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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Verão com cripto: companhias de turismo e moda de luxo na liderança dos pagamentos com criptomoedas

Avanços regulatórios, como em discussão no Brasil, podem ampliar casos de uso de cripto para gastos com entretenimento e compras

 

À medida que as criptomoedas ganham aceitação global, muitos viajantes estão explorando como usar ativos digitais, como Bitcoin, para planejar suas férias. Desde a reserva de voos e acomodações até refeições e entretenimento, as criptomoedas são uma forma inovadora de gerenciar despesas de viagem.

A Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo em volume de negócios e número de usuários, tem ampliado a possibilidade de transações cotidianas com criptomoedas. Por meio do Binance Pay, a exchange facilitou o uso dos criptoativos para pagamentos de produtos e serviços. Atualmente, agências de viagens, varejistas, imobiliárias, empresas de games, companhias aéreas e outras empresas têm aceitado esses ativos como forma de pagamento, aproveitando a alta rapidez na liquidação e baixos custos.


Turismo

No último ano a exchange obteve dois marcos regulatórios na América Latina. No Brasil, a Binance recebeu autorização do Banco Central do Brasil para a aquisição da corretora Sim;paul e se tornou a primeira plataforma de criptomoedas a deter uma licença de corretora de valores mobiliários no país. Em outubro, a plataforma foi incorporada ao Registro de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV) da Argentina e obteve o registro no país.

A crescente presenças das exchanges no mercado latino abrem caminho para a aceitação do pagamento por cripto para atividades cotidianas. O setor de turismo segue na dianteira.

Um exemplo é a parceria da Binance Pay com a Despegar, agência de viagens online líder na América Latina, que se tornou a primeira da região a aceitar criptomoedas para pagamentos de todos os seus serviços. Desde que iniciou sua parceria com o Binance Pay em 2023, a empresa testemunhou uma tendência de alta significativa nos pagamentos com ativos digitais, liderados pelas compras de voos e pacotes de viagens. Os principais destinos incluem Buenos Aires, Rio de Janeiro e Cancún e, notavelmente, 51% dessas transações foram feitas por meio do aplicativo Decolar, principalmente por usuários iniciantes com menos de 35 anos.

Pesquisa do Crypto Adoption Report apontou que empresas de turismo lideram quando se trata da adoção de criptomoedas. Cerca de 11,54% dos negócios no setor já aceitam pagamentos via blockchain, ação que tem permitido que agências de viagens apresentem vantagens competitivas por meio do desenvolvimento de programas de fidelidade, da agilização de pagamentos e da tokenização de serviços.

A plataforma Travala permite aos usuários reservar acomodações, voos e atividades com criptomoedas. De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, o volume de transações para reservas em cripto na empresa aumentou 46%. A agência online também permite pagamento via Binance Pay, frequentemente classificado entre as principais opções. Atualmente, cerca de 80% dos usuários do site já custeiam as próprias viagens com criptoativos.

No dinâmico universo das viagens e do turismo, a verificação de identidade e a prevenção de fraudes são questões cruciais para tanto os viajantes quanto as empresas do setor. Com a multiplicação de transações em diversas plataformas, torna-se essencial assegurar que as identidades sejam corretamente validadas, ao mesmo tempo em que se busca reduzir o risco de fraudes. Historicamente, esses processos têm sido gerenciados por sistemas centralizados, que, apesar de funcionais, são suscetíveis a falhas, violações de dados e ineficiências.

A empresa Alternative Airlines, por exemplo, inovou ao permitir que os usuários reservem voos de mais de 600 companhias aéreas usando criptomoedas. Enquanto empresas como American Airlines, Delta, Lufthansa ou Ryanair não aceitam pagamentos diretos em bitcoin, a Alternative Airlines funciona como uma ponte para aqueles que desejam expandir as formas de consumo no mercado de turismo e adquirir uma passagem da companhia que deseja com criptomoedas.


Presentes em cripto

O universo dos presentes e dos cartões-presente testemunhou um crescimento substancial no uso de criptoativos nos últimos anos, destacando o papel destes ativos em diversificar e aumentar a acessibilidade das formas de pagamentos.

No Brasil, o Binance Pay reforça a utilidade das criptomoedas no mundo real. Os gift cards permitem que qualquer pessoa compre alimentos e bebidas em estabelecimentos como Casa Santa Luzia e Zé Delivery, assim como presentes na Imaginarium. Também podem comprar roupas, acessórios e artigos esportivos em lojas como Renner, TipTop, Nike, Shoulder, Dress To, New Era, Aramis, Corello, Vans, Zinzane e Centauro.

Os artigos de luxo também estão na lista, com a Vivara como opção. Além disso, serviços como iFood, Hotels.com, Airbnb, Spotify, Netflix e Google Play podem também ser pagos com criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Restaurantes como Outback e diversas lojas de diferentes segmentos, incluindo Tok & Stok, NorVPN, Americanas, Shopee, Submarino e Casas Bahia, complementam a vasta gama de possibilidades, demonstrando sua versatilidade e crescente aceitação no comércio nacional.


Crescimento do setor de luxo

Segundo um relatório desenvolvido pela Hanley & Partners, a alta do Bitcoin no ano de 2024 fez cerca de 14 mil novos milionários, chegando a um total de 172 mil milionários de criptomoedas mundiais. O cenário é um motor importante para essa tendência, já que muitos buscam utilizar sua riqueza digital para experiências de viagem de luxo.

Marcas de luxo têm começado a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, visando atrair uma nova clientela de investidores em criptoativos. Recentemente, a loja de departamento francesa Printemps anunciou uma parceria com a Binance e a empresa financeira Lyzi para aceitar criptomoedas, incluindo bitcoin e ethereum, em suas lojas na França, tornando-se o primeiro grande varejista europeu a adotar essa opção. Outras marcas de luxo também estão seguindo a tendência, como a S.T. Dupont, que planeja aceitar criptomoedas em suas lojas de Paris, e a Virgin Voyages, que passou a aceitar bitcoin para a venda de um passe anual de cruzeiro.

Além disso, grandes nomes do setor de moda, como Gucci e Balenciaga, estão incorporando pagamentos em criptomoedas em sua estratégia. Desde 2022, a Gucci passou a aceitar 10 tipos de criptomoedas nos Estados Unidos, enquanto a Balenciaga lançou um acessório de couro especialmente projetado para armazenar o hardware de criptowallet da Ledger. Essas movimentações refletem o crescente interesse das marcas de luxo em atrair uma nova geração de consumidores, especialmente os mais jovens e os investidores em criptomoedas.

Para os viajantes, a adoção de soluções de verificação de identidade baseadas em blockchain pode oferecer mais controle sobre seus dados pessoais. Ao invés de depender de intermediários para armazenar informações sensíveis em bancos de dados centralizados, que podem ser alvo de ataques, a tecnologia blockchain possibilita que as identidades sejam gerenciadas e protegidas em redes descentralizadas. Com isso, os viajantes só precisam fornecer credenciais verificadas a empresas de turismo ou autoridades governamentais quando necessário, diminuindo o risco de exposição indevida de seus dados.

 

Binance
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