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Foco no consumidor, auxilio da tecnologia e desenvolvimento de parcerias estão entre as chaves do sucesso no ramo
Com o registro de 11,55% no número de pizzarias
ativas no país em 2023, segundo o último levantamento da Associação Pizzarias
Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de
qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, o segmento conquista novos
empreendedores, principalmente com o momento positivo do setor de food service,
que projeta a expansão de 6,25%, conforme indica a pesquisa realizada pelo
Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, o bom
momento do setor de alimentos e a ascensão do setor de pizzarias traz mais
confiança para futuros empreendedores e impulsiona a abertura de novos
restaurantes. Diante deste cenário, o executivo separou seis dicas para quem
quer começar a empreender no mercado de pizzarias em 2025, confira:
- Tenha
o cliente no centro do negócio: apesar da finalidade ser sempre atender o
cliente bem, é necessário implementar esse pensamento no dia a dia da
operação. “É essencial desenvolver toda a dinâmica do salão ou do delivery
direcionada para o gosto do consumidor, priorizando a qualidade dos
produtos e pratos servidos, alinhado a um bom atendimento e entregar
condições que fidelize o cliente”, compartilha Goulart.
- Trabalhe
com multiculinária: outra dica para empreender no setor é
diversificar o portfólio de produtos, e um dos caminhos para implantar
essa tendência é investir no conceito de multiculinária. “O Brasil é um
país que acolhe diversas culturas e para trazer rotatividade de clientes,
é possível adotar a multiculinária, com o trabalho alternado entre os
turnos, como funcionar como self-service de dia e de noite
como pizzaria”, comenta o especialista.
- Desenvolva
parcerias e collabs: “dados da pesquisa desenvolvida pela
McKinsey, em 2023, revelam que 71% dos consumidores esperam interações
personalizadas entre as marcas. A escolha por criar uma parceria ou um
novo produto com empresas conhecidas dos clientes gera mais engajamento e
fortalece a identidade das marcas, que conquistam consumidores diversos
com as novas ações”, explica o presidente da Apubra.
- Invista
em hiperpersonalização: “entre as ferramentas que estão na mão do
empreendedor é a hiperpersonalização, que possibilita aos consumidores
integrarem suas experiências a partir da oferta de mecanismos digitais ou
de ações físicas no restaurante, como menu personalizado e programas de
fidelidade”, reforça.
- Abrace
a tecnologia: uma das fortes tendências apresentadas na edição 2024 do Pizza
Expo Las Vegas, um dos maiores eventos do setor no mundo, é a utilização da
tecnologia, principalmente com foco em automação. Leandro afirma que as
novas ferramentas devem ser incorporadas na rotina das operações. “A
automação chega na pizzaria para somar na produção, que resulta em mais
agilidade e qualidade no processo de preparo dos alimentos e garante uma
produção padronizada, que atenda a demanda”.
- Busque capacitação: para alcançar o sucesso em qualquer área do empreendedorismo, é necessário se preparar. Goulart evidencia a importância de investir em capacitação adequada para empreender no mercado de pizzarias. “Ninguém consegue desenvolver o próprio negócio se não conhecer ramo que está investindo, por isso, é primordial ir em busca de cursos, capacitações e outras ferramentas que entregue esse networking e aprendizado especializado, direcionado para o setor, como fazemos dentro da Apubra”, finaliza o executivo.
Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil
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