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quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Remédios caseiros: A Fusão Harmoniosa de tradições Milenares na Era Moderna

Remédios caseiros: Entre a Sabedoria Ancestral e o Bem-Estar Moderno


À medida que avançamos no século XXI, a sabedoria ancestral encontra seu espaço nos lares modernos.  Nesse cenário, os remédios caseiros emergem como aliados no alívio de diversas patologias, conectando o passado ao presente. Nesta matéria, mergulho na riqueza dessas soluções, desde infusões de ervas até óleos essenciais, mostrando como tradições antigas se integram harmoniosamente ao estilo de vida contemporâneo. Descubra como essas ervas não só oferecem soluções terapêuticas, mas também resgatam práticas que resistiram ao teste do tempo, proporcionando um elo entre passado e presente. 


ARTRITE

Um potente antioxidante encontrado no Chá Verde chamado epigalocatequina-3-galato (EGCG) pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação nas articulações que são características da artrite reumatoide. 

Incluir o chá verde na rotina diária, seja em forma de chá quente ou gelado pode ser uma estratégia simples para aproveitar os benefícios do EGCG no alívio da inflamação e dor.

Cuidados: o chá verde não deve ser utilizado por pessoas ansiosas, com problemas de sono, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação 

 


DOR MUSCULAR 

O suco de cereja tornou-se um componente padrão nas estratégias de diminuição de dor ou inflamação nos dias seguintes ao exercício. A dose ideal seria de 35 ml de suco concentrado.  Os efeitos de recuperação e diminuição da dor são atribuídos aos altos níveis de antocianinas presentes na fruta, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a dor e o desconforto muscular.

 

SAÚDE CARDIOVASCULAR

A L-citrulina, um aminoácido não essenciais encontrado na melancia, é convertida em arginina, um precursor do óxido nítrico (ON). Este composto é essencial para a saúde cardiovascular, ajudando a relaxar os vasos e a melhorar o fluxo sanguíneo. 

Devido ao seu papel na produção de ON, a L-citrulina também pode ajudar a regular a pressão arterial, 

 

TOSSE

Para sintomas de tosse e resfriado, o mel é citado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como benéfico no tratamento. A OMS descreveu que o mel é considerado barato, popular e seguro, podendo ser recomendado para aliviar tosse. Além do efeito calmante, o mel possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Cuidados: O mel não é seguro para crianças menores de 1 ano, pois pode causar botulismo infantil potencialmente fatal.


OUTRO REMÉDIO CASEIRO PARA A TOSSE É INALAÇÃO DE CHÁ DE HORTELÃ

Prepare um chá bem forte de hortelã. Coloque em um recipiente que seja possível inalar o vapor. O óleo essencial de hortelã também pode ser inalado para uma sensação calmante nos músculos da traqueia. Coloque 2 gotas do óleo na palma da mão. Faça movimentos leves entre as mãos e inale lentamente.  


CONSTIPAÇÃO 

A fibra é o melhor remédio caseiro para aliviar a constipação.  De todos os alimentos ricos em fibras, a semente de linhaça moída é considerada a melhor para este problema tão comum, principalmente entre as mulheres. Ela contém mucilagem, uma fibra solúvel, viscosa, semelhante a uma goma, metabolizada no cólon, que promove o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino. 


CORTES, ARRANHÕES E QUEIMADURAS 

Pequenos ferimentos como cortes, arranhões e queimaduras podem ser tratados com mel, que apresenta propriedades antibacterianas, antioxidantes e antissépticas, com capacidade de inibir o crescimento de microrganismos. O mel é uma escolha natural para limpar e proteger feridas, ajudando a prevenir infecções e acelerar a cicatrização de machucados.

Para aproveitar os benefícios do mel na cicatrização, basta aplicar uma fina camada sobre a ferida limpa. Sua consistência pegajosa forma uma barreira protetora, enquanto suas propriedades curativas começam a agir.


DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA

O chá de boldo do Chile, preparado com as folhas secas ou frescas, é rico em boldina, ácido rosmarínico e forscolina, com propriedades desintoxicantes, que ajudam a limpar o fígado e aliviar a dor de cabeça, especialmente causada por má digestão ou ressaca. Além disso, o chá de boldo tem um efeito calmante e relaxante.

Ingredientes:

  • 500ml de água
  • 1 colher de chá de folhas de boldo picadas

Modo de preparo: Coloque a água para ferver. Desligue o fogo e acrescente as folhas. Tampe, espere esfriar, coe e beba. Esse chá pode ser consumido 2 vezes ao dia para alívio da dor. 

Cuidados: o chá de boldo não deve ser utilizado por pessoas com doenças no fígado, como hepatites ou câncer hepático, que tenham inflamação das vias biliares, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

 


Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.
Instagram - @adrianastavronutri - Mais informações https://lattes.cnpq.br/

 

Serasa reúne 6,2 milhões de ofertas de dívidas para estudantes negociarem com universidades


·         Mais de 2 milhões de universitários podem negociar suas dívidas com 57 instituições de ensino parceiras da Serasa;

·         Plataforma Limpa Nome proporciona parcelamentos de até 9x e descontos que podem chegar a 93%;

·         49% dos endividados já tiveram de trancar o curso em algum momento por não conseguir pagar as mensalidades em dia, revela pesquisa.

 

Em meio ao período de rematrícula, mais de 2 milhões de estudantes podem negociar suas dívidas com universidades em todo o Brasil a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. São 6,2 milhões de ofertas disponíveis para negociação com descontos de até 93% e a possibilidade de parcelamento. Ao todo, são 57 instituições parceiras, como as faculdades das redes Estácio, Anhanguera, Pitágoras, UNIC, Uniderp, Unime e Unopar.

 

Pesquisa realizada pela Serasa revela que 49% dos entrevistados já tiveram de trancar o curso por causa de dívidas com as universidades. O desemprego foi apontado por 31% dos estudantes como o principal motivo para interromper os estudos, seguido da necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (18%) e da redução de renda (15%).

 

O estudo realizado em parceria com o Instituto Opinion Box ouviu 987 alunos endividados com instituições de ensino: 9 em cada 10 deles afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinhos. Pelo menos metade das dívidas atuais (51%) estão, atualmente, entre R$1 mil e R$ 5 mil. 

 

As dívidas inclusive afetam a capacidade de concentração nas aulas, conforme responderam 19% dos universitários. De acordo com Valéria Meirelles, psicóloga do Dinheiro, a inadimplência pode impactar na vida dos estudantes de forma semelhante aos trabalhadores, já que gera o sentimento de preocupação constante e tira o foco das atividades no dia a dia. “Aos alunos, pode estimular a perda de foco nos estudos e nas provas, além de repercutir na relação com os amigos e nos momentos de lazer, que ajudam a trabalhar suas conexões e a sua saúde mental. É uma situação complicada, pois pode tirar a condição deste estudante de completar a graduação, se formar e se desenvolver na vida profissional como um todo”, explica.

 

Ainda segundo o levantamento, 43% dos endividados afirmam que desejam quitar a dívida para retomar os estudos e outros 40% querem se livrar das pendências com objetivo de limpar o nome.

 

De acordo com Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome, a renegociação de débitos deve ser o primeiro passo para retomar a saúde financeira: “Aproveitar as ofertas disponíveis, em um acordo que caiba no orçamento, é uma boa oportunidade também para quem pretende se rematricular e voltar aos estudos em 2024”, diz Aline.

 

Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma da Serasa, os devedores podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online. O processo também pode ser realizado presencialmente nas agências dos Correios espalhadas pelo país.



Canais digitais e oficiais da Serasa:
· Site: http://www.serasalimpanome.com.br
· App Serasa no Google Play e App Store
· WhatsApp 11 99575–2096
· Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.


A evolução da escrita: Como aprimorar estilos e corrigir de forma eficiente?

 

Desde a popularização da Inteligência Artificial, viu-se que era possível produzir muito mais conteúdo com um investimento menor. No contexto da produção de conteúdo digital, por exemplo, é mais barato e rápido escrever um texto com IA do que pagar um redator. Além disso, como as IAs se baseiam em grandes conjuntos de dados, dependendo da maneira como são formuladas as perguntas ou as requisições aos sistemas, é possível obter respostas bem alinhadas à expectativa do público. O problema é que esse conteúdo acaba ficando padronizado, quase “sem graça”. Ainda que os avanços tenham sido enormes nos últimos anos, os sistemas ainda não são inteiramente capazes de gerar textos impactantes ou persuasivos, e isso é fundamental para a publicidade, por exemplo.

 

Segundo Renata Ramisch, linguista computacional da Redação Nota 1000, a IA nem sempre consegue compreender o contexto mais amplo ou sensível, o que pode gerar trechos inadequados ou até mesmo preconceituosos. Outro problema é que sistemas de Inteligência não são projetados para ter senso crítico, o que pode ter impactos negativos na produção de textos em larga escala. Por fim, é preciso pontuar a dependência desse tipo de sistema que estamos desenvolvendo pode nos levar a negligenciar o necessário aprimoramento das nossas capacidades de escrita.

 

A correção dos erros nesses sistemas é automática e instantânea, o que economiza tempo em relação a uma revisão manual. No entanto, sistemas de IA precisam ser tratados como uma ferramenta, e não como uma substituição do trabalho humano, porque a responsabilidade sobre o conteúdo continua sendo do humano que escreveu o texto.

 

Ramisch comenta que “às vezes, até mesmo pessoas que escrevem muito bem e que fazem isso com frequência se deparam com o problema de não saber exatamente como dizer alguma coisa ou de como lidar com trechos truncados ou difíceis de entender. Nesses casos, a IA pode ser útil, porque é possível pedir sugestões de reescrita inclusive definindo na pergunta aspectos como gênero, contexto, área específica de textos especializados. Essa capacidade de análise contextual permite que a IA compreenda o tom, a voz e as preferências do autor, fornecendo feedback específico para além da simples correção técnica. O resultado ainda precisa ser filtrado pelo humano de acordo com o objetivo e o público-alvo do texto, mas isso facilita a escrita e oferece a oportunidade de visualizar novas formas de construir textos.”.


 

Ponto de atenção

 

Ainda segundo a linguista, o cuidado que se precisa ter é que textos produzidos por IA tendem a ser padronizados, utilizando mais ou menos a mesma estrutura. Para escrever um texto autoral, que use a linguagem de forma criativa, ainda é necessário desenvolver a habilidade de escrita própria do humano, sem usar exclusivamente a saída da IA. Ainda, a interpretação sutil de nuances e o contexto específico na linguagem muitas vezes exigem a perspicácia humana.


 

Inteligência Artificial como ajuda

 

A IA pode ajudar bastante no aprendizado e na melhoria da desenvoltura dos usuários com a escrita, mas para isso é necessária uma abordagem interativa na hora de usar essas ferramentas. Não adianta você pedir um texto para a IA e sequer dar uma olhada na saída antes de usar, isso é pouco útil em termos de aprendizado. No entanto, se a usuária ou o usuário quiser de fato desenvolver a sua habilidade, uma maneira de fazer isso é escrever um texto e pedir para a IA corrigir ou reescrever adaptando ao gênero e ao contexto.


Depois, pode-se fazer uma comparação da entrada e da saída para ver onde foram feitas as melhorias. Outra possibilidade é pedir para o sistema fazer uma avaliação qualitativa do texto e indicar pontos de melhoria. Em geral, a resposta é bastante boa nesse caso e pode evidenciar os pontos que ainda precisam de melhorias.

 

Renata Ramisch - linguista computacional da Redação Nota 1000, maior plataforma de correção de redação do país fala mais sobre o assunto

Enem: Saiba como iniciar sua graduação sem precisar da nota do exame

 Os vestibulares próprios das instituições de ensino privadas e o financiamento estudantil do Pravaler são caminhos para o início do tão sonhado diploma universitário

 

Na última terça-feira (16/01) os resultados da edição 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e contou com um desempenho além do esperado: 46,7% dos estudantes que concluíram o ensino médio realizaram o exame, 8,6% a mais do que em 2022.  

A boa atuação dos participantes no exame demonstra que existe muita vontade de ingressar no ensino superior, mas outro dado que também demonstra o grande interesse pela graduação está relacionado à procura pelo financiamento estudantil do Pravaler: somente em 2023, foram mais de 910 mil pessoas. 

“Cada vez mais os jovens estão buscando diferentes alternativas para conquistar o diploma universitário. Comparando com a edição anterior, o número de inscritos do Enem 2023 aumentou 13%. O mesmo aconteceu em nossa plataforma, onde tivemos um crescimento de 23% nas buscas pelo financiamento, ou seja, observamos que as pessoas projetam cada vez mais ter um futuro melhor por meio da educação”, comenta Beto Dantas, COO do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. 

As médias nacionais em cada uma das áreas do conhecimento foram as seguintes:

516,2 em linguagens, códigos e suas tecnologias

522 em ciências humanas e suas tecnologias

497,4 em ciências da natureza e suas tecnologias

534,9 em matemática e suas tecnologias

641,6 na redação 

Para obter sua média individual, os concorrentes devem somar seus resultados em cada uma das áreas e dividir o resultado por 5. Assim, obterão o valor da nota com que irão disputar pelas vagas desejadas. No entanto, diversos estudantes podem não atingir a nota de corte dos cursos desejados, dificultando o acesso às instituições de ensino superior públicas e privadas. “Por conta disso, perder a data do exame ou não atingir o resultado desejado pode ser motivo de bastante preocupação, mas existem outras soluções que podem ser adotadas para que o candidato inicie uma graduação sem precisar esperar até o ano seguinte”. 

Dantas lembra que diversas universidades privadas realizam vestibulares ao longo do ano, especialmente no início e fim dos semestres. Portanto, essa pode ser uma opção para aqueles que desejam ingressar no ensino superior o quanto antes, mas é preciso analisar cuidadosamente as finanças para realizar esse investimento. “O financiamento do Pravaler é um facilitador para quem deseja ter uma formação universitária, pois ele possibilita que o estudante escolha o curso e a faculdade tão sonhada e pague a mensalidade com mais facilidade, uma vez que a solução permite o melhor gerenciamento da renda durante os estudos. Nossa prioridade é tornar o processo mais acessível para que cada vez mais brasileiros tenham uma educação de qualidade”, finaliza. 

Ainda de acordo com o Inep, cerca de 500 mil dos mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem não compareceram na prova e nem à sua reaplicação no ano passado. Neste caso, os estudantes podem se encontrar aflitos, cogitando outras opções de ingresso e até mesmo aceitando esperar mais um ano para refazerem o exame. Para estes, existem outras opções para ingressar no ensino superior em 2024. Confira algumas delas: 

 

Acompanhe as listas de espera

Caso você tenha realizado o exame, mas seu desempenho não atingiu a nota de corte, acompanhe as listas de espera, pois sempre existem desistências e transferências. Portanto, ainda existe a possibilidade de seu nome ser chamado.

 

Faça um curso EAD ou de aperfeiçoamento de habilidades

Cursos à distância e de aperfeiçoamento costumam ficar abertos durante todo o ano, a preços mais em conta, possibilitando que você permaneça estudando sem precisar esperar durante um ano completo. 

 

Busque por bolsas de estudos 

Algumas universidades contam com descontos que podem variar de acordo com a nota atingida pelo estudante no vestibular. Além disso, o estudante pode contar com sites como o Amigo Edu, solução de bolsas de estudos do Pravaler que oferece descontos de até 80% para graduação, pós-graduação e cursos técnicos em parceria com mais de 300 instituições de ensino superior de todo o Brasil. 

 

Faça um financiamento para universidades privadas

Usar estratégias como o financiamento estudantil pra graduação do Pravaler, que não exige a nota do Enem para selecionar seus beneficiários, possibilitam o ingresso em uma universidade pagando pouco mais que a metade da mensalidade no dobro do tempo. Além disso, mesmo que você não tenha feito a prova, pode fazer a adesão, podendo começar a faculdade ainda no primeiro semestre de 2024. 

 

Confira as vantagens de estudar com o Pravaler:

É possível fazer a contratação em qualquer época do ano;

A simulação e contratação são feitas online, sem burocracias;

Crédito aprovado em até 24 horas;

Pagamento de um semestre em, no mínimo, um ano;

No caso de renovação do contrato, as parcelas não se acumulam;

Financiamento de 100% do curso com os menores juros do mercado.

Para saber mais informações, acesse o site


Quatro tendências de marketing para 2024

O ano de 2024 começou e, com ele, temos novas tendências dentro da nossa querida área de marketing; especialmente o digital. Levando em consideração o dia a dia dos profissionais de marketing, pode-se dizer que, para grande parte deles, as informações que seguirão não serão de grande impacto, uma vez que estes sempre estão na busca por novas informações e utilizando novas tecnologias em suas respectivas tarefas. Enfim, sem mais delongas, vamos adiante e conversaremos um pouco sobre as tendências de 2024.

#1 Inteligência artificial: para muitos, a IA surgiu com a chegada do ChatGPT, lançado em 30 de novembro de 2022. Contudo, as IAs estão nos ajudando há bastante tempo. O Google mesmo já utilizava há anos essa tecnologia para melhorar o funcionamento de seu buscador, aperfeiçoando o desempenho das pesquisas e, através disso, a experiência do usuário, que foi se acostumando a aguardar menos e menos tempo quando realiza suas pesquisas.

No entanto, com a introdução das IAs generativas para o público geral, temos uma quebra do uso específico de inteligências no âmbito tecnológico. Com a estreia do ChatGPT e concorrentes, a utilização desses programas para a otimização de trabalhos repetitivos e/ou manuais, mas que não requeriam muita atenção da pessoa, começou a diminuir. Então, aqui temos a primeira tendência de fato para esse ano: o uso da IA para a otimização do trabalho em diversas categorias profissionais, inclusive a de marketing digital.

Dentro do marketing, podemos utilizar prompts de comando e trabalhar juntamente com essas ferramentas para realizar alguma tarefa em um período muito menor do que geralmente seria, caso estivéssemos completamente no modo manual. Então, fique de olho nas atualizações e novas funcionalidades desses softwares que entraram no mercado para ficar.

#2 Bandeiras culturais: você pode se perguntar o que quero dizer com “bandeiras culturais”, então aqui vai uma breve explicação do meu ponto de vista: elas são filosofias em que as marcas podem aderir, como, por exemplo, o veganismo, a diversidade, reutilização de materiais etc.

A tendência se baseia no fato de que as novas gerações de consumidores estão se envolvendo e cada vez mais criando percepções refinadas, refletindo sobre quem faz o produto, como ele é feito, o que ele entrega e qual a missão da marca. Para atitude de exemplo, podemos criar duas empresas imaginárias.

A empresa Y é uma marca que utiliza mão de obra de países de terceiro mundo, investindo menos na fabricação de seus produtos, utiliza energias não renováveis e/ou materiais que causam problemas ao meio ambiente, possui um produto bom e, por fim, não tem uma missão ou uma causa com a qual a marca se identifique.

Já a empresa Z é uma corporação que não explora mão de obra barata, utiliza energias renováveis ou materiais recicláveis/não poluentes, possui um produto de mesma qualidade e uma missão que se atrele aos interesses das emergentes gerações, como a proteção ao meio ambiente, doando parte de seus lucros para reflorestamento ou pesquisas que visem uma reversão do atual estado climático caótico em que estamos inseridos hoje.

Mesmo que a receita bruta da empresa Z em questão seja menor do que a Y, a primeira tem um valor agregado muito maior do que a segunda, o que acaba por aumentar sua bagagem de benefícios aos olhos dos consumidores. Dessa forma, a empresa Z além de criar comunidades que a seguem fervorosamente e idolatram seu modus operandi, gera e carrega consigo um peso muito maior.

Pode chegar a soar estranho para algumas pessoas, mas isso foi comprovado recentemente em uma pesquisa realizada pelo Grupo Kantar, empresa especializada em pesquisas e análises de dados, que forma parcerias com agências de marketing em todo o mundo. Segundo o estudo, “[...] globalmente, 80% dizem que eles fazem um esforço para comprar de companhias que apoiam causas importantes para eles”.

#3 Vídeos em formato short: desde que ganhou força em 2020 com a pandemia ao redor do mundo, o TikTok se popularizou de forma extrema. O motivo para isso? Temos o período de lockdown em que todos no Brasil foram incentivados a ficarem em casa para não espalhar o coronavírus como um fator. O segundo seria o decrescente número de segundos de atenção que uma pessoa normal tem hoje em dia.

Não é segredo para ninguém que, com a introdução da internet e das redes sociais na vida das pessoas, o tempo de atenção da população caiu drasticamente. Somando essas duas razões, temos a origem da expansão violenta do App não só no Brasil (afinal, o lockdown não aconteceu somente aqui), mas ao redor do mundo. Então, caso você ainda não tenha explorado como aplicar estratégias de marketing dentro do TikTok, Reels ou Shorts do YouTube, já está claro que isso é de suma importância, e que esse tipo de mídia chegou para ficar.

#4 Compras pela internet: durante a epidemia, houve um grande crescimento no ramo de delivery e compras online. Estudando uma pesquisa feita pela agência Hedgehog, no final de 2023, temos muitas informações que apontam para a continuidade da força das vendas online.

Em parte do texto redigido no site, temos o parágrafo “A grande motivação, que movimenta a maioria das buscas no Google, é o interesse por conteúdos e informações, de acordo com 80% dos usuários. Logo em seguida, para 65% dos respondentes, vem a intenção de conhecer produtos, serviços e realizar uma compra.”; ou seja, entre os entrevistados, 65% dos indivíduos buscam no Google com intenção de se informar sobre serviços/produtos ou realizar uma compra.

Todas essas tendências despontaram fortemente nos últimos anos, e se mostram completamente promissoras de permanecerem sendo excelentes aliadas do marketing digital das empresas. Claro, desde que saibam como utilizá-las de maneira inteligente, para que consigam alavancar a marca em seu segmento e, assim, obter enormes resultados.

 


Renan Cardarello - CEO da iOBEE, assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.


iOBEE
https://www.iobee.com.br/


Vale a pena contratar um executivo à distância?

Se antes, contratar profissionais de outras cidades, estados ou países não era algo tão frequente de ser observado, hoje, se tornou extremamente comum em diversas empresas. Expandir esse leque de opções é completamente vantajoso para a atração de talentos qualificados que alavanquem o negócio em seu segmento – mas, não é um processo tão simples de ser feito, o qual precisa ser conduzido levando em consideração certos cuidados fundamentais, principalmente, em cargos de extrema responsabilidade, como os executivos.

Em um processo significativamente acelerado devido à pandemia, um dos maiores fatores positivo justificado pelas empresas que adotaram este modelo de contratação foi o acesso a um banco de talentos em escala global para seu negócio, expandindo a possibilidade de contratarem profissionais renomados e preparados para comporem o time e trabalharem a favor do destaque corporativo.

Além da maior flexibilidade para empregadores e funcionários em termos de horário de trabalho e a possibilidade de operarem em qualquer lugar, a redução de custos também é uma das vantagens mais nítidas e valorizadas – principalmente, por parte da contratante, com a dispensa de arcar com os gastos de uma sede empresarial, já que ela pode ter uma sede com menos “espaço/postos/mesas”, e por não precisar arcar com os custos de deslocamento dos profissionais ao local.

Porém, não são todas as posições que conseguem se adaptar a este modelo. Existem estruturas que são mais aplicáveis a essa realidade como áreas comerciais, de tecnologia e marketing, que têm um espaço mais dinâmico para isso. É preciso levar diversos critérios em consideração antes de adotar esta opção de contratação, tais como o segmento do negócio, suas necessidades e, claro, os cargos nos quais esse modelo será aplicado.

No caso dos executivos, especificamente, a possibilidade de trabalharem à distância pode se tornar uma realidade cabível e, inclusive, classificada como satisfatória por 70% destes profissionais, de acordo com uma pesquisa conduzida pela FEA-USP. Contudo, é importante ter em mente que essa é uma posição que, dificilmente, conseguirá permanecer 100% do tempo afastado fisicamente da empresa, uma vez que precisa manter um contato próximo com as equipes para que se mantenha um engajamento entre todos.

Muitos profissionais que operam remotamente relatam se sentirem isolados de seus times, o que pode impactar em sua satisfação na empresa e, ainda, experimentar uma redução em sua produtividade. Esse é um ponto preocupante que precisa ser combatido logo no recrutamento, avaliando se o executivo tem um histórico prévio de atuação no formato remoto ou híbrido, assim como foi sua adaptação nesta rotina, quanto ele se identifica com o modelo, como foram os resultados etc.

É indispensável que as habilidades deste executivo sejam muito bem avaliadas durante o processo seletivo, identificando se possui os conhecimento e comportamentos ideais para assumir este posto e trabalhar remotamente. No geral, eles incluem uma forte disciplina, boa comunicação e ganho de capacidade de gestão de tempo.

Por parte da contratante, ela deve assegurar que, caso adote este modelo, ela disponha de tudo que é preciso para que seus times consigam operar devidamente à distância, desde o suporte tecnológico e infraestrutura adequados para essa rotina, até a manutenção de uma comunicação constante e clara com todos, e a promoção de ações de integração entre as equipes com certa frequência, tais como festas de final de ano ou eventos específicos, como exemplo.

Assim como muitas outras posições, é possível sim que um executivo consiga trabalhar remotamente, desde que a contratante se atente a adotar estratégias que os mantenham integrados e próximos ao resto das equipes e sempre mantenha metas claras e expectativas bem definidas desde o início. Essa é uma cadeira extremamente importante para o sucesso empresarial, que precisa ser bem cuidada constantemente em sus rotinas, independentemente do local onde este talento esteja operando. 



Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

Wide
https://wide.works/


Conheça os documentos necessários para fazer a matrícula nas Fatecs

Classificação geral e primeira chamada do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado serão divulgadas na sexta-feira (19), a partir das 15 horas; envio de documentos será por sistema online, entre os dias 22 e 24

 

Na próxima sexta-feira (19), a partir das 15 horas, serão divulgadas a classificação geral e a primeira chamada para matrículas do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), no site www.vestibularfatec.com.br. Para não ser pego de surpresa, quem concorre a uma vaga para estudar em uma das 77 Fatecs já pode preparar a documentação.

Os convocados devem enviar os documentos entre os dias 22 e 24, de forma remota, por meio do sistema indicado no momento da convocação. As orientações sobre o procedimento também estão disponíveis no Manual do Candidato. As Fatecs disponibilizam computador com acesso à internet a quem quiser fazer a matrícula.


Classificação

A classificação geral do Vestibular das Fatecs considera as notas finais em ordem decrescente, de acordo com a opção de curso, período e unidade. A chamada para matrículas é feita até o limite de vagas oferecidas. Perderá o direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.


Documentação

Para realizar a matrícula, é necessário anexar, via upload, nos formatos PDF, JPEG ou PNG, os seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
  • Carteira de Identidade (RG) com foto, dentro da validade;
  • CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
  • Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
  • Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.

Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.

 

Fique atento

  • É de responsabilidade do candidato realizar o upload de todos os documentos no sistema de matrícula online, dentro do prazo estabelecido no cronograma.
  • A matrícula com uso de nome social poderá ser feita no ato do requerimento, preenchendo esta opção no sistema.
  • Caso o requerente pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior, deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem.

O cronograma completo do Vestibular das Fatecs está disponível para consulta aqui. O detalhamento do processo seletivo pode ser consultado na Portaria.

 

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

 

Centro Paula Souza

Van do Cidadania Itinerante estará em Caieiras

Unidade móvel da Secretaria da Justiça e Cidadania atenderá em frente à estação da CPTM


A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer, entre os dias 19 e 20 de janeiro, diversos serviços gratuitos à população de Caieiras. A ação acontecerá na Av. Prof. Carvalho Pinto, 975 – Centro (próximo à estação Caieiras da CPTM), na sexta (19), das 9h às 17h, e no sábado (20), das 9h às 15h.

Serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos.

O Cidadania Itinerante amplia a atuação das coordenações e programas da SJC, levando os serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população. A iniciativa atingiu a marca de 184 mil serviços solicitados por mais de 58 mil pessoas da região metropolitana, interior e litoral do estado de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista.


Serviços disponíveis para a população:

– Agendamento para 2ª via do RG e CNH;

– Emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;

– 1ª e 2ª vias do CPF;

– Emissão do título eleitoral;

– 2.ª via de contas (água e luz);

– Emissão da carteira de trabalho digital;

– Atestado de antecedentes criminais;

– Consulta ao Serasa;

– Registro de boletim de ocorrência,

– Entrada no seguro-desemprego;

– Elaboração de currículo;

– Orientações sobre o Procon e Defensoria Pública;

– Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;

– Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.

 

Serviço: Cidadania Itinerante em Caieiras

Período: 19 e 20 de janeiro

Local: Av. Prof. Carvalho Pinto, 975 – Centro

Localização: https://maps.app.goo.gl/NBZzkaBhBJZuSaKt9

Datas e horários:  sexta (19/1), das 9h às 17h | sábado (20/1), das 9h às 15h 

Acompanhe a programação do projeto Cidadania Itinerante e da Secretaria da Justiça e Cidadania pelas redes sociais @justicasp ou no site da SJC.


Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas


Você sabia que o carro autônomo do Google coleta quase 1GB de dados sobre o seu entorno por segundo? Já os veículos conectados, rodando pelas ruas e estradas, geram cerca de 25GB de dados por dia. As informações coletadas durante os deslocamentos por sistemas computadorizados de bordo, conexões celulares integradas e outras conexões em rede (como Bluetooth) podem transformar seu carro em uma verdadeira mina de ouro de informações pessoais e dados de direção.

 

Analistas estimam que a monetização de dados do setor automotivo pode gerar um valor de US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos. Montadoras, seguradoras, empresas de telecom, entre outras, estão atentas a esse novo mercado, assim como os hackers, principalmente com o avanço da Inteligência Artificial, que vai impulsionar o compartilhamento de dados e o modo como as empresas interagem com os motoristas.


 

Todos lucram com inteligência nas rodovias

 

Com inteligência nas estradas, as concessionárias vão ganhar agilidade, precisão e capacidade de gerenciar os dados, oferecendo um melhor serviço. Se um carro sofrer uma falha mecânica e parar no meio da rodovia, com câmeras e conectividade em poucos minutos o socorro será acionado, e sem que seja preciso pedir ajuda por telefone, por exemplo, um veículo de apoio da concessionária chegará para levar o passageiro a um local seguro.

 

Além disso, atualmente soluções de IA já analisam imagens transmitidas pelas câmeras de monitoramento da rodovia, e identificam situações de risco, como um veículo parado no acostamento. De forma autônoma, a IA envia um alerta visual e sonoro ao Centro de Comando e Controle (CCO), gerando a abertura de uma ocorrência aos operadores.

 

E as montadoras também querem usar esses dados para melhorar a segurança nas estradas, verificar as condições do veículo e aprimorar o relacionamento com os clientes, mas também os querem compartilhar com terceiros. Mas, para isso, precisam garantir a proteção dos dados do condutor, já que essas tecnologias geram uma quantidade significativa de informações que podem ser vistos por cidadãos como confidenciais e pessoais (por exemplo, rotas frequentemente percorridas e endereços visitados), e não colocar em risco o funcionamento do veículo.


 

A conectividade e os riscos chegam às estradas

 

Uma das obrigações previstas para o leilão do 5G, realizado em 2021, é a ampliação da cobertura de internet em até 48 mil quilômetros da malha viária brasileira, com roaming obrigatório. A iniciativa permitirá que usuários de uma operadora tenham conexão em uma região onde a operadora contratada não dispõe de cobertura. O Governo Federal também vem trabalhando para ampliar a cobertura 4G nas rodovias. Mas não há uma previsão exata de quando essa conectividade estará implementada.

 

E com isso voltamos aos dados gerados pelos veículos. Quais são os maiores riscos? Nossos técnicos indicam que a maior preocupação está na possibilidade de ataques de hackers, por conta do acesso direto de terceiros às funções do veículo, já que cada nova interface de dados externa aumenta o número de alvos potenciais e pontos de entrada.

 

Atualmente, os veículos contam com diversos pontos de conexão, como comunicação com a nuvem, servidores do fabricante e de terceiros, aplicativos como Google Car e CarPlay, da Apple, e muitos outros. Uma brecha pode permitir o roubo de um carro ou o destravamento remoto de uma porta, por exemplo, além de criar oportunidades de fraude ou roubo de dados pessoais.

 

O risco também envolve funções críticas de segurança, como frenagem, que podem ser afetadas negativamente pelo uso de recursos do veículo e de sua capacidade de computação ao rodar aplicativos de terceiros não aprovados, provocando até mesmo uma falha no sistema.

 

Para proteger os dados do carro contra acesso não autorizado, tecnologias de autenticação e criptografia devem ser usadas para garantir que o remetente e o destinatário das informações geradas pelo veículo sejam devidamente autenticados e que os dados armazenados nos servidores sejam criptografados com segurança.


 

Como garantir a segurança dos dados

 

Certamente com o avanço da adoção de inovadoras tecnologias teremos rodovias mais sustentáveis e conectadas. Projetos para implementação de infraestrutura para receber carros elétricos e autônomos já estão em andamento. Temos espaço e demanda para a oferta de uma mobilidade mais inteligente, o que vai resultar em mais segurança e melhor experiência nas estradas.


E, para isso, precisamos de tecnologia. Mas, ao mesmo tempo, consumidores estão se tornando mais conscientes dos riscos de certas tecnologias em seus equipamentos automotivos. Ao tornar a privacidade e a segurança uma prioridade em seus produtos – e comprovar que os requisitos de cibersegurança estão em conformidade com normas nacionais e internacionais, apresentando auditorias e certificações - as montadoras e provedoras de serviços de telecom poderão alavancar a adoção dos carros autônomos.

  

Eduardo Gomes - Gerente de Contratos na TÜV Rheinland


Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA e o risco para o mundo empresarial

Ano eleitoral, 2024 mal começou e as pré-campanhas de candidatos para prefeito já apontam para um cenário preocupante: o uso de Inteligência Artificial no marketing digital com a produção de conteúdo adulterado, a chamada deepfake, em que áudios e vídeos são editados e recriados artificialmente com conteúdo mentiroso e difamatório. Nesta semana, a polícia abriu investigações para apurar pelo menos três casos, no Amazonas, Rio Grande do Sul e em Sergipe. Apesar de os casos terem como finalidade a área política, ela também tem sido vista e aplicada no meio empresarial, o que requer atenção e cuidados redobrados. 

Nos casos que estão sendo investigados, o eleitor é enganado, acreditando ser o candidato o emissor de mensagens que são artificialmente criadas usando o mesmo timbre, tom e o próprio jeito de falar da pessoa, com um conteúdo que na verdade não foi dito por ela. 

É claro que esse tipo de golpe deve se repetir e se intensificar na área política, motivada pelo ano eleitoral. Mas, nas empresas não é diferente. Elas também devem tomar cuidado com esse avanço. Temos visto crescer o número de casos de golpistas que clonam foto, informações e portfólio de uma marca e dão ofertas que não existem, com o único objetivo de atrair consumidores e levarem o dinheiro. Isso tem acontecido com grandes marcas de varejo, empresas de grande alcance e de grande volume de negócios, para que o golpe tenha ainda mais capilaridade. 

O golpe que já existe há algum tempo de fato vem sendo sofisticado com o uso de Inteligência Artificial. A tecnologia permite com facilidade que uma mensagem com a voz de um influenciador ou alguém que representa a marca seja encaminhada por WhatsApp para o público, o que pode acarretar não só em prejuízos financeiros para o consumidor enganado, como também em prejuízos numa grande crise de imagem para a marca. Trata-se de um golpe que, infelizmente, ainda não se tem como prevenir ou inibir com total eficácia. 

Se, por um lado, não há recursos tecnológicos que evitem a produção de deepfake, por outro, o especialista afirma ter uma forma de conscientizar melhor seu público consumidor, mantendo sempre comunicação próxima com ele. 

É fundamental sempre comunicar os clientes e seguidores as campanhas em atividade, bem como sempre orientá-los que façam uso apenas dos canais oficiais da empresa. Isso deve acontecer com empreendimentos de todos os portes e setores, então, é muito importante que cada negócio tenha seu perfil verificado do Facebook, porque quando você compra o verificado do Facebook é preciso mandar documentação, o que se transforma numa espécie de barreira contra esse tipo de golpe. Trabalhar somente com perfis de influenciadores verificados também é importante nessa missão de inibir a criação de conteúdo mentiroso. 

Caso a empresa tenha sido vítima de golpe, a ação urgente é investir forte em se comunicar com público e se posicionar o mais breve possível, “reforçando que aquele perfil é fake, que aquela mensagem de áudio ou vídeo não é conteúdo oficial, o que ajuda a minimizar prejuízos”. 

Importante frisar que as empresas devem estar sempre com suas redes e sites atualizados e que frequentemente lembre seu público quais são seus canais oficiais, além de reforçar a questão de checar ou de verificar os perfis, de ter perfis simples de acessar, assim como perfis simples de URL também. 

Portanto, o investimento nesse tipo de cuidado é fundamental e certamente menor do que depois enfrentar verdadeiras batalhas na Justiça em busca de minimizar prejuízos financeiros e de imagem, que podem de fato causar estragos imensuráveis para a marca.

 

Gustavo Alonge - especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

 

Cultura do "Herói" no departamento de Tecnologia da Informação impulsiona o sucesso empresarial

 

O Departamento de Tecnologia da Informação (TI) exerce um papel fundamental dentro das estratégias organizacionais, destacando-se na transformação digital e no cenário tecnológico em constante evolução. Uma cultura que visa construir uma cultura sólida que não só se adapte aos novos desafios, mas que impulsione novos negócios e resultados significativos. 

Essa gestão por parte da equipe de TI é essencial, exigindo não apenas agilidade e eficiência para a execução e gerenciamento de processos e projetos demandantes, mas também a capacitação para toda equipe para assumir todas as responsabilidades. 

O mercado, que está em alta e cada vez mais competitivo, precisa de profissionais que estejam atualizados em relação às tendências tecnológicas, a fim de assegurar uma comunicação eficaz entre empresa, funcionários e clientes, e adaptabilidade diante às constantes mudanças digitais. 

Dessa forma, empresas que investem no Departamento de TI como protagonistas de seus planejamentos estratégicos, conseguem se destacar de seus concorrentes, otimizando e desenvolvendo novos processos com foco na melhoria de gestão e de relacionamento com seus clientes. 

No entanto, essa chamada cultura de “herói” no departamento de TI, que valoriza a proatividade e a resolução rápida de problemas e garante eficiência e excelência nos processos tecnológicos que impulsionam o crescimento empresarial, também demanda equilíbrio. A dependência excessiva de um “herói individual ou coletivo” pode resultar em sobrecarga, esgotamento e falta de colaboração efetiva. 

Por isso a importância da equipe trabalhar em estreita colaboração com todas as áreas da empresa, coletando, analisando e utilizando dados para a tomada conjunta de decisões e de aplicações de estratégias. 

Encontrar um equilíbrio saudável é essencial. Incentivar a resolução rápida de problemas deve ser acompanhado por investimentos em processos robustos, treinamento contínuo e comunicação eficaz. Assim, as organizações cultivam uma cultura que valoriza a iniciativa individual e a colaboração, criando um ambiente sustentável e eficiente no departamento de TI. 

A cultura do "herói" é uma ferramenta valiosa quando usada com moderação. Construir uma equipe resiliente, capaz de antecipar desafios e resolver problemas colaborativamente, é a chave para um departamento de TI verdadeiramente heroico, impulsionando o sucesso duradouro da empresa. 

 

Eduardo Luis dos Santos Vieira - possui MBA em Arquitetura de Solução pela FIAP, é sócio Fundador e CTO da CRM&BONUS, maior empresa de bonificação e cashback do mundo, investida pelo Softbank e Riverwood avaliada em 2021 em R$1 BI.

 

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