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Crescimento da
venda de produtos e serviços digitais oferece oportunidades para quem
Recorde de vendas, movimentação de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 31%. Estes são alguns dos resultados do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021. Os dados são do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen. Por trás destes feitos, estão milhares de trabalhadores que representam o futuro das profissões.
Segundo José Paulo Pereira Silva, CEO do
grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados tecnológicos da América
Latina, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força. Para ele,
usabilidade, copywriting, tráfego e SEO são termos essenciais no vocabulário de
quem deseja uma carreira promissora neste mercado.
A partir de estudos aplicados e da experiência
prática adquirida nos últimos 30 anos, José Paulo, autor do livro Lições para
você construir negócios exponenciais, apresenta as 10
profissões que seguirão como tendências do marketing digital em 2022 e nos
próximos anos. Confira!
- Designer
Qualquer trabalho de marketing digital exige
designers de extrema capacidade. As plataformas on-line são extremamente
visuais e precisam ser funcionais. A verdade é que um bom produto e um bom
sistema de vendas pode ser comprometido se você não tiver um site esteticamente
bonito e de fácil usabilidade.
- Especialista
em usabilidade
É responsável por estudar as métricas, analisar o
heatmap (mapa de calor) das páginas e o comportamento dos usuários. Usando
estes dados, ele pode propor melhorias através de estratégias que otimizem o
tráfego e a experiência do usuário ao navegar por páginas de serviços e
produtos.
- Gestor
de tráfego
Profissional extremamente valioso para a manutenção
e o crescimento de um negócio digital, ele traça as diretrizes para o sucesso
de vendas na internet. Entre suas funções estão desenvolver estratégias de
atração para páginas de captura de Facebook, Instagram, blogs, sites etc,
analisar o tráfego on-line e pensar em ações para otimizar os investimentos.
- Copywriter
O copywriter é o profissional que pensa
estrategicamente nos textos que serão utilizados para promover um produto ou
negócio. Este profissional cria textos que despertam as “dores” do cliente e
convencem ele de que seu produto ou serviço é a melhor solução.
- Coprodutor
de lançamentos
É responsável pelas estratégias de lançamento de um
produto digital. O coprodutor deve “amarrar” todas as pontas e acionar as
demais áreas envolvidas no lançamento para que as estratégias sejam executadas
da melhor maneira possível, de acordo com a proposta do produto ou serviço.
- Especialista
em SEO
Usando as ferramentas de Search Engine Optimization
(SEO), este profissional ajuda empresas e marcas a conquistarem um
posicionamento favorável nas plataformas de busca como o Google. Este trabalho
é realizado por meio de otimização de conteúdo, como publicações em blogs, e
também por informações estruturais dos sites.
- Gestor
de mídias sociais
Como as pessoas estão passando cada vez mais tempo
on-line, as interações de conteúdo e a necessidade de novas ações aumentarão. O
gestor de mídias sociais tem a responsabilidade de promover a marca (branding)
e, ao mesmo tempo, gerar vendas pelos canais digitais.
- Videomaker
A profissão de videomaker se tornará
progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a
capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além
disso, tem uma didática que facilita a aprendizagem, característica essencial
para transmitir a mensagem que sua empresa deseja.
- Desenvolvedor
Este profissional tem um potencial extraordinário
de criar as mais variadas aplicações (software, aplicativos, ferramentas
digitais) que as empresas necessitam para interagir e conversar com o público
online. Existe uma infinidade de aplicações que precisam do trabalho de um
desenvolvedor para que o negócio se destaque no mundo digital.
- Especialista
em analytics
Tudo o que existe pode e deve ser metrificado. É possível ter parâmetros e métricas de todas as ações de marketing digital. Então, é fundamental para as empresas ter um profissional que reúna todas as informações de métricas e possa mensurar o negócio e passar para as equipes o que deve ser melhorado.
Divulgação/Ideal Books |
Lições para você construir negócios exponenciais
(Autor: José Paulo Pereira Silva | Editora:
Ideal Books | 352 páginas | Preço: R$ 49,90 | Link de
compra: site do autor
e Amazon)