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quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Mestre em Educação defende que habilidades socioemocionais façam parte das PPPs voltadas às escolas

Para Thiago Zola, Mestre em Educação, as políticas públicas que contam com o apoio da iniciativa privada podem ir além de questões de infraestrutura e beneficiar estudantes diretamente

 

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) em educação no Brasil crescem consideravelmente. Dados recentes do iRadarPPP mostram que, das 53 novas iniciativas em PPPs em outubro do ano passado, 25 projetos são voltados à educação infantil, com intenção pública já anunciada. Por isso, o Mestre em Educação, Thiago Zola, avalia o impacto positivo que a adição de valor agregado pode causar nessas propostas. 

Para Zola, as PPPs em Educação podem ser oportunidades para ir além da infraestrutura. “Estamos diante de uma chance rara de popularizar ainda mais o desenvolvimento socioemocional na sala de aula de cada escola brasileira. Essa é uma ferramenta valiosa já utilizada por escolas com melhores indicadores de evolução educacional no Brasil. As PPPs, que atualmente levam em consideração melhores condições estruturais para esses alunos, podem também incluir esses projetos, que não interferem no conteúdo curricular e nem nas decisões do corpo docente”. 

Também com base nos dados do iRadarPPP, em outubro, foram leiloados os projetos das Novas Escolas – Lotes Leste e Oeste pelo Governo do Estado de São Paulo, com investimento estimado em R$ 2,11 bilhões. Atualmente, esses projetos têm o objetivo de viabilizar a construção, manutenção, conservação, gestão e operação dos serviços não pedagógicos em 22 novas unidades de ensino fundamental II e médio no estado. 

Para o especialista, esse projeto, que deve ser um modelo para vários outros no país, também pode incluir o desenvolvimento socioemocional para potencializar o ensino. “O investimento em educação precisa ter um olhar 360º. É, sim, de grande valia investir em infraestrutura. Mas, o conteúdo oferecido aos estudantes pode ser aperfeiçoado para auxiliar na evolução e na transformação do futuro de cada um”. 

Outro dado interessante gerado pela consultoria Radar PPP destaca que o volume das iniciativas em Educação em 2024 já supera de forma expressiva o de anos anteriores. De janeiro a outubro deste ano, foram 90. Entre 2011 e 2023, foram 57 ao todo. “Os dados mostram a evolução do assunto e a consolidação dos projetos. Por isso, chamo a atenção para a necessidade de um olhar mais ampliado, que beneficie de forma direta a evolução socioemocional de cada estudante”, conclui Thiago.
 

Diversas cidades brasileiras atuam com o desenvolvimento socioemocional 

A Mind Lab, plataforma com foco em infraestrutura social, lidera o uso de conteúdos voltados ao desenvolvimento socioemocional de estudantes da rede pública de ensino de cidades brasileiras. Capitais como Recife e Rio Branco, além de diversas cidades do interior do País utilizam a metodologia do Programa MenteInovadora. A iniciativa é baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos com ações intencionais. Os conteúdos são alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. 

É uma metodologia que atua como complemento ao sistema de ensino, em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores. Para ministrar as aulas do Programa MenteInovadora, os professores da rede municipal passam por um processo de formação, treinamento e certificação antes de aplicá-los em sala de aula.


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