Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO GENTE ARTEIRA PARA FEVEREIRO

 Atividades gratuitas valorizam cultura popular, literatura, música, artes cênicas e manifestações do Carnaval


A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, ao longo do mês de fevereiro, a programação do Gente Arteira, iniciativa educativa que promove experiências artísticas conectadas às tradições brasileiras e ao diálogo entre diferentes linguagens culturais. As ações incluem oficinas, vivências, encontros literários, apresentações teatrais e atividades voltadas para crianças, jovens, adultos e famílias. A agenda integra exposições em cartaz no espaço e amplia o acesso do público a práticas de criação, escuta e apreciação estética. 

A programação tem início no dia 07 com a Oficina de Roda de Coco, que apresenta a tradição afro-brasileira do coco por meio de música, dança e poesia, reforçando vínculos comunitários e saberes ancestrais. Originado como música de trabalho e inspirado no ritmo da quebra do fruto e nos gestos corporais, o coco é dançado em roda, com palmas rítmicas e movimentos como a umbigada, gesto que simboliza a conexão com a vida e a ancestralidade. 

Duas atividades dialogam com a exposição Amados – Zélia & Jorge, que segue em cartaz até o próximo dia 22 no espaço. No campo literário, o Ciclo de Leitura – Afrofuturismo, nos dias 8 e 22, discute narrativas da diáspora africana e suas relações com identidade, território e futuro. O ciclo promove o contato dos participantes com obras afrofuturistas, analisando como subvertem a lógica do racismo e reforçam identidade e comunidade. 

Já a vivência Canções de Amado, nos dias 12 e 13, aproxima o público do universo literário de Jorge Amado (1912-2001), por meio da música. Em show comentado e apresentado pelo Trio “Porque, não!?”, Rhaissa Bittar (voz e mbira), Pedro Índio Negro (voz, violão e shrutibox) e Selma Fernandes (voz e mini handpan) conduzem o público pelos sons, histórias e sensações que permitem se conectar com a obra do escritor baiano." 

No período carnavalesco, a Estação Brincante de Carnaval e o Cortejo Bloco Carnavalesco Infantil celebram o brincar, a criação coletiva e a ocupação festiva do espaço público, reunindo crianças, famílias e visitantes. Na Estação Brincante, os participantes são convidados a experimentar a construção de estandarte coletivo, objetos sonoros e adereços, promovendo a imaginação, a convivência e a fruição artística. Já no Cortejo, quem conduz a folia é o Bloco dos Bonecões. Com adereços criativos e uma energia contagiante, os Bonecões transformam o espaço em um ambiente cheio de magia, encantamento e participação coletiva. 

 

 Cortejo bonecões – Foto: Paulo Farah


Voltada à fruição musical, a atividade Concerto Didático – Brincando de Orquestra apresenta, de forma lúdica e interativa, a estrutura e os instrumentos de uma orquestra sinfônica, estimulando o contato de crianças e famílias com o repertório erudito. A iniciativa é conduzida pela Orquestra de Formação Alberto Nepomuceno (OFAN) e nela serão explicados os seus diferentes naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. O público é convidado a interagir com os músicos, tornando a experiência divertida e acessível. 

Entre 25 e 27 de fevereiro, o público poderá assistir ao espetáculo OS TR3S PORCOS, d’A Próxima Companhia, que aborda questões urbanas e habitacionais de maneira lúdica e acessível. Em seguida, a Oficina de Desmontagem Teatral revela os processos de criação da obra, fortalecendo a formação artística por meio do diálogo entre pesquisa e prática de cena. A oficina tem duração de três dias e é voltada para estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas.

 

Os Tr3s Porcos – A Próxima Companhia – Foto: Michel Igielka

 

Inscrições e mais informações 

As inscrições para atividades com vaga limitada devem ser feitas no site da CAIXA Cultural São Paulo: https://caixacultural.com.br 

Programação Gente Arteira – Fevereiro 2026:

Todos os eventos são gratuitos.

 

Oficina de Roda de Coco
• 7 de fevereiro (sábado), às 10h — 120 min — 20 vagas — Classificação: 12 anos

Ciclo de Leitura – Afrofuturismo
• 8 e 22 de fevereiro (domingos), às 10h — 120 min — 20 vagas — Classificação: 14 anos

Canções de Amado
• 12 e 13 de fevereiro, às 16h — 90 min — 50 vagas por turma — Classificação: 12 anos

Estação Brincante de Carnaval
• 14 e 15 de fevereiro, às 10h e às 14h — 120 min — 20 vagas por turma — Classificação: Livre — Participação espontânea

Cortejo Bloco Carnavalesco Infantil
• 21 de fevereiro, às 14h — 90 min — 60 vagas — Classificação: Livre — Participação espontânea

Concerto Didático – Brincando de Orquestra
• 21 e 22 de fevereiro, às 16h — 90 min — 60 vagas — Classificação: 10 anos

Espetáculo OS TR3S PORCOS
• 25 a 27 de fevereiro, às 14h — 90 min — 60 lugares — Classificação: Livre
• Ingressos distribuídos 1h antes da apresentação (1 par por pessoa)

Oficina – Desmontagem Teatral
• 25 a 27 de fevereiro, das 16h às 17h30 — 30 vagas — Classificação: 14 anos. Público-alvo: Estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas.

 

 

SERVIÇO:  

CAIXA Cultural São Paulo [Programa Educativo CAIXA Gente Arteira]

Endereço: Praça da Sé, 111, a 200m da Estação Sé do Metrô

Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h

Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural

Informações: (11) 3321-4400

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados