Especialista indica as principais estratégias para impulsionar as vendas na data.
O Dia das Crianças
é uma das datas mais importantes do calendário comercial, oferecendo grandes
oportunidades para alavancar as vendas e aumentar a visibilidade da marca. Para
aproveitar ao máximo essa ocasião, é importante adotar estratégias planejadas
que se conectem com o público-alvo e se destaquem em meio à concorrência.
"É o período
ideal para aumentar o faturamento no varejo, por isso desenvolver e aplicar
estratégias de vendas como promoções e ter um planejamento bem alinhado podem
ajudar a se destacar dos demais comércios. A chave é entender o que emociona e
envolve tanto as crianças quanto os pais, criando uma jornada de compra
inesquecível e oferecendo valor além do produto”, comenta Andrei Dias, head de
vendas da Nexaas, Retail Tech
especialista em inovação para o varejo.
Pensando em ajudar
empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar mais no Dia das Crianças,
o especialista separou cinco dicas. Confira:
1 –
Faça um planejamento
Dias explica que,
antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um
planejamento. “Um bom planejamento é fundamental para que os resultados
aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança,
logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.
2 –
Invista em tecnologia
O público procura
cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de
compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto
e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas
possibilidades.
“Investir em uma
plataforma de e-commerce, sistema integrado de vendas como o PDV e implementar
uma estratégia omnichannel são diferenciais para captar e reter mais clientes
no Dia das Crianças, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor
experiência de compra”, orienta Dias.
3 –
Crie promoções e ofertas
Não é novidade que
consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções
podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a
atrair e fidelizar novos clientes.
Dias recomenda
focar nessas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do
público-alvo. “Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como
cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. Para o Dia das Crianças, o
comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos
sites”.
4 –
Garanta a segurança
Em meio a tantas
incertezas na hora de comprar pela internet, especialmente em datas sazonais
como o Dia das Crianças, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar
estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores
tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas.
“Contrate uma
plataforma que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que
certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos
ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe o
executivo.
5-
Analise o pós-venda
Com todas as
orientações acima seguidas, é hora de analisar as métricas de todo o resultado
que a estratégia trouxe ao negócio. “Recomendamos uma análise anual com todas
as informações de campanhas realizadas na data, pois isso ajuda a definir ações
futuras e o planejamento de outras estratégias de venda”, finaliza o executivo.
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