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segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Pneustore cita os principais cuidados na manutenção dos pneus, e os erros mais comuns que abreviam sua vida útil

 

Quais os principais pontos de atenção que deve ser dada a: calibragem, balanceamento e alinhamento, rodízio, falta de atenção aos componentes de suspensão, e jamais opte por colocar pneus riscados no seu veículo. 

 

A PneuStore, maior e-commerce de pneus brasileiro e integrante da holding Cantu Inc., ecossistema de soluções em pneus e líder no mercado de reposições na América Latina, alerta quais os pontos mais importantes para correta manutenção dos pneus dos seus carros e caminhões, algo que amplia a vida útil deste importante equipamento, e ao mesmo tempo a sua segurança.

O pneu muitas vezes tem sua manutenção negligenciada, e esse erro custa caro, pois abrevia a vida útil deles, aumentando o custo na manutenção do veículo. Seguem algumas dicas fundamentais que não se pode desprezar.


Calibragem – esse processo de ajustar a pressão interna dos pneus de um veículo de acordo com as recomendações do fabricante. A calibragem correta é importante para a segurança e durabilidade do automóvel, e deve ser feita semanalmente.

  • A pressão abaixo do recomendado, consequências:

Aumento do consumo de combustível; desgaste irregular das laterais dos pneus; risco de cortes, furos e bolhas; maior suscetibilidade a aquaplanagem; perda de estabilidade e risco de explosão.

  • A pressão acima do recomendado, consequências:

Desconforto já que os pneus absorvem menos os obstáculos do piso; desgaste irregular da banda de rodagem; piora na frenagem; redução na capacidade de tração; aumento no risco de derrapagens e perda de controle do veículo e redução da vida útil dos componentes de suspensão, que passam a trabalhar muito mais forçados.


Balanceamento e Alinhamento – Estas duas operações devem sempre ser feitas em conjunto, pois contribuem para a estabilidade e dirigibilidade. O balanceamento é o processo de distribuir o peso do pneu de forma uniforme por toda a sua circunferência, evitando vibrações e aumentando a sua vida útil. Já o alinhamento é a manutenção do ângulo das rodas, de forma a que fiquem paralelas entre si e niveladas em relação ao solo.

Recomenda-se fazer o balanceamento e alinhamento, além do rodízio dos pneus, a cada 10.000 quilômetros rodados, ou sempre que o veículo apresentar algum dos seguintes sinais: vibrações no volante, desgaste irregular dos pneus, desvios repentinos na direção, Instabilidade ao dirigir. É importante consultar um profissional qualificado para realizar o balanceamento e alinhamento de forma adequada e regular.

“É fundamental fazer regularmente a manutenção preventiva dos pneus, não somente no período de férias. Os cuidados não se aplicam somente aos veículos com motores de combustão interna; deve ser dada igual atenção aos veículos elétricos e híbridos”, comentou Fernando Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore.


Não usar jamais pneus riscados

São pneus que tiveram novos riscos abertos na borracha já desgastada. Esse procedimento é feito com ferro quente, semelhante ao de solda, mas isso danifica a carcaça do pneu, expõe as tramas de aço internas causando ferrugem.

Os riscos são: Menor resistência a impactos, probabilidade de estourar, aumento do risco de aquaplanagem em pista molhada, perda de controle do veículo. O motorista que for flagrado com pneus riscados pode ser autuado por infração grave, com multa, retenção do veículo e pontos na carteira de habilitação; pode ainda ser enquadrado no Código Penal pelo Artigo 132, que é colocar em risco a vida de outras pessoas.


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