Empresária e mentora em liderança
feminina ajuda mulheres a empreenderem por meio da autoconfiança inabalável
Mentora em Carreira & Liderança, Gisele Miranda há 25 anos auxilia mulheres a
despertarem 100% do potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se
protagonistas de sua própria história;
ela já qualificou cerca de 1000 mulheres durante
sua trajetória, e defende que a “chave” para o sucesso ao abrir um novo negócio
é ter “fé cega” e 100% de autoestima
Que empreender não é uma tarefa fácil
não é novidade para ninguém. Muito já se falou, e ainda se comenta, sobre o
árduo “caminho das pedras” para alcançar o sucesso em um novo empreendimento -
como a importância de um plano de negócios bem estruturado, gastos bem
calculados e uma gestão adequada. Mas será que existe outro fator envolvendo a
trajetória empreendedora, que vá “além” do bom e velho “arroz com feijão”?
Para a Mentora em Carreira &
Liderança Feminina Gisele Miranda a resposta é sim, pelo menos no que se refere
ao empreendedorismo feminino. “Claro que as dicas como traçar um planejamento
financeiro eficiente, estudar o mercado em que se irá atuar, investir em gestão
e traçar metas realistas, com prazos para batê-las, sempre foram e continuam a
ser importantes e muito válidas”, pondera ela, que também é palestrante e
autora do livro “A coragem de se apaixonar por você” (2021).
“Mas, no que diz respeito à mulher
empreendedora, pela minha experiência de 25 anos auxiliando e atuando como
mentora de mulheres, posso dizer sem medo de errar que existe um ‘ponto-chave’
que precisa ser trabalhado: a autoconfiança. Historicamente, nós, mulheres, não
fomos criadas para acreditarmos em nós mesmas e em nosso potencial, ainda mais
quando se fala de criar algo novo, praticamente do zero. Por isso, a mulher que
decide empreender precisa investir na auto-estima, na confiança em si mesma,
antes de enveredar por um caminho tão desafiador quanto é empreender. É uma
rotina árdua, sim, porém ao mesmo tempo prazerosa, e com a rica possibilidade
de crescimento. E que não levará ao tão almejado sucesso se a autoconfiança não
estiver de acordo”, defende a empresária.
Gisele explica que, quando perguntam o
que diferencia um negócio de sucesso de outro que não deu certo, ela costuma
responder que é a “fé cega” naquela ideia. “Sempre digo que, para um negócio
vingar, é fundamental que quem o criou acredite nele de olhos fechados, sem
titubear nunca, e defenda a ideia custe o que custar. Se nem mesmo quem
inventou o negócio acreditar nele, quem o fará?”, questiona ela.
No caso das mulheres, ela destaca que a
questão da autoconfiança é tão importante quanto, ou até mesmo mais crucial do
que a “fé cega”. “Hoje já está comprovado que a
auto-estima é a maior aliada no mundo do trabalho, pois um profissional que se
valoriza sente-se mais seguro para se expressar, dar ideias, se posicionar e
defender seus argumentos e durante uma reunião”, exemplifica Gisele.
Uma pesquisa recente
da Universidade da Flórida demonstrou que a autoestima não apenas torna a
pessoa mais segura e colabora para o sucesso profissional como também pode
fazer crescer a conta bancária. Isso porque, de acordo com o estudo,
profissionais com a autoconfiança elevada recebem salários até 4 vezes maiores
em comparação com os que não são tão autoconfiantes.
“Se isso já acontece no ambiente
corporativo, no que se refere a colaboradores de uma empresa, imagine o peso
que a auto-estima tem para uma empreendedora?”, questiona a empresária e
autora. “Sem dúvida é um fator determinante para o futuro daquele negócio em
questão, e para qualquer outro daquela pessoa”, avalia Gisele.
“Segredo” para o
sucesso?
Mas, afinal, existe uma “fórmula” para
o sucesso de um negócio. Para Gisele, com certeza não. “Não acredito que exista
essa receita, se existisse, seria tudo muito fácil, seria apenas seguir esse
modo de fazer e agir, mas na prática sabemos que não é assim que funciona. Não
existe fórmula, e nem a autoestima tem esse poder”.
Estudos apontam que, no Brasil, 60% dos
empreendimentos “fecham as portas” em um prazo de até cinco anos. “Costumo
dizer que o primeiro passo para um bom negócio é que ele seja uma solução
eficiente para o problema que o cliente tem. Se ao menos 1 em 1000 pessoas
estiver em busca dessa solução agora, então a empresa está no caminho certo
para se tornar um grande negócio”, ensina Gisele.
No entanto, na visão da autora, o
sucesso, na grande maioria das vezes, será uma jornada de acertos e erros a ser
vivenciada no dia a dia. “Com o passar do tempo, é possível aprender cada vez
mais sobre o cliente, suas necessidades, a gestão de custos, o marketing, e
outros elementos que fazem parte da rotina empreendedora. Ou seja, o sucesso
não é algo em si, e sim uma construção”, afirma.
“Sempre digo que o lucro deve ser visto
como uma consequência de uma jornada empreendedora bem realizada. É necessário
investir tempo e dedicação, por isso, escolher algo que não gosta ou não se
identifica, por exemplo, aumenta - e muito- as chances de fracassar. Some-se a
esses fatores a falta de “fé cega”, ou seja, a incerteza sobre a viabilidade do
negócio e a baixa auto-confiança, e se chegará à verdadeira ‘receita’ para o
insucesso. É isso que se deve evitar, e não buscar uma única forma de trilhar
um caminho que é único e muito particular”, finaliza a autora.
Gisele Miranda -
Mentora de Carreira & Liderança Feminina, autora e palestrante, Gisele
Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu potencial
na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria
história. Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e
Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças
femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É
autora do recém-lançado livro "A Coragem de se apaixonar por você"
(Editora Gente).