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sexta-feira, 30 de novembro de 2018

No interior de SP, Papai Noel aprende língua de sinais para atender crianças surdas




Com sensibilidade e carisma, o Bom Velhinho conquistou o público do Colinas Shopping, em São José dos Campos; ele recebe o público no centro de compras até o dia 24 de dezembro


O Natal do Colinas Shopping, em São José dos Campos (SP), movimenta o centro de compras e torna a rotina do Papai Noel agitada, com uma média de 800 crianças e jovens por dia passando pelo Trono do Bom Velhinho para uma conversa ao pé do ouvido, fotos e pedidos de presentes.

No papel do Papai Noel, José Mario Graciano, 69 anos, já contabiliza 13 anos de uma carreira que começou meio por acaso, ao ser abordado na rua por um promotor de eventos, atraído pela barba e cabelos brancos ostentados com orgulho por ele.

Desde então, são muitos Natais e inúmeras histórias, que ele faz questão de lembrar com ternura. “O Natal é uma época em que todos ficam mais emotivos e é muito gratificante poder conversar com as pessoas, demonstrar amor ao próximo e buscar um mundo mais alegre. Vejo isso como uma missão e pretendo continuar por muito tempo”, conta.

O lado emotivo de Graciano o motivou na busca de um novo conhecimento para atender a perfis diferentes de público. Há três anos, decidiu aprender Libras, a linguagem brasileira de sinais, após um encontro marcante.

“Duas irmãs gêmeas se aproximaram, mas estavam muito tímidas. O pai delas fez um sinal, mostrando que elas eram surdas e aquilo me comoveu. Por instinto, tentei fazer gestos de um abraço e elas retribuíram. Foi muito especial e pensei que poderia fazer algo para receber melhor esse público”, disse.

Logo em seguida, ele fez um curso básico de Libras na AADA (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo), em São José dos Campos, passou a manter contato com grupos de jovens da Pastoral do Surdo, inscreveu-se no curso de nível intermediário e pesquisa constantemente sobre o tema na internet.

“A iniciativa é muito importante, pois as crianças se sentem valorizadas ao perceber que alguém está interessado em conversar com elas. Essa identificação e reconhecimento da linguagem de Libras aumenta a sensação de inclusão e também desperta outras crianças e jovens, que não tinham conhecimento sobre as Libras e podem procurar mais informações”, afirma Jussara Alvarenga, psicopedagoga da AADA, que acompanhou um grupo de 12 pessoas que esteve no Colinas Shopping para interagir com o Papai Noel no ano passado.

O carisma natural e a sensibilidade do Papai Noel também ficam explícitos ao ver o carinho com que ele atende cadeirantes e pessoas com deficiência mental. “Me emociono muito com esse público. É recompensador poder ter esse contato, dizer uma palavra de conforto e compartilhar momentos juntos. Se é bom para eles, é melhor ainda para mim”, diz Graciano.

O Papai Noel que se comunica em libras atende diariamente, das 10h às 16h, no Colinas Shopping. No restante do dia, o Papai Noel Paulo Hubert do Canto, 74, é quem assume a função. No currículo ele também traz simpatia, carinho pelo público infantil e um diferencial: fala inglês.

“O Natal é uma data muito especial, pois vai muito além do lazer e do entretenimento. É uma data mágica, que emociona, que resgata o que há de mais bonito nas nossas relações. Ao longo dos anos, percebemos que era preciso expandir essa experiência com o Papai Noel, pois estamos em um shopping, por exemplo, que tem um hotel que recebe estrangeiros em peso durante a semana, muitos deles em viagem com a família. Ou seja, era necessário um Papai Noel que falasse inglês”, afirma a gerente de Marketing do Colinas Shopping, Margarete Sato.

“Depois do Papai Noel Paulo, o próximo passo foi encontrar um Papai Noel com barba natural, olhar carinhoso, experiente e que também pudesse se comunicar em Libras, já que temos mais de 5% da população com deficiência auditiva. No ano passado, encontramos o Papai Noel Graciano”, continua Margarete. “Que assim seja ano a ano, um Natal cada vez especial e inclusivo”.




Serviço:

Natal Colinas Shopping
Papai Noel Libras: das 10h às 16h, até o dia 24 de dezembro
Papai Noel Bilíngue: das 16h às 22h, até o dia 24 de dezembro
Colinas Shopping (Av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP)


Evento felino reúne 220 bichanos e campeões mundiais na Av. Paulista – 1º. e 2/12


 
Última oportunidade do ano para ver os gatos de perto. E ainda: participar de uma ação solidária para ajudar crianças e animais!



Com realização do Clube Brasileiro do Gato – CBG e da PremieRpet®, o maior evento felino da América Latina terá sua última edição de 2018 nos dias 1º. e 2 de dezembro no Club Homs, Av. Paulista. Os visitantes poderão ver de perto mais de 220 bichanos de 20 diferentes raças, conferir produtos exclusivos nas lojinhas, trocar experiências, além receber orientações sobre posse responsável e nutrição felina.

O encontro temático vai fechar a programação felina de 2018 com chave de ouro. “Reunimos os melhores criadores e gatos campeões mundiais para proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciada e saudável de contato com os animais”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®, patrocinadora oficial do Clube Brasileiro do Gato – CBG.

Madalena explica que a prioridade do evento é disseminar informações sobre cuidados e bem-estar, sempre com foco na posse responsável e na saúde dos bichanos. “Sabemos que a nutrição de alta qualidade é essencial para a saúde e consequentemente para o desenvolvimento das potencialidades e beleza dos gatos. Por isso, ser a marca eleita pelos melhores criadores e referência em alimentação felina é algo que nos orgulha”, diz.


Presença dos melhores do mundo

O evento terá a ilustre presença de dois campeões mundiais, que o público poderá ver bem de perto: a siamesa Phoenix (do Gatil Aruak, Salvador) e o persa Lex Luthor (do Gatil Lotie, São Paulo). Eles ganharam o título de campeões mundiais na maior disputa de gatos do mundo, o FIFé World Show (www.ws2018.fi/), realizado na Finlândia em 27 e 28 de outubro. Phoenix levou o prêmio de “melhor fêmea da categoria 4” e Lex Luthor o de “melhor filhote de 7 a 10 meses da categoria 1” na disputa entre 1.563 gatos participantes de mais de 30 países.

Além dos campeões mundiais de 2018, haverá muitos outros gatos exóticos e pouco conhecidos pelos brasileiros. Entre eles o Neva Masquerade (de origem russa, é um gato grande, ágil e muito brincalhão), o Burmês (raça originária da antiga Birmânia, é um excelente companheiro), Sphynx (gato sem pelo e muito carinhoso, que sempre desperta a curiosidade do público), o Maine Coon (conhecido como gato gigante) e o indispensável SRD (sem raça definida, popularmente conhecido como “vira-lata”).


Por dentro do show

Além de ter contato próximo com os bichanos e aprender um pouco mais sobre eles, o público poderá acompanhar um concurso de beleza. Juízes convidados, vindos da Argentina, Finlândia, Polônia e um brasileiro irão avaliar os gatos em diferentes categorias, considerando raça e faixa etária. No final, serão eleitos os melhores exemplares e um best over all de cada dia.

Visitantes que quiserem entender um pouco mais sobre o universo da competição, os critérios de avaliação, ter acesso aos bastidores e estar mais perto dos animais, poderão participar das visitas monitoradas. São conduzidas por um especialista em felinos e realizadas em grupos de até 10 pessoas, diariamente em três horários: 11h, 13h e 15h. Inscrições poderão ser feitas no stand do CBG, por ordem de chegada e com lista de interesse.


Solidariedade em alta

Uma tradicional ação solidária também promete mobilizar os visitantes. Todos estão convidados a doar 1 lata/pacote de leite em pó, que será destinada à Casa Hope, instituição de apoio a crianças com câncer. A mesma quantidade arredada em leite, será doada pela PremieRpet® em alimentos para gatos para duas ONGs que acolhem gatinhos carentes: Catland e Confraria dos Miados e Latidos. Desde 2014 essa ação une os gateiros em prol de crianças e animais!


 

Serviço:

186ª. e 187ª. Eventos Internacionais do Clube Brasileiro do Gato – CBG.
Patrocínio: PremieRpet®
Data:  1º. e 2 de dezembro de 2018
Horário: das 10h às 17h
Visitas monitoradas: 11h, 13h e 15h (inscrições no stand do CBG por ordem de chegada).
Local: Club Homs
Endereço: Avenida Paulista, 735 (metrô Brigadeiro) – São Paulo 
Classificação: Livre
Entrada gratuita. Pede-se a doação de uma lata/pacote de leite em pó, que será destinada à Casa Hope. A mesma quantidade arrecadada será doada em alimentos para gatos para as ONGs Catland e Confraria dos Miados e Latidos.
Há estacionamento pago no local.
Domingo sem carro na Paulista: Estação Brigadeiro do Metrô (a 290 metros).
Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.


Kaspersky Lab: brasileiros preferem ter sua casa ou carro roubados a ter suas redes sociais hackeadas

Estudo mostra que 82% dos usuários no Brasil estão expostos à ciberameaças ao não ter uma proteção no dispositivo ou por deliberadamente desativá-la para baixar um app que havia sido bloqueado antes

Um em cada quatro brasileiros prefere que ter sua casa ou carro roubados em vez de ter suas redes sociais invadidas e perder o acesso a elas para sempre, aponta o primeiro estudo regional1 desenvolvido pela Kaspersky Lab na América Latina, em conjunto com a empresa de pesquisa chilena CORPA. Entre os latinos, os colombianos (32%) são os mais dispostos a passar por essas situações, seguidos por brasileiros (27%), argentinos e chilenos (25%), peruanos (24%) e mexicanos (22%).

A pesquisa, cujo objetivo principal é analisar a situação vivida por usuários de dispositivos eletrônicos em relação aos cibercrimes na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, faz parte da campanha "Ressaca Digital”, que tem como objetivo aumentar a consciência sobre os riscos aos quais as pessoas estão expostas quando usam a internet sem precaução. A iniciativa visa evitar que as pessoas se arrependam após realizar um post, nova conexão ou download por impulso, reduzindo assim possíveis vazamentos de dados pessoais, roubo de identidade, viralização de imagens íntimas, perdas financeiras ou a violação de direitos do menor de idade. 
O estudo mostra ainda que, devido a uma série de comportamentos descuidados, os internautas brasileiros podem se tornar presas fáceis para os cibercriminosos, pois 44% compartilharam suas senhas nos smartphones e tablets com terceiros, 92% forneceram seus dados pessoais em pelo menos cinco páginas web e 78% mantém sessões abertas de suas contas em seus dispositivos móveis.

Essa confiança excessiva dos usuários pode levar a problemas. Ao ter uma perfil social hackeado, como o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo, um dos riscos possíveis é o roubo de identidade –, além disso o criminoso pode publicar comentários ou imagens e comprometer a reputação da vítima. Esta situação ocorreu com 21% dos respondentes brasileiros. Em geral, os internautas que dizem ter sofrido ciberataques são jovens entre 18 e 24 anos – já os adultos entre 25 e 34 anos são as pessoas com menos casos de contas hackeadas, segundo dados da pesquisa.

"Boa parte das inovações é causada por maus hábitos dos usuários e porque muitos deles ignoram os perigos a que estão expostos quando estão online”, afirma Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe Global de Análise e Pesquisa da Kaspersky Lab na América Latina. "Parece que as pessoas pensam que sua vida digital e sua vida são separadas e, porisso, não percebem que o que elas fazem ou falam online impactará a vida offline."
 

O estudo também descobriu que 64% dos internautas brasileiros não lêem as condições de um app antes de baixá-lo, pois os considera longos e chatos ou porque não acreditam que isto os prejudicaria. Enquanto isso, 41% admitem não ter uma solução de segurança contra 45% que dizem ter uma proteção instalada, porém apenas 5% usam uma versão paga que inclui funções avançadas e personalizadas. Por fim, 9% dos entrevistados não sabem se há ou não alguma proteção em seu dispositivo.

Para piorar, 41% dos brasileiros admitem ter desativado uma ou mais vezes a solução de segurança do PC ou celular porque ela não permitiu o download de um app. Esse comportamento é mais comum em homens, sendo que 50% deles fazem isso contra 30% das mulheres. Dos que desativam a proteção, a maioria corresponde a jovens entre 18 e 24 anos.

"Desativar a segurança no smartphone ou tablet é um erro grave, mas não ter uma solução instalada é ainda pior. Há muitas opções disponíveis no mercado, inclusive gratuítas, que permitem manter os dispositivos a salvo, mesmo em um nível básico", destaca Bestuzhev. Ele acrescenta que enquanto os usuários não derem a mesma importância que dão aos seus perfis sociais ou vida offiline para a segurança digital, cibercrimes continuarão sendo algo comum. “É ingênuo pensar que nada acontecerá. Qualquer um pode roubar dinheiro, senhas, informações pessoais, e é por isso que o cibercrime cresce a cada dia. E este estudo deixa claro que o usuário desempenha um papel chave para o sucesso dele."

Para ajudar as pessoas a perceper quais são os comportamentos descuidados que elas têm, a empresa lançou uma tecnologia patenteada de segurança adaptativa que alerta sobre os riscos à segurança, além de de proteger os dispositivos contra phishing, malware, app mal-intencionados e outras ameaças conhecidas e desconhecidas. O Kaspersky Security Cloud ainda verifica e avisa possíveis vazamentos de dados nas contas e serviços online e auxilia o usuário na criação de novas senhas fortes por meio do Kaspersky Password Manager.





Kaspersky Lab



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