contaminada ao ser manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em isopor com gelo ou refrigerada.


Milho cozido
- Perigo: Presença da bactéria Bacillus cereus.
- Consequências: Após 8 a 12 horas podem surgir diarreia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
- Erros: Deixar o milho numa temperatura inferior a 60 ºC por mais de duas horas.
- Prevenção: Manter o alimento aquecido a mais de 60ºC.

Amor de Carnaval:

Beijo é bom demais. Quem não gosta de beijar ou ser beijado?

“ Uma troca de carinho, mas também troca de bactérias. Por isso, o ideal é se preocupar com a qualidade e não quantidade de beijos”, diz Dr. Bactéria.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, os antigos tinham razão, o beijo pode trazer doenças como sapinho, o Candidíase Bucal (fissura no lábio), ocasionado pelo microrganismo Cândida Albicans.

Outra enfermidade conhecida é Monocleose Infecciosa – conhecida como “doença do beijo”, no qual uma pessoa pode sentir os sintomas depois de três a quatro semanas, entre eles, gripe e ínguas. Depois de curada, essa pessoa pode transmitir a bactéria por até seis meses, acredita? Até carie pode ser transmitida pelo beijo. Então todo cuidado é pouco e bom Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados