Quais os
principais pontos de atenção que deve ser dada a: calibragem, balanceamento e
alinhamento, rodízio, falta de atenção aos componentes de suspensão, e jamais
opte por colocar pneus riscados no seu veículo.
A PneuStore, maior e-commerce de pneus brasileiro e
integrante da holding Cantu Inc., ecossistema de soluções em pneus e líder no
mercado de reposições na América Latina, alerta quais os pontos mais
importantes para correta manutenção dos pneus dos seus carros e caminhões, algo
que amplia a vida útil deste importante equipamento, e ao mesmo tempo a sua
segurança.
O pneu muitas vezes tem sua manutenção
negligenciada, e esse erro custa caro, pois abrevia a vida útil deles,
aumentando o custo na manutenção do veículo. Seguem algumas dicas fundamentais
que não se pode desprezar.
Calibragem – esse processo de ajustar a
pressão interna dos pneus de um veículo de acordo com as recomendações do
fabricante. A calibragem correta é importante para a segurança e durabilidade
do automóvel, e deve ser feita semanalmente.
- A pressão abaixo do recomendado,
consequências:
Aumento do consumo de combustível; desgaste
irregular das laterais dos pneus; risco de cortes, furos e bolhas; maior
suscetibilidade a aquaplanagem; perda de estabilidade e risco de explosão.
- A pressão acima do
recomendado, consequências:
Desconforto já que os pneus absorvem menos os
obstáculos do piso; desgaste irregular da banda de rodagem; piora na frenagem;
redução na capacidade de tração; aumento no risco de derrapagens e perda de
controle do veículo e redução da vida útil dos componentes de suspensão, que
passam a trabalhar muito mais forçados.
Balanceamento e Alinhamento – Estas
duas operações devem sempre ser feitas em conjunto, pois contribuem para a
estabilidade e dirigibilidade. O balanceamento é o processo de distribuir o
peso do pneu de forma uniforme por toda a sua circunferência, evitando
vibrações e aumentando a sua vida útil. Já o alinhamento é a manutenção do
ângulo das rodas, de forma a que fiquem paralelas entre si e niveladas em
relação ao solo.
Recomenda-se fazer o balanceamento e alinhamento,
além do rodízio dos pneus, a cada 10.000 quilômetros rodados, ou sempre que o
veículo apresentar algum dos seguintes sinais: vibrações no volante, desgaste
irregular dos pneus, desvios repentinos na direção, Instabilidade ao dirigir. É
importante consultar um profissional qualificado para realizar o balanceamento
e alinhamento de forma adequada e regular.
“É fundamental fazer regularmente a manutenção
preventiva dos pneus, não somente no período de férias. Os cuidados não se
aplicam somente aos veículos com motores de combustão interna; deve ser dada
igual atenção aos veículos elétricos e híbridos”, comentou Fernando Soares,
Diretor de E-commerce da PneuStore.
Não usar jamais pneus riscados
São pneus que tiveram novos riscos abertos na
borracha já desgastada. Esse procedimento é feito com ferro quente, semelhante
ao de solda, mas isso danifica a carcaça do pneu, expõe as tramas de aço
internas causando ferrugem.
Os riscos são: Menor resistência a impactos,
probabilidade de estourar, aumento do risco de aquaplanagem em pista molhada,
perda de controle do veículo. O motorista que for flagrado com pneus riscados
pode ser autuado por infração grave, com multa, retenção do veículo e pontos na
carteira de habilitação; pode ainda ser enquadrado no Código Penal pelo Artigo
132, que é colocar em risco a vida de outras pessoas.
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