Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes


14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes 
Especialista alerta: a cada 60 segundos uma pessoa tem um membro amputado por causa do diabetes

 

De acordo com o Dr. João Eduardo Nunes Salles, professor da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, atualmente, o Brasil conta com 13,5 milhões de diabéticos dos quais 50% não sabem que possuem a doença. "No mundo, a cada 60 segundos uma pessoa tem um membro do corpo amputado por conta do problema. Para realizar o tratamento correto, devem ser ampliadas a conscientização e a procura pelo exame diagnóstico", afirma.
O professor explica que os primeiros sintomas da doença são: perda de peso, aumento da frequência urinária e do apetite, cansaço muscular, turvação visual e infecção de urina e/ou ginecológicas. "Quando a glicose fica elevada há o comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, o que leva a menor irrigação do local e, consequentemente, afeta a visão. Hoje, o diabetes é a maior causa de cegueira do mundo", declara.
Segundo o Dr. Salles, o número de crianças diabéticas, principalmente do tipo 1, também aumentou. "Nesses casos, os portadores desse tipo de diabetes precisam de injeções diárias de insulina, pois sua produção pelo organismo é insuficiente", explica.
Já o tipo mais comum é o 2 que ocorre geralmente em pessoas obesas. Nessa situação, há a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pelo excesso de peso. "O grupo de risco inclui indivíduos com mais de 40 anos, com circunferência abdominal maior que 102 centímetros para homens e 88 para mulheres, triglicérides elevado, colesterol bom baixo e hipertensão arterial", enfatiza.
Para o especialista, a gravidade do diabetes está relacionada ao seu controle. "Não existe diabetes mais ou menos grave, existe a controlada e a descontrolada. É importante ressaltar que com o tratamento correto, a pessoa pode levar uma vida normal", conclui.
 
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados