Pesquisar no Blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Check-up: entenda como cuidar da sua saúde em 2025

 

Rotina de exames é o primeiro passo para construção de hábitos saudáveis

 

Geralmente, o início de um novo ano é marcado pelas metas a serem cumpridas ao longo dos meses. Dentre elas, são destaques o fim do sedentarismo, perda de peso e construção de hábitos saudáveis.

 

Nota-se que boa parte das metas estão ligadas ao cuidado com a saúde e, para ter resultados, é importante entender qual deve ser o primeiro passo.

 

Para Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA 24 horas Zona Leste, em Santos (SP), fazer um acompanhamento médico é a primeira etapa do cuidado com a saúde.

 

“O check-up anual é uma oportunidade de realizar exames específicos que ajudam a identificar precocemente doenças que podem ser, inclusive, silenciosas, permitindo que o tratamento adequado seja iniciado a tempo de evitar complicações”, explica a médica.

 

Principais exames de check-up

 

· Exames de sangue: detecção de doenças como diabetes, alteração do colesterol e infecções;


· Exames de urina: identificação de infecções urinárias, doenças renais e doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo);


· Exames de fezes: investigação de problemas no sistema digestivo, infecções e intolerâncias alimentares;

· Exames sorológicos: verificação da presença de infecções sexualmente transmissíveis;


· Eletrocardiograma: acompanhamento de irregularidades cardíacas.

 

Há ainda exames específicos para cada sexo, como papanicolau, ultrassom transvaginal, mamografia para mulheres, e toque retal, ultrassom testicular e do aparelho urinário para homens.

 

“São exames que podem diagnosticar precocemente alguns cânceres como de mama e próstata, proporcionando maiores chances de cura”, alerta a especialista.

 

O check-up pode ser feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a partir daí, a equipe médica fará a abordagem preventiva e solicitação de exames de acordo com a necessidade do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados