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quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Profissões do futuro: 10 carreiras promissoras para quem deseja investir no mercado digital em 2022

Freepik

Crescimento da venda de produtos e serviços digitais oferece oportunidades para quem
deseja migrar ou começar uma nova carreira 

 

 

Recorde de vendas, movimentação de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 31%. Estes são alguns dos resultados do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021. Os dados são do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen. Por trás destes feitos, estão milhares de trabalhadores que representam o futuro das profissões.

Segundo José Paulo Pereira Silva, CEO do grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados tecnológicos da América Latina, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força. Para ele, usabilidade, copywriting, tráfego e SEO são termos essenciais no vocabulário de quem deseja uma carreira promissora neste mercado.

A partir de estudos aplicados e da experiência prática adquirida nos últimos 30 anos, José Paulo, autor do livro Lições para você construir negócios exponenciais, apresenta as 10 profissões que seguirão como tendências do marketing digital em 2022 e nos próximos anos. Confira!


  1. Designer

Qualquer trabalho de marketing digital exige designers de extrema capacidade. As plataformas on-line são extremamente visuais e precisam ser funcionais. A verdade é que um bom produto e um bom sistema de vendas pode ser comprometido se você não tiver um site esteticamente bonito e de fácil usabilidade.


  1. Especialista em usabilidade

É responsável por estudar as métricas, analisar o heatmap (mapa de calor) das páginas e o comportamento dos usuários. Usando estes dados, ele pode propor melhorias através de estratégias que otimizem o tráfego e a experiência do usuário ao navegar por páginas de serviços e produtos.


  1. Gestor de tráfego

Profissional extremamente valioso para a manutenção e o crescimento de um negócio digital, ele traça as diretrizes para o sucesso de vendas na internet. Entre suas funções estão desenvolver estratégias de atração para páginas de captura de Facebook, Instagram, blogs, sites etc, analisar o tráfego on-line e pensar em ações para otimizar os investimentos.


  1. Copywriter

O copywriter é o profissional que pensa estrategicamente nos textos que serão utilizados para promover um produto ou negócio. Este profissional cria textos que despertam as “dores” do cliente e convencem ele de que seu produto ou serviço é a melhor solução.


  1. Coprodutor de lançamentos

É responsável pelas estratégias de lançamento de um produto digital. O coprodutor deve “amarrar” todas as pontas e acionar as demais áreas envolvidas no lançamento para que as estratégias sejam executadas da melhor maneira possível, de acordo com a proposta do produto ou serviço.


  1. Especialista em SEO

Usando as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO), este profissional ajuda empresas e marcas a conquistarem um posicionamento favorável nas plataformas de busca como o Google. Este trabalho é realizado por meio de otimização de conteúdo, como publicações em blogs, e também por informações estruturais dos sites.


  1. Gestor de mídias sociais

Como as pessoas estão passando cada vez mais tempo on-line, as interações de conteúdo e a necessidade de novas ações aumentarão. O gestor de mídias sociais tem a responsabilidade de promover a marca (branding) e, ao mesmo tempo, gerar vendas pelos canais digitais.


  1. Videomaker

A profissão de videomaker se tornará progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além disso, tem uma didática que facilita a aprendizagem, característica essencial para transmitir a mensagem que sua empresa deseja.


  1. Desenvolvedor

Este profissional tem um potencial extraordinário de criar as mais variadas aplicações (software, aplicativos, ferramentas digitais) que as empresas necessitam para interagir e conversar com o público online. Existe uma infinidade de aplicações que precisam do trabalho de um desenvolvedor para que o negócio se destaque no mundo digital.


  1. Especialista em analytics

Tudo o que existe pode e deve ser metrificado. É possível ter parâmetros e métricas de todas as ações de marketing digital. Então, é fundamental para as empresas ter um profissional que reúna todas as informações de métricas e possa mensurar o negócio e passar para as equipes o que deve ser melhorado. 


Divulgação/Ideal Books

Lições para você construir negócios exponenciais

(Autor: José Paulo Pereira Silva | Editora: Ideal Books | 352 páginas | Preço: R$ 49,90 | Link de compra: site do autor e Amazon)


Segurança virtual, um direito de todo cidadão digital

Há décadas a sociedade tem protagonizado os avanços tecnológicos. Com eles, vemos a conexão entre as pessoas aumentarem, a vida moderna ganhar cada vez mais ajuda dos robôs e nossos gostos particulares se tornarem referência para criação de novos produtos e serviços. O que não contávamos é que toda praticidade e agilidade oferecida pela tecnologia poderia ter um preço, a nossa segurança virtual.

Os nossos dados tornaram-se ativos valiosos tanto para as empresas, para as quais concedemos o uso, e, infelizmente, para os cibercriminosos. E é aí que precisamos rever nossa atitude como cidadão digital, assim como aqueles, os quais oferecem serviços on-line, devem buscar alternativas para ofertar uma melhor experiência na internet com total segurança.

A possibilidade de realizar serviços, comprar e se relacionar virtualmente é, sem dúvida, fantástica. Mas estamos sempre esbarrando em pontos muito importantes e sensíveis. Um exemplo simples, prático e ilustrativo: para se identificar em um site, seja qual for o intuito, é preciso criar uma credencial. Com tantos afazeres em nosso dia a dia, indicamos qualquer e-mail e a senha mais simples para não esquecermos. E aí, deixamos nossos dados vulneráveis aos criminosos. Do outro lado, quem oferece o serviço, também não tem a certeza de quem efetivou o cadastro e ainda precisa lidar com a responsabilidade de cuidar do armazenamento de incontáveis logins, senhas e dados de seus clientes. E não precisa ser assim.

O certificado digital ICP-Brasil é a resposta. Ele viabiliza operações à distância com total segurança, tanto que é usado para o envio de informações ao governo e para assinar documentos com validade jurídica. Mas sua aplicação vai além. Por ser a nossa identidade, nosso RG no mundo digital, ele pode ser utilizado, também, como login e senha no e-commerce, numa rede social, no sistema de uma empresa, na internet banking... São inúmeras aplicações. Onde existir a necessidade da identificação do cidadão digital, ele resolve. E com segurança.

A tecnologia está aí, madura e ao alcance de todos. O certificado digital tem mais de duas décadas de uso. Funciona. Preserva os dados, identifica de forma inequívoca e é simples de usar – uma única senha. Só faltam mais pessoas e empresas conhecerem e aplicarem a tecnologia em suas rotinas.

Se você já tem um certificado ICP-Brasil, use-o e exija-o sempre que for possível e dissemine os benefícios dessa tecnologia. Se ainda não tem um, espero que, em breve, você também faça parte do movimento cidadão digital seguro.

 

 

Leonardo Gonçalves - diretor de Relações Institucionais da CertiSign, IDTech e Autoridade Certificadora líder no país.

 

A importância da gestão de talentos 4.0

No momento de se candidatar para uma empresa, os profissionais de hoje querem saber se os seus propósitos estão alinhados com os da companhia. Além de buscar requisitos como possibilidades de desenvolvimento, também querem estar inseridos em projetos ambiciosos, inovadores, além de contínuo aprendizado.

As empresas também precisam estar atentas à cultura de diversidade e inclusão dos candidatos. Partindo dessas informações, fica claro que é necessário um programa moderno de gestão que atenda esta expectativa. E aí entra a gestão de talentos 4.0, que envolve técnicas para atrair, reter e desenvolver talentos, impulsionando inovações por meio da aplicação de tecnologia à boa parte das funções dos Recursos Humanos.

A gestão de talentos 4.0 está embasada em três pilares:

Tecnologia: recursos como computação em nuvem e conectividade são usados para analisar perfis comportamentais e automatizar processos de recrutamento e seleção;

Estratégia: as soluções de tecnologia começam a fazer parte do planejamento estratégico do RH da organização, garantindo tomadas de decisões mais assertivas e analíticas;

Gestão Comportamental: aqui não se olha apenas para a gestão dos colaboradores, mas também se preocupa em treinar e desenvolver habilidades, para que se tenha equipes eficientes e que saibam que fazem parte de projetos com propósito.

Portanto, usando as melhores práticas de gestão de pessoas 4.0, gestores de diferentes áreas começam a trabalhar junto à área de RH para desenvolverem estratégias mais eficientes no recrutamento e para no desenvolvimento dos colaboradores.

Ao focar nessas melhores práticas da gestão de talentos, a organização garante a satisfação de seus melhores colaboradores e consequentemente, atinge melhores resultados nas soluções desenvolvidas.

As práticas de Gestão 4.0 também ajudam nos imprevistos, como foi o caso da pandemia de COVID-19. Neste ano e em 2020, um aliado fundamental para fortalecer o comprometimento dos profissionais foram os cursos online, particularmente adequados ao contexto de trabalho inteligente e às necessidades especiais de conciliação da vida profissional e pessoal.

Na Indra, por exemplo, oferecemos um entorno de aprendizado 360º, no qual cada profissional pode estudar onde, como e quando quiser, através das ferramentas gratuitas e de livre acesso como a Udemy, que faz parte do programa Open University da Indra e, até agosto deste ano, já tivemos mais de 13 mil acessos.

 

Diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão estão no pilar comportamental da gestão 4.0 e precisam fazer parte da cultura de inovação das empresas. Com o objetivo de combater preconceitos e proporcionar um ambiente saudável para que pessoas com diferentes orientações sexuais se sintam à vontade nos ambientes de trabalho, a Indra aderiu às Normas de Conduta da ONU, reforçando seu compromisso com os direitos humanos dos públicos LGBTQI e se comprometendo a estabelecer mecanismos para vigiar seu cumprimento.

Além disso, é preciso investir também no talento feminino e criar um ambiente para o seu pleno desenvolvimento e equidade. No Brasil, 43,91% do quadro de colaboradores da Indra são mulheres.

Ainda falando de inclusão, a força de trabalho das pessoas 50+ também precisa ser lembrada. A expectativa para o Brasil de 2050 é que 30% da população tenha mais de 60 anos. Sendo assim, o trabalho também vai acompanhar essa faixa etária. Então é preciso pensar em programas para pessoas 50+ para que continuem contribuindo com sua experiência profissional e de vida dentro das equipes das empresas.

A gestão 4.0 de talentos está alinhada com o mundo atual. As novas gerações, incluindo mulheres, LGBTQIA+ e profissionais acima de 50 anos, podem impulsionar a mudança cultural, a transformação digital e o desenvolvimento de novas soluções e serviços.

A Gestão 4.0 oferece suporte aos colaboradores em formação, desenvolvimento de carreira e a realização de todas as pessoas em fazer parte de projetos que impactam a sociedade em inovação e com sustentabilidade.

 

Renata Lemos Castro - diretora de Recursos Humanos da Indra no Brasil.


Depois de mais de 4 anos STF ainda analisa pontos da Reforma Trabalhista de 2017

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 votos a 4, votaram, na quarta-feira (20/10), pela inconstitucionalidade dos dispositivos da reforma trabalhista de 2017 que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente aquelas que permitiam que os reclamantes beneficiários da justiça gratuita fossem condenados a pagar pela sucumbência, tanto da perícia técnica requisitada, quanto dos honorários advocatícios.

A reforma trabalhista sancionada pelo governo do Michel Temer, em 2017, prevê em seus artigos 790-B, §4º e 791-A, §4º a possibilidade de condenação em honorários periciais e advocatícios sucumbenciais, para pessoas beneficiárias da justiça gratuita, desde que tenham créditos suficientes, naquele ou em outro processo, para cobrir os montantes pertinentes.  

Com o julgamento da ADI 5766, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), os ministros do STF decidiram por declarar  os artigos 790-B, §4º e 791-A, §4º inconstitucionais, por entenderem que não é razoável o pagamento de honorários periciais e sucumbenciais para pessoas beneficiárias da justiça gratuita, sob pena de afronta ao acesso à justiça.

Ainda, no mesmo feito a suprema corte analisou o art. 844 §2º da CLT, que faz referência ao pagamento de custas processuais por indivíduos beneficiários da justiça gratuita em caso de ausência injustificada na audiência inicial.

No julgamento, por 7 votos a 3, o art. 844 foi considerado constitucional, mantendo a condenação do pagamento das custas processuais em caso de arquivamento do processo por ausência injustificada do autor na audiência.

Além disso, em 21/10/2021 o STF ainda analisou a ADI 6.050, sendo que o Ministro relator Gilmar Mendes propôs em seu voto que as redações conferidas aos art. 223-A e 223-B, da CLT, sejam declarados constitucionais pois não excluem o direito à reparação por dano moral indireto ou dano em ricochete no âmbito das relações de trabalho, a ser apreciado nos termos da legislação civil.

Continua, ainda, o voto proposto pelo MM Relator que, as quantificações (limites mínimos e máximos) para a reparação do dano extrapatrimonial previstos no art. 223-G, caput e § 1º, da CLT, deverão ser observadas pelo julgador casuisticamente. Entretanto, é constitucional, o arbitramento judicial de valores superiores ao limite impostos pelos incisos I a IV do § 1º do art. 223-G, quando observados as peculiaridades do caso concreto e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Vale ressaltar que o julgamento da ADI 6.050 ainda não se encerrou, tendo em vista que o Ministro Nunes Marques pediu vista.

Ou seja, mesmo depois de mais de 4 anos de vigência da reforma trabalhista ainda há discussão sobre a validade e aplicabilidades daquela norma, trazendo ainda muita incerteza aos empresários sobre o assunto.

 


Carlos Eduardo Santos Cardoso Derenne - especialista em Direito Trabalhista, Previdenciário e Empresarial, sócio do escritório Derenne & Bolonhez Advogados Associados, associado do escritório Assis Gonçalves, Kloss Neto e Advogados Associados, com a colaboração de Jhenifer Ressele, estagiária.


Brasil está entre os 15 países que menos pagam aos trabalhadores

Levantamento mostra as remuneções ao redor do mundo

 

 

Emprego registrado e salário na conta: o mundo gira em torno de dinheiro, e com o desfalque da economia mundial causada pela pandemia, a população se mantém na corrida para garantir a grana entrando na conta todo final de mês, mesmo sabendo que são poucas as ocupações que estão pagando bem. Por isso, o CUPONATION, plataforma de descontos online, reuniu dados sobre as remunerações brasileira e global.

 

Atualmente, o Brasil está entre os 15 países que menos pagam bem ao seu povo. A informação é de um levantamento internacional sobre o salário líquido médio mensal após impostos divulgado recentemente.

 

No estudo, nosso território aparece na 89ª posição dentre 100 países do ranking das nações que melhor oferecem remunerações, pagando por volta de R$1941,79 como salário - o que mostra uma queda de mais de 22% no pagamento médio, conforme a última atualização do valor sugerido pelo IBGE há alguns anos. Confira a pesquisa completa no infográfico interativo do CUPONATION.

 

Além disso, vale pontuar que esse valor nem chega a ser a realidade da maioria dos brasileiros. Segundo um estudo divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do segundo semestre deste ano, o Brasil bateu o recorde de 30,2 milhões de pessoas recebendo apenas um salário mínimo de R$1.100 - somando cerca de 34,4% de indivíduos -, e 14.761 milhões de trabalhadores desocupados. 

 

De volta ao levantamento, a nação que ocupa o topo da lista do melhor país remunerado é a Suíça, em que sua população recebe cerca de R$34.236,75 na conversão para o real. Luxemburgo e Cingapura estão na sequência e ocupam o segundo e terceiro lugares, pagando R$23.671,83 e R$22.551,32, respectivamente. Tunísia é o país que paga menos. 


 

Giovanna Rebelatto - giovanna.rebelatto.external@joingsg.com

Deficiência de ferro no organismo é coisa séria!


O ferro é um mineral vital para quase todos os organismos. Ele faz parte da hemoglobina que fica na hemácia e é a proteína que transporta o oxigênio pela corrente sanguínea. Isso significa dizer que quando uma pessoa tem deficiência de ferro, ou um quadro anêmico, as células do corpo recebem menos oxigênio do que deveriam, impactando a saúde e o bem-estar.

Para suprir os efeitos dessa falta de oxigênio, o corpo humano tenta fazer ajustes provocando sintomas como taquicardia, sonolência e cansaço excessivo, além de dores de cabeça e nas pernas. Muitas pessoas apresentam, ainda, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se a taxa de hemoglobina estiver abaixo de 10 g/dL, já há deficiência de ferro. E quando os estoques de ferro começam a ficar esgotados e o corpo não consegue mais produzir hemácias, a anemia se instala.

A absorção do ferro pelas células do intestino requer uma grande quantidade de energia porque a molécula é muito grande. Outro ponto é que apesar desse metal ser fundamental para o processo de oxigenação das células do organismo, ele também é tóxico e só pode circular pelo corpo carregado por proteínas específicas, como a transferrina. Isso para não correr o risco de se depositar nos tecidos.

O ferro é obtido pela alimentação e é tão importante para o nosso organismo quanto o cálcio, tanto que adquirimos a capacidade de estocar o mineral nos músculos e em órgãos como o baço e o fígado, por meio da associação com uma outra proteína chamada ferritina. E é graças a esse estoque, que leva um tempo para uma pessoa desenvolver anemia. Já a deficiência de ferro é muito comum, principalmente na infância, em mulheres em idade fértil, por causa dos distúrbios menstruais, e em processos inflamatórios intensos, como os que ocorrem nos casos graves da Covid-19.

A hiper menstruação é uma das principais causas de anemia em mulheres. Um ciclo que ultrapassa quatro dias provoca uma perda excessiva de sangue, gerando queda no estoque de ferro. As gestantes também sofrem com o problema já que o feto tem prioridade na absorção do mineral, o que debilita o organismo da futura mamãe. Nas crianças, os vilões são os refrigerantes e doces que prejudicam a alimentação e, consequentemente, a absorção de ferro. Na idade escolar, a prevalência de anemia chega a ser de 50%.

Já nos processos inflamatórios intensos, o que ocorre é a liberação de hepcidina, substância que tem papel importante no metabolismo, funcionando como uma espécie de "regulador" da taxa de ferro no organismo. A hepcidina é um hormônio produzido no fígado que exerce sua função por meio da ligação à ferroportina, proteína presente na membrana de macrófagos, enterócitos e hepatócitos, células responsáveis pelo sistema imune e pela absorção dos alimentos. Só que em grande quantidade, a hepcidina inibe a absorção do ferro.

A suplementação de ferro pode e deve ser indicada sempre que for identificada queda na taxa de ferritina, mas sabemos que a adesão ao tratamento nem sempre é fácil. O gosto metálico e a irritação gastrointestinal, efeitos colaterais da maioria dos suplementos mais tradicionais, e que afetam ainda mais as grávidas, que já sofrem com azia, são alguns dos entraves.

Uma alternativa é o uso de ferro sucrossomal que tem tecnologia mais moderna e, por isso, maior tolerabilidade, protegendo a mucosa intestinal da ação oxidante do mineral e evitando o gosto desagradável na boca. Ele também garante maior biodisponibilidade no organismo porque suas moléculas são menores, o que facilita a absorção pelo intestino.

O ferro é vital para as células e indispensável no processo de respiração. O seu déficit provoca anemia e o seu o excesso é tóxico, provocando danos ao fígado, coração e pâncreas. Uma alimentação balanceada, com proteínas como carnes e peixes, cereais, frutas e verduras escuras (brócolis, couve, espinafre), é essencial para combater o problema. Mas a suplementação deve ser levada em consideração para elevar os níveis ferro o quanto antes, restabelecendo a boa oxigenação do corpo e elevando a qualidade de vida.

 


Dr. Hélio Osmo - cardiologista especializado em nutrição clínica, é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica e gerente executivo da área médica da Farmacêutica Zambon.


Inovação, soft skills e o novo momento no mercado da educação


O Brasil passa por um momento de transformação positiva no mercado de educação associado principalmente à aproximação com a tecnologia, muito acelerada pela pandemia e pelos impactos por ela trazidos. E essa transformação está não só na forma de entregar conteúdo, mas principalmente na oferta de novas experiências necessárias para resolver um problema que o contexto deixou bastante exposto: os aspectos socioemocionais dos alunos. E não só esse conjunto de competências, presentes em todas as 10 competências gerais da BNCC, como também um conjunto de outras habilidades ou soft skills, como são conhecidas no mercado educacional, que passaram a ser cada vez mais exigidas. Juntos, tecnologia e educação observam um campo para expansão nos negócios.

Nessa movimentação, além da incorporação de edtechs por grandes sistemas para tentar resolver o problema e fortalecerem suas propostas, um dos recentes marcos foi o anúncio da edtech brasileira Vivadí da aquisição da VOA Educação, uma startup focada em avaliação e desenvolvimento de competências socioemocionais. O negócio de R$ 12 milhões é um símbolo da expansão das soluções tecnológicas para soft skills no país. Esse processo deixa claro que, no retorno presencial às aulas presenciais, será determinante o acolhimento e observação das escolas aos aspectos socioemocionais de seus alunos. E fortalece a importância da inteligência de dados para ampliação da atuação nesse campo.

Nesse movimento de consolidação das soft skills nas escolas brasileiras, a Vivadí caminha para triplicar o número de alunos, além de aproveitar o know how e internacionalizar sua expertise, expandindo a operação para dois outros países da América Latina nos próximos dois anos. Se o mercado já apresentava forte viés de crescimento, com uma demanda pujante, as transformações que a pandemia impôs aos sistemas educacionais o tornará ainda mais aquecido, de forma que as escolas tenham e disponibilizem soluções para o desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais, que também integram qualidades como cultura de estudo, bem-estar alimentar e inglês, entre outras skills.

A aquisição da VOA Educação vem menos de um ano após a Vivadí anunciar uma rodada de investimento liderada pelo Barrah Investimentos e três meses depois de ter lançado uma plataforma de videoexperiências voltada para alunos de escolas de educação básica. Mais do que isso, mostra o potencial que as startups também têm para fazer a diferença também no segmento educacional. Mostra força da união entre tecnologia e educação, ampliando o ecossistema de soluções para o desenvolvimento em larga escala.

Esse movimento de aquisições indica, sem dúvidas, um mercado mais maduro, que reconhece que o investimento em tecnologia é a melhor forma de garantir agilidade e qualidade na entrega. O mercado educacional brasileiro tem um grande espaço e potencial para crescer. E será fundamental desenvolver tecnologia para o mundo das soft skills.

 

Mauricio Martins - professor


Em meio a disparada de ameaças virtuais, empresas implementam TI “confiança zero”


Infelizmente, empresas no Brasil e no mundo têm sido alvos de constantes ataques virtuais. De acordo com a Check Point Research (CPR), a média de ataques por semana no mundo às organizações aumentou 40% este ano em comparação ao ano passado. Aqui na “terra brasilis”, o aumento foi ainda maior, com uma média semanal de 967 ataques, em um aumento de 62%.

 

No cibercrime, as formas de agir são diversas. Via de regra, os criminosos buscam coletar dados sobre a Tecnologia da Informação (TI) das organizações, entender suas estruturas, aplicativos e software, identificando os pontos de vulnerabilidade. Esses pontos podem ser explorados através de diferentes métodos como iscas por e-mail (phishing) ou por mensagens instantâneas. Há casos em que eles procuram saber até sobre as relações no ambiente interno (engenharia social), sempre com o objetivo de praticar crimes, como infecção de sistemas ou coleta e sequestro de dados valiosos através do cada vez mais comentado ransomware.  

 

Uma vez que a violação da segurança acontece, as organizações infiltradas – uma das mais recentes vítimas de ataque hacker no Brasil foi a CVC – sofrem de diferentes maneiras, assim como seus clientes. São ataques que desafiam a segurança da informação e que podem causar enormes prejuízos financeiros e à reputação. 

 

Segundo a IDC Brasil, 44% das empresas da América Latina por ela ouvidas ampliaram seus investimentos em segurança em 2021. Neste cenário e não à toa, tenho notado diferentes empresas solicitando a implementação de uma arquitetura de sistemas bem específica. Ela é chamada de Zero Trust, ou Confiança Zero. Esta adoção é altamente recomendável para as organizações que querem ir além em sua gestão de TI, a fim de impedir estes graves problemas.


 

Filosofia de segurança integrada

 

Como premissa para adotar o modelo de arquitetura de sistemas Confiança Zero e aumentar de forma exponencial a cibersegurança, é vital realizar um diagnóstico para compreender os requisitos organizacionais, as tecnologias já implementadas e níveis de segurança. Um modelo de maturidade digital que permita a avaliação da TI e a construção de um plano para chegar à Confiança Zero irá garantir a cobertura de todo o patrimônio digital empresarial, de ponta a ponta.

 

De um ponto de vista mais técnico, este modelo segue alguns princípios. São eles: a verificação explícita; a delimitação (privilégio mínimo) e controle de acesso dos usuários; e a inspeção e registro de, basicamente, tudo. 

 

Neste tipo de arquitetura, a empresa passa a identificar uma espécie de superfície de proteção exclusiva em sua tecnologia, formada por seis elementos: identidades, dispositivos (smartphones, computadores, tablets, servidores), aplicativos (programas, sistemas), dados (informação de pessoas e da empresa), infraestrutura (servidores, banco de dados) e redes (conexões entre dispositivos, cabeada ou Wi-Fi). Cada um deles ganha um plano de controle para reforçar seus pontos críticos, com consequente investimento em TI.  

 

Com isso, é possível identificar todo o tráfego de dados na organização em relação à superfície de proteção. Este rigoroso controle e entendimento sobre usuários, aplicativos e conexões é o que está por trás da garantia de acesso seguro aos dados. 

 

Um detalhe: as organizações que implementam esta filosofia de segurança não podem relaxar. Precisam continuar a monitorar em tempo real e a vasculhar coisas e interdependências ainda não consideradas, para melhorar cada vez mais sua TI.

 



 

Walter Ezequiel Troncoso - Sócio-fundador da Inove Solutions, startup especializada em transformação digital e cibersegurança por meio de soluções de alta tecnologia, Walter é Engenheiro de sistemas de informação, com formação pela Universidad Tecnológica Nacional (UTN), e Arquiteto em soluções SAP. Com sólida experiência na construção de infraestruturas de grande escala e tecnologias emergentes em mercados da América Latina, Estados Unidos, Alemanha, França e Austrália, Walter aplica as melhores práticas em TI, gestão de equipes e de projetos. Antes de fundar a Inove, ocupou cargos de liderança no TMF Group, Cast Group, Wipro Limited, Petrobras, Farmoquímica e SAP.

https://www.linkedin.com/in/waltertroncoso/


PARA AJUDAR O ESTUDANTE NA RETA FINAL DO ENEM


O período mais aguardado pelos estudantes que querem ingressar no ensino superior no país está se aproximando. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro de 2021, na versão impressa e digital.

 

E para ajudar os estudantes na reta final de preparação, o Diretor Executivo Pedagógico das Unidades Escolares do Bernoulli Educação, o professor Marcos Raggazzi, vai compartilhar informações e dicas importantes para os estudantes se darem bem no exame em duas lives. Em Belo Horizonte, o encontro virtual terá a participação do Diretor do Pré-vestibular Washington Lima Costa e, em Salvador, do Coordenador do Pré-vestibular Edmundo Castilho Filho.

 

As lives, que são gratuitas, vão acontecer no próximo dia 18 (quinta-feira). Serão dois horários: 18h30 (Belo Horizonte) e 19h50 (Salvador). A transmissão do Enem 100%! – Live será pelo canal do Youtube do Bernoulli e vai abordar estratégias de prova, técnicas de relaxamento e de atitude mental, além de dicas sobre o que revisar na semana entre as provas.

 

Raggazzi, que é especialista em psicanálise da criança e do adolescente, tecnologia educacional e neurociências, ressalta que, além do preparo para o Enem com o aprendizado do conteúdo, os estudantes também devem ter cuidados com o corpo e a mente. “Na reta final, a insegurança é um elemento associado aos alunos, mesmo os mais preparados. A insegurança pode até mesmo tirar a vaga de alguns estudantes”, alerta. E é justamente por isso que um dos assuntos abordados será: Atitude mental – Como evitar sequestros emocionais.

 

O Colégio Bernoulli de Belo Horizonte é 1º lugar do Brasil no Enem por seis anos. E o Colégio Bernoulli de Salvador é 1º lugar da Bahia, há três anos, entre as escolas com mais de 60 alunos.

 

Serviço

Enem 100%! -  Live

Conteúdo:

·      Estratégias de Prova – Não se enrole com o tempo, o Bernoulli te explica como otimizar a resolução das questões.

·      Técnicas de relaxamento – Respira e não pira, como não deixar a ansiedade atrapalhar seu momento.

·      O que revisar na semana entre provas – Na reta final ainda dá tempo de turbinar a preparação.

·      Atitude mental – Como evitar sequestros emocionais.

Data: 18.11 – quinta-feira

Horários: 18h30 – Belo Horizonte/ 19h50 - Salvador

Canal: YouTube

 Inscrição gratuita:

Belo Horizonte: https://sou.bernoulli.com.br/live-enem-2021

Salvador: https://sou.bernoulli.com.br/live-enem-2021-salvador

 

Serviço

Enem 100%! -  Live

Conteúdo:

·      Estratégias de Prova – Não se enrole com o tempo, o Bernoulli te explica como otimizar a resolução das questões.

·      Técnicas de relaxamento – Respira e não pira, como não deixar a ansiedade atrapalhar seu momento.

·      O que revisar na semana entre provas – Na reta final ainda dá tempo de turbinar a preparação.

·      Atitude mental – Como evitar sequestros emocionais.

Data: 18.11 – quinta-feira

Horários: 18h30 – Belo Horizonte/ 19h50 - Salvador

Canal: YouTube

 Inscrição gratuita:

Belo Horizonte: https://sou.bernoulli.com.br/live-enem-2021

Salvador: https://sou.bernoulli.com.br/live-enem-2021-salvador

Pandemia impulsiona a procura por serviços terceirizados

A terceirização (atividade que ocorre a muito mais tempo do que se imagina) de funções administrativas é uma prática que está ganhando cada vez mais espaço. Empresas dos mais variados segmentos e tamanhos têm optado pelo BPO. 

Pesquisas dão conta de que a terceirização de funções administrativas já movimentam algo em torno de  130 bilhões de dólares anualmente ao redor do mundo. E, segundo dados de mercado a prática de contratar uma empresa especializada para se encarregar das tarefas de backoffice , tende a crescer muito mais nos próximos anos, revelando que a terceirização é um formato de trabalho irreversível na economia brasileira e mundial.  

Esse cenário abre oportunidades para as empresas que prestam serviços de terceirização de Departamento Pessoal (DP). Segundo Eduardo Doreto, Diretor Comercial da Domínio DP , empresa especializada na terceirização total ou parcial da rotina de DP, a expectativa é que este segmento, que é novo no mercado, seja impulsionado para uma maior procura pela terceirização, por ser uma atividade burocrática e que precisa de conhecimento especializado.  

A terceirização do DP permite que a área de RH de uma empresa escolha exercer o seu papel que é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com uma cultura e com os objetivos da organização. Dessa forma, o RH tem papel fundamental na melhoria do clima e do ambiente organizacional, transferindo as tarefas rotineiras do departamento pessoal  para uma empresa especializada.

 

Atividades que podem ser terceirizadas 

A terciarização do DP de uma empresa permite transferir algumas responsabilidades do setor para um serviço especializado. Dentre as principais funções desempenhadas por uma terceirizada, destacam-se:

• Folha de pagamento;

• Admissão de funcionários;

• Demissão;

• Férias;

• Encargos sociais;

• Dentre outros.

De acordo com o executivo da Domínio DP, as atividades que envolvem a folha de pagamento, o registro de funcionários e o pagamento de encargos e tributos, entre outras, apesar de essencial, são burocráticas e, do ponto de vista estratégico, pouco podem contribuir com o crescimento do negócio. 

“Lidar com elas e ainda atuar com foco nos objetivos da empresa pode ser algo incompatível dependendo do ritmo como as coisas acontecem no dia a dia da organização. Diante de um mercado cada vez mais competitiva, apostar na terceirização de departamento pessoal pode se apresentar como um diferencial competitivo. Afinal, agora é possível implantar uma gestão empresarial mais eficiente, focar no negócio da empresa e com isso reduzir custos, o que ajudará na saúde financeira da companhia ”, cometa Paulo Cesar, Diretor Operacional da Domínio DP. Ele relata também que para as empresas que estão desbravando agora suas operações em home office, contar com o respaldo de um parceiro terceirizado faz toda a diferença. 

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DOMÍNIO DP

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Entenda a diferença entre despesa e investimento

 

Fazer a gestão de um negócio, independente do porte ou segmento da empresa, não é uma tarefa simples, envolve lidar, de forma atenta, com diversos dados, custos e valores.

 

Para que a gestão financeira seja feita de forma correta é preciso saber as diferenças entre despesa e investimento. Esse conhecimento, também, é fundamental para o desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial e para tomada de decisões.


 

O que são investimentos?

 

Os investimentos são os gastos com o objetivo de aumentar a receita, a médio ou a longo prazo, ou de melhorar a imagem da organização. Ou seja, são as ações praticadas com a intenção de obter retorno positivo.


 

O que são despesas?

 

Diferente do investimento, as despesas não trazem retornos financeiros futuros. Mas, quando bem planejadas, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar. Ou seja, a despesa é o dinheiro utilizado na manutenção da companhia. Como exemplo, conta de água, luz, internet, aluguel, imposto, propaganda, salário e comissão, que são divididos entre despesas variáveis e fixas.

 

As despesas fixas são as que não dependem do volume de venda, como aluguel, telefone e segurança. Já as variáveis, alteram conforme o volume de vendas, como comissões e, até mesmo, impostos.


 

Gestão financeira assertiva

 

Uma dica que, sempre, reforço é: antes adquirir um bem ou serviço, pondere se há utilidade real na rotina organizacional. Pense se o uso será, apenas, para um projeto ou se poderá ser aproveitado no futuro.

 

No caso do investimento, a intenção é que ele consiga gerar lucros com o passar do tempo. Portanto, reflita se aquele software que custa centenas de dólares pode se tornar, apenas, mais um programa que ninguém vai usar. Ou se aquela assinatura de revista, que nenhum dos colaboradores lê, não é, apenas, mais um gasto desnecessário. Investimento é, antes de tudo, análise.

 

Por fim, não fique em dúvida sobre a gestão financeira do seu negócio. Se necessário, consulte um especialista para traçar as estratégias certas. Afinal, um único erro na contabilidade pode significar um grande prejuízo futuro.

 

 



 

Dora Ramos - Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física.


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