Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Educação bilíngue se consolida como tendência nacional e impulsiona acesso a universidades no Brasil e no exterior

Integração entre currículos, certificações internacionais e foco socioemocional ampliam as possibilidades acadêmicas e formativas dos estudantes 

Os estudantes participam de atividades bilíngues que estimulam a curiosidade, a autonomia e a aprendizagem em dois idiomas desde os primeiros anos do ensino fundamental

 

A decisão sobre onde matricular os filhos no próximo ano é um dos pontos centrais na vida das famílias e pode definir não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes. Mais do que localização ou infraestrutura, especialistas em educação destacam a importância de observar como a escola prepara seus alunos para um mundo cada vez mais conectado e multicultural. 

Nesse contexto, cresce o interesse por modelos bilíngues, já presentes em mais de 2,5 mil instituições no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi). A aprendizagem em dois idiomas desde a infância amplia as possibilidades cognitivas, incentiva a autonomia e favorece competências socioemocionais, como empatia e cooperação. 

A integração entre currículos, certificações internacionais e desenvolvimento socioemocional tem ganhado protagonismo entre escolas que adotam uma abordagem bilíngue desde os primeiros anos da Educação Infantil. É o caso da Escola Bilíngue Pueri Domus ― integrante das Escolas Premium do Grupo SEB ―, que oferece suporte emocional estruturado e acompanhamento individualizado com coaching e college counselling, apoio especializado para auxiliar a vida universitária em qualquer lugar do mundo, além de incentivar a liderança estudantil por meio de projetos de mediação e protagonismo em sala de aula. 

Segundo Deivis Pothin, Diretor Geral do Pueri Domus, no Ensino Fundamental, a proposta bilíngue costuma estar associada a projetos voltados à cidadania digital, inteligência emocional e empreendedorismo social. “Rodas de conversa, mediação de conflitos e trabalhos em parceria com organizações externas contribuem para a formação cidadã e para o desenvolvimento de habilidades de convivência. Além disso, o uso consciente da tecnologia é trabalhado como ferramenta pedagógica, e não apenas como recurso de entretenimento”, afirma. 

Já no Ensino Médio, a combinação do currículo nacional (BNCC) com certificações internacionais, como o International Baccalaureate (IB Diploma Programme), tem ampliado o acesso a universidades estrangeiras, sem que os estudantes percam a base exigida nos processos seletivos brasileiros. O IB é reconhecido em mais de 150 países e, em geral, está associado a escolas que também investem em programas de liderança e orientação vocacional para auxiliar as decisões acadêmicas e profissionais dos jovens.

 

Desempenho acima da média 

Os resultados dessa abordagem são visíveis: estudantes de escolas bilíngues apresentam desempenho acima da média em exames nacionais e internacionais e conquistam vagas em instituições de prestígio dentro e fora do país. Além da formação acadêmica sólida, destacam-se a fluência em dois idiomas, o raciocínio crítico e a capacidade de adaptação a diferentes culturas. 

No caso do Pueri Domus, por exemplo, os estudantes conquistaram, até o início do segundo semestre deste ano, mais de 1300 medalhas em olimpíadas do conhecimento. A escola também mantém desempenho notável em avaliações nacionais — como notas superiores a 900 na redação do Enem — e internacionais, ampliando o acesso a universidades brasileiras e estrangeiras. A dupla certificação com o IB, reconhecida globalmente, é um diferencial nesse processo. 

“Portanto, a educação bilíngue deixa de ser apenas uma tendência e se consolida como um caminho estratégico para formar cidadãos preparados para os desafios contemporâneos, equilibrando excelência acadêmica, proficiência linguística e desenvolvimento socioemocional”, conclui Pothin. 



Escola Bilíngue Pueri Domus
Saiba mais acessando o site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados