Acredito que tudo na vida é muito simples, desde
que, não deixemos para depois o que precisamos fazer hoje. O que deixa tudo
mais difícil é o procrastinar, o deixar para amanhã, o adiar, o delongar.
Esta ação além de não resolver nada, ainda deixa as
soluções mais complexas, diminuindo significativamente qualquer produtividade.
Gosto de ter em vista três princípios relacionados
com o ato de cuidar, que quando somados levam ao aumento da produtividade: Administrar,
ato de cuidar da operações transformadoras; Gerenciar, ato
de cuidar de resultados transformadores; e Liderar, ato
de cuidar de pessoas, seres humanos que tem esperança que a todo momento podem
ser transformados.
Esta ideia que a todo momento o empresário cuida de
transformações e esperanças, faz com que as empresas ganhem valores intangíveis
que às deixem mais humanas e muito mais produtivas.
Trabalho com produtividade e aprendi ao longo
destes vinte e poucos anos que não existe nada mais humano do que a
produtividade, quando transformamos produção em produtividade, concretizamos,
tangibilizamos nossas esperanças, somos desenvolvidos. Produzir nada mais é do
que transformar algo. Ser produtivo ou ter produtividade é a produção
direcionada para um resultado, para a esperança concretizada.
E como brilhantemente explica o educador Paulo
Freire e o filósofo Mário Sergio Cortella, esperança, vêm do verbo esperançar
que significa: sonhar, definir o que se quer e como irá alcançar, é a força que
nos torna resilientes, logo o verbo esperançar é antônimo do verbo esperar e
sinônimo de gestão. Se reescrevermos o significado para a linguagem gerencial,
esperançar seria: ter objetivos, traçar metas, planejar ações e implantar.
Às vezes vejo times/empresas onde o
artilheiro/vendedor é recordista em gols/vendas, porém o time não consegue
vencer os campeonatos ou ter rentabilidade, isso porque produzir gol ou
faturamento é só uma das inúmeras operações realizada por um ser humano, que
leva primeiro para um resultado individual e depois quando somadas aos demais
resultados das outras operações desenvolvidas por outros seres humanos, levam a
produtividade.
Na sua empresa não é diferente, conhecer cada
operação, saber o que se faz, como faz e quais resultados precisam ser
atingidos é indispensável para o aumento da produtividade. Cada colaborador
precisa saber exatamente o que e quanto precisa produzir e entender a
importância desta produção e as consequências desta conquista.
Por exemplo, se em uma loja de varejo o vendedor só
tiver na mente o quanto em valor financeiro precisa gerar, sem entender que
este valor financeiro deve ser suficiente para pagar as despesas, pode ser que
venda muito, porém mal, dando descontos que não cobrem os compromissos da
organização, muitas vezes, por exemplo, nem rentabilizando para pagar os custos
do produto. As metas individuais precisam estar atreladas aos resultados reais
da sua empresa, pois, caso contrário, a empresa para de se desenvolver e morre
ou o time não chegará nem nas semifinais dos campeonatos.
Diariamente, a cada partida, a cada dia,
questionar, entender e ajustar as táticas e ações para o alcance do resultado
final, é a tarefa do Empresário e quando esta meta vêm ao encontro com as
esperanças pessoais dos indivíduos que produzem os resultados, fazemos com que
a empresa pertença também aos seus sonhos e esperanças e neste lindo
pertencimento todos ganham.
Quando o empresário entende que a necessidade de
Empresariar é a esperança de todos os envolvidos, uma vez que todos buscam
rentabilidade, resultados positivos e produtivos nas suas vidas, os negócios se
transformam e passamos trabalhar em equipe para a conquista de um mesmo
resultado, resultado este relevante para cada um de nós, não interessando quem
somos: proprietários, investidores, acionistas, executivos, gestores,
colaboradores ou parceiros...
Não existe outra forma de atingir resultados, que
não seja com o trabalho de todos voltado para a conquista do um bem comum.
Sejamos Esperançosos, tenhamos sonhos para que
possamos definir como iremos trabalhar para conquista-los e assim nos
encheremos de força que nos torna a cada dia mais resilientes.
Luciana
Rezende Abram - Especialista em Administração e Marketing
pela FAAP; Graduada em Engenharia pela UNIFEB e consultora de Franchising na
Franquear Consultoria.