Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Dicas Serasa Experian para evitar golpe na Black Friday


Consumidor: aproveite a data para comprar com preços promocionais, mas fique atento às dicas da Serasa Experian, para não cair em golpes na internet


Com a proximidade da Black Friday, que neste ano será no dia 23 de novembro, é natural que as "promoções" se tornem um atrativo. No entanto, Murilo Couto, gerente sênior de identidade digital da Serasa Experian, comenta que este ambiente é muito propício para a realização de golpes: “Para não se frustrar justamente numa data tão importante, convém ao consumidor tomar certos cuidados”, adverte.

Neste ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico estima que a Black Friday vai movimentar R$ 2,87 bilhões, o que representa elevação de 16% em relação ao ano passado. Para o Ebit, esta edição da Black Friday deve representar crescimento de 15% e movimentar R$ 2,43 bilhões. Ou seja, são dados de expectativas muito expressivos.

Para Murilo Couto, da Serasa Experian, o consumidor, para evitar o tumulto de lojas físicas, problemas de estacionamento e trânsito e eventualmente comprar comparando preços e produtos, acaba optando pela comodidade das lojas virtuais. “De fato há fatores muito positivos nesse sentido, mas em datas como a Black Friday, os criminosos fazem ataques de phishing, através do envio de emails, SMS e se valem de réplicas de sites de lojas conhecidas, tudo para enganar as pessoas e captar dados pessoais, informações do cartão de crédito e senhas, que podem inclusive serem usadas num momento seguinte”.

Essas tentativas de fraudes de identidade acontecem tanto no ambiente online quanto off-line. Representam por exemplo o ato de alguém tentar usar dados pessoas de terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para obter crédito sem a intenção de pagar. Estes dados podem ser roubados por meio da internet e meios eletrônicos ou furtados diretamente da pessoa, que muitas vezes também perde os documentos e não se dá conta.

Mapeamento da internet feito pela BigData Corp a pedido da Serasa Experian em junho deste ano aponta que 40,10% dos sites do País não estão seguros, o que representa um total de 7,2 milhões de endereços. Estes sites não possuem o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação.


Por tudo isso, é bom ficar atento a alguns cuidados:

- Desconfie de super ofertas que chegam a você. Acesse o site em questão e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é verificar se no browser há um cadeado fechado. Esse “cadeado de segurança” fica em algum lugar da janela do navegador. Clique sobre ele e confirme se o Certificado Digital emitido está válido e em nome da loja.

- Essa mesma conferência pode ser feita no Selo de Segurança do site, que fica normalmente no pé da página.

- Outra dica é, ao acessar o site da loja, conferir se o HTTP tem a letra S, ou seja, HTTPS. Se tiver, você está num ambiente seguro e pode expor seus dados.

- Confira tudo isso, evite o impulso de olhar apenas o preço, a oportunidade de uma compra muito vantajosa.

- Além disso, há outros aspectos previstos pela Lei do Consumidor. Por exemplo o fato de que compras feitas pela internet também permitirem que o consumidor exerça o seu direito de arrependimento em até sete dias - contados da data da compra ou do recebimento do produto.

- Na internet também há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. É bom tomar cuidado com isso antes de fechar a compra.

- Fique também atento à política de troca adotada pela loja.

- Caso você faça a opção por um presente num site de compra coletiva, como ofertas em restaurantes, clínicas de estética, por exemplo, confira se os descontos anunciados são de fato efetivos e veja todos os detalhes sobre o dia em que você pode usar o voucher e as condições e prazos de uso.

- Confira, por fim, o tempo de entrega do produto, pois a data está próxima e há muitos feriados.

- Tomadas todas essas precauções, aproveite bem a data e as compras seguras.







Serasa Experian



SEGURO RESPONSABILIDADE CIVIL: EVITANDO PREJUÍZOS PARA O SEU NEGÓCIO


Manter a saúde financeira do seu negócio é fundamental para que ele cresça e aumente a sua longevidade. Para tanto, um bom planejamento financeiro é fundamental. Infelizmente, muitos empresários ainda não conhecem a importância de um seguro de responsabilidade civil, como ele pode evitar prejuízos gigantescos para as empresas e o quão barato ele pode ser, protegendo empresas de qualquer tamanho e atividade.

O Seguro de Responsabilidade Civil é a proteção contra prejuízos financeiros decorrentes de eventuais indenizações por danos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros (clientes, fornecedores ou funcionários), sejam estes danos causados nas dependências da própria empresa ou no local da prestação de um serviço.

Imagine que você é dono de uma loja de moda feminina. Uma cliente está provando aquele vestido lindo, se maravilhando com o caimento e cores vibrantes da peça e, de repente… ela se desequilibra, bate com a cabeça no espelho e desmaia. Quem pagará a conta do hospital e dos médicos que salvarão a vida da moça, se ela for levada para um hospital particular? Ou as indenizações que a cliente (ou sua família) poderão exigir na justiça, especialmente se ela morrer?

Da mesma forma, o que acontece com o caixa do proprietário de um restaurante que causou, inadvertidamente, uma intoxicação alimentar no almoço de sexta-feira? Ou se o colaborador de uma empresa de limpeza de residências derrubar a cristaleira com artigos raros da família, quem arcará com o prejuízo de algumas dezenas de milhares de reais?

Nestes momentos, tão corriqueiros e que, infelizmente, fazem parte da vida cotidiana, é que o Seguro de Responsabilidade Civil entra em ação e permite o reembolso de despesas que podem, facilmente, gerar um rombo gigantesco no caixa da empresa e, até, levar ao seu fechamento.

 

A empresa deve pedir a orientação de um corretor de seguros para saber qual plano de Seguro de Responsabilidade Civil melhor se adapta à sua realidade. Nesse caso, leva-se em conta o faturamento da empresa, tipo de atividade desempenhada e seu local (nas próprias dependências ou em locais de terceiros), o número de funcionários, etc. O valor previsto para uma possível indenização deve ser compatível com tais especificações.

E então, essa é ou não uma proteção importante para o seu negócio? Você já está protegido?






Richard Freitas - sócio-diretor da protect Soluções, microfranquia de operação home based especializada em soluções de gestão e seguros para micro, pequenas e médias empresas.



COM ARREFECIMENTO DA CRISE, BRASILEIROS RETOMAM GASTOS COM HIGIENE E BELEZA, APONTA NIELSEN



Estudo “As novas escolhas do consumidor” mostra que 74% das categorias que compõem a cesta de H&B registraram crescimento em vendas valor e 52% em tíquete médio 



Apesar de já ter enfrentado o pior da recessão, o consumidor desta indústria deve manter muitos dos hábitos de quem foi forçado a racionalizar a cesta de compras durante o período de crise econômica, principalmente de 2015 a 2017. Mas ele também aprendeu a priorizar certas categorias em detrimento de outras para manter o equilíbrio do seu orçamento. É o que apresenta o estudo "As novas escolhas do consumidor", desenvolvido pela Nielsen, empresa global de análise e mensuração de dados.
Uma das estratégias utilizadas pelo consumidor para poupar com produtos deste setor foi ampliar o número de canais visitados para fazer suas compras. Dados da análise apontam que 78% dos lares chegam a visitar mais de dois canais, sendo eles majoritariamente compostos por "Atacarejo" (Cash&Carry), Farmácia e Supermercado. "A mixidade nestas indústrias é puxada tanto pelo canal Farma-Cosmético, no qual o consumidor pode ter uma experiência de compra diferenciada - mais personalizada, quanto pelo Atacarejo, que continua em expansão no país pelo custo-benefício’', afirma Margareth Utimura, Líder da Indústria de H&B da Nielsen Brasil.
A análise indica que o cenário já é positivo para a maioria das categorias que compõem a cesta de Higiene & Beleza, sendo que 74% delas já registraram crescimento em vendas valor e 52% em tíquete médio. Para entender como os consumidores estão priorizando suas compras, o estudo dividiu as categorias em três grandes grupos, considerando o desempenho delas no mercado:
     “Não tá fácil pra ninguém”: É composto por itens que contribuem negativamente para a performance da cesta, entre eles, papel higiênico, tintura de cabelo, fraldas descartáveis, maquiagem e repelente. Esse grupo de produtos foi o único que demonstrou queda em vendas valor. Eles foram os eleitos pelos compradores para “economizarpor meio da compra de embalagens maiores e marcas de baixo preço, investindo assim em outras categorias que consideram prioritárias. Segundo o levantamento, a variação de valor apresentada foi de -3,3%.
     “Eu mereço o melhor”: É composto por itens que contribuem positivamente para a performance da cesta e aumentam ticket médio. Entre eles, shampoo, pós-shampoo, escova, creme dental e preservativo - com aumento de tíquete médio e crescimento em valor de 3,1%. É nessas categorias que os compradores gastam aquilo que foi economizado nos demais grupos de itens, permitindo algumas indulgências por meio de produtos ou marcas “premium” e também optando por produtos que demonstram claros benefícios e diferenciais, além de promopacks.

·         “Me ajuda a te ajudar”: Contempla itens como antisséptico bucal, desodorantes, produtos de higiene íntima, sabonetes etc. Teve crescimento nos mesmos índices de 3%. Nestas categorias, as marcas de baixo preço e as líderes, que apresentaram boas alternativas de desembolso, se destacam, juntamente com os promopacks.
Analisando as mudanças na cesta de Higiene & Beleza, Margareth Utimura destaca que os produtos que apresentaram redução de valor foram os elencados pelo consumidor para economizar. "Nos produtos que o consumidor não pode deixar de comprar, como papel higiênico ou fraldas, ele passa a optar por pacotes maiores, com mais unidades, que apresentam melhor relação custo-benefício. Nesta categorização, vimos marcas líderes perderem participação de mercado em detrimento de outras com custo mais acessível", explica.
As categorias que apresentaram aumento de valor e tíquete médio são as que o consumidor escolheu priorizar, e, portanto, se dispõe a gastar um pouco mais. "São marcas que oferecem diferenciais de produto ou posicionamento, que seguem crescendo apesar do cenário de crise. O segmento premium também cresceu em importância neste contexto", afirma a profissional. O canal Farma concentra grande partes dessas vendas, por seu sortimento diferenciado.
“Dessa forma, comprovamos que os brasileiros não estão saindo da crise como entraram, e tampouco mantém os hábitos aprendidos no período. Os consumidores aprenderam e evoluíram, criando um elenco de priorização entre as categorias. Cabe à indústria e ao varejo tirarem o melhor proveito dessas “novas escolhas”, sabendo que uma única estratégia não atende a todos, e que a execução continua sendo o elemento fundamental”, finaliza.



Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN)


Entenda Como Funciona Energia Solar Fotovoltaica em 3 Passos


Energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica, realizada por meio das placas solares e demais equipamentos que compõem os sistemas solares fotovoltaicos.

No Brasil, é crescente o uso desses sistemas por pessoas e empresas desde 2012, ano em que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu as regras do segmento de geração distribuída, no qual a energia é produzida pela própria pessoa através de um gerador elétrico que ela instala e conecta à rede da distribuidora.

Hoje, mais de 42 mil brasileiros já fazem parte desse modelo, sendo 99% deles por meio dos sistemas fotovoltaicos, em virtude das vantagens e desvantagens da energia solar em comparação as demais fontes. Até 2024, o número total de geradores deverá passar dos 886 mil, segundo as projeções oficiais da ANEEL.

Confira, abaixo, os 3 principais passos que explicam de forma simples como funciona a energia solar para geração de energia elétrica:

Geração Solar

O funcionamento de um sistema começa com o conjunto de placas de energia solar, chamado de painel fotovoltaico, que capta a luz do sol e a converte em energia elétrica através do chamado efeito fotovoltaico.

Como cada casa ou empresa consome uma quantidade específica de energia, o projeto de energia solar é feito de forma exclusiva para cada um.

Conversão Elétrica

Toda a carga gerada é enviada ao inversor de frequência, que converte essa energia (corrente alternada e contínua) e a distribui pelo quadro de força para ser consumida normalmente nas tomadas.
O sistema funciona com a luz solar, portanto sua geração oscila conforme a posição do sol no céu, apresentando maior geração ao meio dia (sol pico) e cessando a produção durante à noite.


Créditos Energéticos

Com o sistema de troca de energia existente, o poste da distribuidora funciona tipo a uma bateria, que recebe energia do gerador e fornece nova energia quando necessário.
Toda energia que o sistema fotovoltaico da pessoa injetou na rede vira créditos energéticos que ela usa para abater do que consumiu da distribuidora, e o que sobra ainda vale por 5 anos.
Como os sistemas são projetados para gerar toda a energia que uma pessoa, casal ou família consomem, no final esse balanço é sempre positivo e a conta de luz é reduzida em até 95%.


Você tem medo de perder o controle, a liderança ou o respeito?



Quem ocupa uma posição de liderança, um cargo de comando, nem sempre está preparado psicologicamente para enfrentar críticas. E críticas são bem diferentes de feedback, porque quando você tem o retorno, a avaliação do seu desempenho em um projeto, significa que os resultados foram analisados e, também, a sua capacidade de gerir todos os elos da cadeia que comandou por meses, até que houvesse a conclusão do trabalho. Seja o feedback positivo ou negativo, ele se difere da crítica porque é feito com embasamento em fatos concretos. Já as críticas, em geral, se referem à postura, ao seu comportamento como líder – e essas quase nunca nos agradam.

Diante das críticas, pode surgir o medo de perder o controle, a liderança e até o respeito da equipe. E, dentre todos esses fatores, qual deles é mais importante para você?

Quando falamos de controle, sempre penso que ações estruturadas levam ao resultado esperado. Sendo assim, na liderança de um projeto, penso que é necessário estar próximo das pessoas, de maneira a ser um facilitador entre a estratégia e o operacional, para que se crie uma situação propícia para que entreguemos o que precisa ser feito. Confiar no outro para resolver os problemas e pedir ajuda quando necessário é o que torna uma equipe coesa e mantida ‘sob controle’. Perder o controle, portanto, na minha visão, é simplesmente ter uma equipe desunida, desconectada e distante de sua liderança.

Em relação ao medo de perder a liderança, eu disse, em um artigo anterior, que podemos ser líderes em um projeto e liderados em outro, quando atuamos em grandes companhias, e isso só nos acrescenta, porque conseguimos aprender com outras lideranças a ser melhores – ou a errar menos, também. Por isso, é importante ter o mindset de não tirar nota alta, mas, ser melhor naquilo que se propõe a fazer, porque quando você é coerente com seus próprios valores, os resultados aparecem e a liderança é naturalmente mantida e valorizada. Por último, creio que nem preciso explicar que o medo de perder o respeito é desnecessário se você mantiver as atitudes que expliquei acima.

É importante transformar todo esse medo de perder em energia motivadora diante de uma crítica, porque essa atitude pode levá-lo a tornar-se referência, deixando um legado de conquistas importantes para a empresa que representa. E, então, as críticas se tornarão feedbacks, sempre positivos.







Marcelo Tertuliano - Administrador de Empresas, com 23 anos de experiência na função financeira, dos quais, 15 anos em posições de liderança. Atualmente está à frente da área financeira de uma grande mineradora em Moçambique.


Posts mais acessados