Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Com o imaginário do carnaval, a Kornfeld Galerie, em Berlim, cria um diálogo entre artistas brasileiros e o mestre da holografia artística Dieter Jung

 

 Obra do artista OBastardo na exposição OBastardo
 Rhythm & Skin
 Ritmo e Pele
, no 69salon by KORNFELD_
Foto: Andrea Katheder

Dieter Jung – Life of Colors/Vida das Cores
Rhythm & Soul/Ritmo e Alma – Arte Contemporânea Brasileira
OBastardo – Rhythm & Skin/Ritmo e Pele
 

 

Até 27 de fevereiro de 2026, a KORNFELD Galerie, o 68projects by KORNFELD e o 69salon by KORNFELD, em Berlim, apresentam três exposições simultâneas, interligadas tanto em conteúdo quanto em estética. Juntas, formam um panorama plural de investigações artísticas sobre ritmo, percepção e identidade cultural – no diálogo entre Brasil e Alemanha. O programa é curado pela historiadora da arte Tereza de Arruda. 

Cria-se assim um diálogo sutil, porém intenso, entre as três mostras: enquanto Life of Colors, de Dieter Jung, instaura um espaço de ressonância universal onde luz e cor se tornam portadoras de um ritmo atemporal, Rhythm & Soul e Rhythm & Skin evidenciam a multiplicidade da arte contemporânea brasileira. 

Em pleno inverno berlinense, essas exposições oferecem um contraponto sensorial e conceitual ao período carnavalesco que acontece simultaneamente no Brasil. Enquanto lá o ritmo, o movimento e a alegria coletiva dominam as ruas, em Berlim se revela outra forma de energia: uma reflexão sobre as forças sociais, culturais e espirituais que moldam e desafiam a sociedade brasileira. 

O Carnaval serve aqui como ponto de partida metafórico – uma expressão da cultura popular que dá visibilidade aos que muitas vezes não têm voz, transformando-se em um campo sociopolítico. 

As três mostras simultâneas formam, em conjunto, uma trama curatorial de diálogo, memória e transformação.

Entrelaçam o coletivo e o individual, o material e o imaterial, o brasileiro e o global.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados