O fenômeno da internet mudou a forma como
fazemos negócios hoje em dia. É possível ganhar dinheiro e construir uma
carreira meteórica por meio das redes sociais. Rompemos as barreiras físicas e
ganhamos o mundo, tornando o computador uma vitrine. O marketing digital está a
todo vapor para ajudar a vender produtos e serviços.
Mas, e quando falamos de uma pessoa? Ou
melhor, quando falamos de cada profissional em uma empresa? Será que a regra é
a mesma? Vejo inúmeros profissionais que, na busca por aprovação, atenção e
reconhecimento, postam informações, acreditando que vão experimentar o tal
sucesso com as curtidas e comentários que recebem. Há uma carência por trás de
tanta exposição virtual que as pessoas querem suprir pela aprovação e aceitação
do outro.
Recebo alguns relatos de profissionais que
estão construindo muito bem suas carreiras, mas se sentem extremamente
angustiados pela comparação virtual. Como todos postam fotos de bons momentos, acreditam
que os outros estão mais felizes do que eles. Acham que “a grama do vizinho” é
melhor: que ele ganha muito mais dinheiro, tem mais reconhecimento na empresa,
trabalha em um lugar mais legal, sempre viaja a trabalho para lugares
incríveis, tem um chefe mais bacana, entre outros aspectos. Nessa comparação
sem sentido se sentem fracassados e tendem a desistir de suas metas no meio do
caminho.
Entendo que a comparação é positiva, nos faz
melhorar. O problema é com quem você se compara. Nem tudo o que algumas pessoas
postam nas redes sociais sobre sucesso profissional é verdade. As redes sociais
são um instrumento perfeito para tentar passar a melhor imagem possível. Dessa
forma, as pessoas utilizam vários elementos para criar uma imagem idealizada de
si mesmas para vender aos outros.
Então não fique angustiado com o que lê por
aí e foque em suas metas do mundo real. A trajetória de carreira é diferente
para cada pessoa. Qual retorno efetivo, seja ele financeiro ou emocional, que
as curtidas, número de seguidores e quantidade de visualizações lhe
proporcionam?
Conheço bons profissionais que apresentam
resultados fantásticos e servem de inspiração para continuarmos a agir na
direção de nossas metas quando a vida fica pesada demais, mas tenho a impressão
de que a minoria tem essa boa intenção. Use a internet a seu favor, de maneira
estratégica para potencializar seus resultados e objetivos profissionais. Não
acredite em tudo o que dizem por aí sobre salários, cargos e patrocínios. No
mundo virtual, por enquanto, pode tudo, mas a verdade ainda se baseia em fatos.
Daniela do Lago - coach de carreira,
palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas
disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e
Relacionamento Interpessoal e escritora. Este artigo compõe o seu novo livro
“UP! 50 dicas para decolar na sua carreira”, lançado recentemente pela
Integrare Editora. A obra contém dicas práticas de comportamento no trabalho.