Orientações compartilhadas no webinar
gratuito mostraram como reduzir riscos nas compras a crédito para otimizar
resultados e melhorar a saúde financeira dos negócios
Planejamento, controle, informação e tecnologia:
combinados, esses recursos podem fazer uma grande diferença na hora de combater
o risco de inadimplência dos clientes, assegurar a saúde financeira da empresa
e alavancar vendas. Essa foi uma das orientações compartilhadas durante o webinar gratuito e interativo “Estratégias
para vender mais e driblar a inadimplência”, realizado pela Serasa Experian no último dia
25. O material está disponível na íntegra, no portal da Academia Serasa
Experian, escola de negócios que tem o objetivo de ampliar e reciclar o
conhecimento de profissionais de mercado. Clique
aqui e assista!
Durante o webinar, foram abordados fundamentos,
práticas de mercado e exemplos de casos reais de gestão para mostrar como
empreendimentos, principalmente de micro, pequeno e médio portes, podem se
instrumentalizar para conduzir uma análise de crédito mais consistente e
segura, e escapar das armadilhas originadas pelo processo de venda financiada a
consumidores ou empresas.
“É fundamental que os empresários entendam o seu
ambiente de atuação, consigam identificar oportunidades e riscos em seus
negócios, e estejam conectados com as variáveis internas e externas capazes de
afetar seus resultados financeiros”, afirmou o líder do time de Inteligência de
Crédito da Serasa Experian, João Machado.
Tão bom quanto alavancar vendas é garantir que os
clientes paguem suas dívidas em dia. O atual cenário econômico, marcado pela
inadimplência recorde de pessoas e de empresas no Brasil, não é o momento de
cruzar os braços e esperar a crise passar para agir – enfatizou durante a sua
participação no webinar Robinson Oliveira,
instrutor da Academia Serasa Experian.
“É possível gerar vendas a prazo com mais
qualidade, critério e segurança, a partir de decisões que influenciem de forma
positiva o desempenho da empresa. Isso vale para todos os negócios,
especialmente os de pequeno e médio portes, pois existem mecanismos que
agilizam a mensuração de indicadores para mitigar riscos e criar condições de
chegar ao equilíbrio financeiro”, acrescentou Oliveira.
Confira 10 dicas apresentadas pelos especialistas
da Serasa Experian durante o webinar:
- Crie uma política de crédito e realize a gestão de riscos – Estes dois processos são fundamentais para definir o que priorizar na hora de vender parcelado, e determinar o quanto a empresa está disposta a se comprometer com a oferta desse tipo de financiamento, baseada na sua capacidade de fazer escolhas entre riscos e recompensas.
- Identifique tipos de riscos e estabeleça critérios de elegibilidade – São 3 passos a percorrer para selecionar quais clientes são merecedores de crédito, e estabelecer as condições para essa concessão: Coleta de informações, avaliação dos riscos e decisão de crédito.
- Classifique corretamente o risco de crédito de seus clientes – É recomendável combinar 2 formas de avaliação de risco de crédito: Análise objetiva – adotando sistemas de classificação de risco de crédito que ajudam a tomar decisões, por exemplo – e Análise Subjetiva – verificando o risco presente do cliente atrelado ao seu histórico de risco e às tendências de comportamento futuro, por exemplo.
- Faça da tecnologia uma aliada para ganhar tempo e prevenir riscos – Quanto mais automatizado for o processo de análise de risco de crédito do cliente, mais ágil, precisa e produtiva pode se tornar a sua tomada de decisão.
- Pratique o uso consciente da informação – Informações adequadas (completas, corretas e checadas) aplicadas à análise para financiar uma venda evitam que a empresa vá além do recomendado e acabe contribuindo para o superendividamento do cliente.
- Considere ferramentas como score para expandir a carteira – Além de proporcionar mais critério e segurança à avaliação de risco, metodologias desse tipo podem contribuir para evitar a concentração e obter uma melhor distribuição de perfis entre os potenciais compradores.
- Aprofunde a avaliação da saúde financeira – A combinar análises, por exemplo, ajuda a revelar históricos e situações de maior gravidade não explícitos, e que vão além da inadimplência, como o risco eminente de recuperação judicial ou falência.
- Priorize mensurações – Oriente a sua escolha com modelos matemáticos estatísticos que incorporem variáveis de informações financeiras, necessárias para avaliar grandes empresas.
- Avalie o risco do sócio ou titular de MPMEs – O histórico do CPF por trás desses perfis de empreendimentos pode conter referências relevantes quanto à sua inadimplência.
- Cuidado com a avaliação só em restrições por dívidas atrasadas – É essencial considerar outros aspectos, como crescimento de receita recente, porte, localização, tempo de fundação e o momento de mercado de seu segmento de atuação.
Canais gratuitos da Serasa para ajudar empresas
A Serasa Experian disponibiliza gratuitamente o Recupera
PJ, um serviço online para as
companhias renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores e
saírem da inadimplência. Os empresários podem se cadastrar no site e acessar a
página onde estarão relacionados os credores participantes com os quais a
empresa possui alguma conta em aberto, que esteja na base de dados da Serasa. A
ferramenta tem mais de dois mil credores, de diversos portes e segmentos, e
oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos.
Com isso, mais
devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito.
O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian
voltado ao microempreendedor, também possui uma plataforma com diversos
serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score
(modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa
honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de
simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e
vídeos personalizados. A página (www.serasaempreendedor.com.br)
também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor
dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e
Arrojado.