Vejo com frequência colaboradores trabalhando
desmotivados nas empresas em que estão e, muitas vezes, isso não significa que
não gostam do emprego ou da função que exercem, mas que perderam o encantamento
pelo que fazem. E quando paramos de acreditar no que estamos fazendo, logo
aquilo passa a não ter mais nenhum sentido e eventualmente nós acabamos
desistindo.
É claro que a motivação não surge do dia para a noite e não é algo que vai
acontecer de repente na vida profissional de uma pessoa, principalmente quando
já está desanimada, mas é um processo que o líder precisa tentar estimular dia
após dia, como se fizesse parte da rotina de tarefas. Em alguns casos, ações
simples conseguem modificar o sentimento de um colaborador. A diferença está na
percepção dos detalhes.
No entanto, o problema começa quando a liderança passa a ver o estímulo à
motivação do time como uma mera obrigação. Você deve estar se perguntando: por
que isso é um problema sendo que eu disse que precisa fazer parte da rotina?
Acontece que a partir do momento em que o líder acredita que motivar os
colaboradores é apenas um item na sua lista e que precisa ser cumprido só para
dar check, é sinal de que não está funcionando.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half,
cujo objetivo era entender como empresas e trabalhadores se sentem em relação
ao trabalho, o papel dos líderes na consolidação da felicidade dos
colaboradores é considerado muito relevante. Cerca de 94% dos profissionais
entrevistados acreditam que a satisfação é influenciada pela atuação da
liderança.
Número bastante significativo, não acha? Isso só comprova o que estou falando
de que os gestores possuem um papel fundamental na motivação do time e algumas
atitudes podem realmente fazer a diferença. Por exemplo, a escuta ativa por
parte do líder é capaz de fazer com que as pessoas se sintam vistas e ouvidas,
o que terá um impacto positivo na forma como se enxergam na empresa.
Nesse processo de motivação, os colaboradores precisam entender que as suas
respectivas funções fazem diferença para a organização como um todo e que
juntos, estão participando de uma grande engrenagem que permite que o negócio
funcione. E isso só será possível de compreender caso a liderança aponte e
mostre que cada um tem o seu valor, incentivando a serem cada vez melhor.
Uma das maneiras que o líder tem para motivar e manter motivado o time, é
deixar clara a direção para onde o estão indo, quais são os objetivos e o
porquê existem. Ao longo dos meses, nas reuniões, este líder deve praticar a
escuta ativa que mencionei anteriormente, e direcionar os esforços dos
colaboradores para esta missão do time que contribui para a missão da
organização.
Frustrar expectativas também é uma forma de minar a motivação, por essa razão,
ter as métricas claras que mostram que chegamos no objetivo é fundamental. Isso
vai facilitar as interações, tornando as discussões mais objetivas e menos
carregadas de outros fatores mais qualitativos que, muitas vezes, causam mais
ruído e distração do que contribuem para o atingimento do fim.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/
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