O dinamismo e competitividade do mercado global deixam claro que, hoje, as marcas precisam ir muito além da comunicação racional e funcional para que se destaquem e prosperem. O consumidor moderno busca experiências que despertem emoções e memórias duradouras – o que evidencia que não basta oferecer um bom produto: é necessário criar ambientes imersivos, onde visão, som, aroma e, até mesmo, o toque, se conectem para gerar pertencimento e diferenciação nessa relação.
Por mais que todos concordem que a tecnologia é
extremamente poderosa e necessária, existem elementos da experiência humana que
permanecem insubstituíveis. Tanto é que, segundo uma pesquisa da Saïd Business
School, da Universidade de Oxford, 82% dos consumidores globais esperam que
mais de um sentido seja acionado durante uma experiência de compra.
Sensações são o que transformam transações em
vínculos emocionais, os quais geram vendas e fidelização a médio e longo prazo.
Seja através de um toque na textura de algum tecido, o peso de um objeto, ou o
cheiro de um aroma que desperta memórias e emoções de forma única, impossíveis
de replicar digitalmente.
A tecnologia pode amplificar, mas nunca substituir
completamente a essência humana. Por isso, para as marcas que quiserem explorar
esses sentidos em 2026 em suas estratégias de marketing, veja algumas das
tendências que podem se destacar:
#1 Marketing multissensorial: explora a integração dos cinco sentidos em experiências de compra,
capazes de ativar memórias e emoções que aproximem o cliente da marca, criando
experiências memoráveis e enriquecidas que contribuam para uma maior retenção e
fidelização. Um exemplo clássico dessa tendência ocorre quando entramos em uma
loja que preenche seu ambiente com fragrâncias assinadas pela empresa, fazendo
com que toda vez que os consumidores sintam esse cheiro, lembrem deste nome.
#2 Experiências phygital: a fusão entre o físico e o digital cria uma experiência contínua e
enriquecida que gera acessibilidade e engajamento ampliado. Basta imaginar,
nesse sentido, espelhos de realidade aumentada em provedores, quiosques
interativos ou eventos pop-up que conectam para uma loja online, o que tende a
ganhar ainda mais força em 2026.
#3 Personalização sensorial
via IA: a inteligência artificial possibilita que as
empresas personalizem estímulos sensoriais em escala, com base no perfil e
demandas de seu público-alvo, o que pode gerar um maior senso de proximidade e
exclusividade com o consumidor, aumentando a relevância de sua experiência e
conversão de vendas.
#4 Storytelling Imersivo: aqui, falamos de narrativas que envolvem comunidades em experiências
coletivas, gerando senso de pertencimento e lealdade. Elas transportam o
público para diferentes universos da marca, de forma que vivam esses momentos
ao invés de, apenas, ouvirem uma história – uma ótima estratégia de fomentar
lembranças emocionais que os aproximem da marca.
#5 Sustentabilidade
Experiencial: experiências que também prezem pela preservação
ambiental estão ganhando cada vez mais preferência dentre os clientes, valorizando
esse alinhamento ecológico e, com isso, ganhando confiança com a empresa. Unir
essa sustentabilidade às ações sensoriais no marketing poderá gerar um impacto
ainda maior em 2026.
Todas as tendências destacadas acima mostram que
não se trata de priorizar o marketing sensorial acima da tecnologia, mas sim
integrá-las nas ações internas. As ferramentas digitais devem ser aplicadas
para personalizar, ampliar alcance e facilitar as interações. E, a humanização
precisa estar presente em cada ponto de contato: proporcionando um atendimento
empático, experiências sensoriais e narrativas emocionais que destaquem a
empresa frente a seus concorrentes.
Quando marcas unem dados inteligentes com
experiências humanas autênticas, criam conexões que são, ao mesmo tempo,
eficientes e memoráveis – enquanto as que negligenciam essa visão tendem a se
tornar irrelevantes, perdendo engajamento, reduzindo fidelidade e transformando
consumidores em meros números.
Em 2026, o diferencial não será apenas pautado em quem automatiza melhor as ferramentas tecnológicas disponíveis, mas quem consegue emocionar e criar experiências com conexão. Ignorar isso é renunciar à vantagem competitiva mais valiosa que qualquer organização pode ter: a memória afetiva do consumidor.
Márcia Assis - Gerente de Marketing da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot, WhatsApp e RCS.
Pontaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário