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sexta-feira, 4 de março de 2022

Mês da Mulher- Empreendedorismo Feminino

Empresária e mentora em liderança feminina ajuda mulheres a empreenderem por meio da autoconfiança inabalável 

Mentora em Carreira & Liderança, Gisele Miranda há 25 anos auxilia mulheres a despertarem 100% do potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria história;

ela já qualificou cerca de 1000 mulheres durante sua trajetória, e defende que a “chave” para o sucesso ao abrir um novo negócio é ter “fé cega” e 100% de autoestima

Que empreender não é uma tarefa fácil não é novidade para ninguém. Muito já se falou, e ainda se comenta, sobre o árduo “caminho das pedras” para alcançar o sucesso em um novo empreendimento - como a importância de um plano de negócios bem estruturado, gastos bem calculados e uma gestão adequada. Mas será que existe outro fator envolvendo a trajetória empreendedora, que vá “além” do bom e velho “arroz com feijão”? 

Para a Mentora em Carreira & Liderança Feminina Gisele Miranda a resposta é sim, pelo menos no que se refere ao empreendedorismo feminino. “Claro que as dicas como traçar um planejamento financeiro eficiente, estudar o mercado em que se irá atuar, investir em gestão e traçar metas realistas, com prazos para batê-las, sempre foram e continuam a ser importantes e muito válidas”, pondera ela, que também é palestrante e autora do livro “A coragem de se apaixonar por você” (2021). 

“Mas, no que diz respeito à mulher empreendedora, pela minha experiência de 25 anos auxiliando e atuando como mentora de mulheres, posso dizer sem medo de errar que existe um ‘ponto-chave’ que precisa ser trabalhado: a autoconfiança. Historicamente, nós, mulheres, não fomos criadas para acreditarmos em nós mesmas e em nosso potencial, ainda mais quando se fala de criar algo novo, praticamente do zero. Por isso, a mulher que decide empreender precisa investir na auto-estima, na confiança em si mesma, antes de enveredar por um caminho tão desafiador quanto é empreender. É uma rotina árdua, sim, porém ao mesmo tempo prazerosa, e com a rica possibilidade de crescimento. E que não levará ao tão almejado sucesso se a autoconfiança não estiver de acordo”, defende a empresária.  

Gisele explica que, quando perguntam o que diferencia um negócio de sucesso de outro que não deu certo, ela costuma responder que é a “fé cega” naquela ideia. “Sempre digo que, para um negócio vingar, é fundamental que quem o criou acredite nele de olhos fechados, sem titubear nunca, e defenda a ideia custe o que custar. Se nem mesmo quem inventou o negócio acreditar nele, quem o fará?”, questiona ela.  

No caso das mulheres, ela destaca que a questão da autoconfiança é tão importante quanto, ou até mesmo mais crucial do que a “fé cega”. “Hoje já está comprovado que a auto-estima é a maior aliada no mundo do trabalho, pois um profissional que se valoriza sente-se mais seguro para se expressar, dar ideias, se posicionar e defender seus argumentos e durante uma reunião”, exemplifica Gisele.  

Uma pesquisa recente da Universidade da Flórida demonstrou que a autoestima não apenas torna a pessoa mais segura e colabora para o sucesso profissional como também pode fazer crescer a conta bancária. Isso porque, de acordo com o estudo, profissionais com a autoconfiança elevada recebem salários até 4 vezes maiores em comparação com os que não são tão autoconfiantes.  

“Se isso já acontece no ambiente corporativo, no que se refere a colaboradores de uma empresa, imagine o peso que a auto-estima tem para uma empreendedora?”, questiona a empresária e autora. “Sem dúvida é um fator determinante para o futuro daquele negócio em questão, e para qualquer outro daquela pessoa”, avalia Gisele.

 

“Segredo” para o sucesso? 

Mas, afinal, existe uma “fórmula” para o sucesso de um negócio. Para Gisele, com certeza não. “Não acredito que exista essa receita, se existisse, seria tudo muito fácil, seria apenas seguir esse modo de fazer e agir, mas na prática sabemos que não é assim que funciona. Não existe fórmula, e nem a autoestima tem esse poder”. 

Estudos apontam que, no Brasil, 60% dos empreendimentos “fecham as portas” em um prazo de até cinco anos. “Costumo dizer que o primeiro passo para um bom negócio é que ele seja uma solução eficiente para o problema que o cliente tem. Se ao menos 1 em 1000 pessoas estiver em busca dessa solução agora, então a empresa está no caminho certo para se tornar um grande negócio”, ensina Gisele. 

No entanto, na visão da autora, o sucesso, na grande maioria das vezes, será uma jornada de acertos e erros a ser vivenciada no dia a dia. “Com o passar do tempo, é possível aprender cada vez mais sobre o cliente, suas necessidades, a gestão de custos, o marketing, e outros elementos que fazem parte da rotina empreendedora. Ou seja, o sucesso não é algo em si, e sim uma construção”, afirma. 

“Sempre digo que o lucro deve ser visto como uma consequência de uma jornada empreendedora bem realizada. É necessário investir tempo e dedicação, por isso, escolher algo que não gosta ou não se identifica, por exemplo, aumenta - e muito- as chances de fracassar. Some-se a esses fatores a falta de “fé cega”, ou seja, a incerteza sobre a viabilidade do negócio e a baixa auto-confiança, e se chegará à verdadeira ‘receita’ para o insucesso. É isso que se deve evitar, e não buscar uma única forma de trilhar um caminho que é único e muito particular”, finaliza a autora.

 

Gisele Miranda - Mentora de Carreira & Liderança Feminina, autora e palestrante, Gisele Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria história. Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É autora do recém-lançado livro "A Coragem de se apaixonar por você" (Editora Gente).

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