Campanha “Verão Bem Cuidar” estará na Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas (BA), nos dias 8 e 9 de fevereiro, para alertar sobre riscos de crianças em locais de grande aglomeração
O período de alta temporada de Verão, que coincide com o de férias escolares, contribui para abarrotar praias e outros espaços públicos destinados ao lazer coletivo. É nesse contexto de grandes aglomerações que aumentam as ocorrências de crianças perdidas e desaparecidas, bem como riscos de afogamentos e outros acidentes envolvendo jovens.
Para alertar a sociedade desses perigos e engajar os pais e
responsáveis nos cuidados com o monitoramento das crianças, a Aldeias
Infantis SOS, organização global que lidera o
maior movimento de cuidado do mundo, realiza pelo segundo ano a campanha de
conscientização Verão Bem Cuidar, apresentando
medidas de prevenção de riscos de acidentes e ações de proteção infantil.
Ilustração oficial da campanha Verão Bem Cuidar, da Aldeias Infantis SOS
Neste ano, a ação terá uma ativação na Praia Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas (BA), nos dias 8 e 9 de fevereiro, que contará com uma tenda, operando como ponto de encontro e referência caso alguma criança se perca dos responsáveis entre 9h e 16h, período de maior movimentação de turistas e banhistas na praia.
Com presença de especialistas no cuidado infantil, a Organização irá oferecer dicas de cuidado e prevenção de acidentes com crianças durante as férias, orientação sobre o uso de dispositivo de segurança em automóveis, verificação das condições de segurança dos locais de hospedagem, prevenção de afogamentos e queimaduras, além de recomendações para evitar o distanciamento dos pais e da família.
A iniciativa também envolverá as crianças que frequentarem o
espaço, por meio de linguagem apropriada, visando educá-los em casos de
afastamento de seus pais ou responsáveis, a fim de reencontrar a família da
forma mais segura possível. Na tenda, haverá ainda a distribuição gratuita de
pulseiras de identificação para as crianças.
Balão da campanha Verão Bem Cuidar da Aldeias Infantis SOS
Divulgação
“Além de servir de alerta para os responsáveis diretos pelos cuidados das crianças, a campanha Verão Bem Cuidar é um convite para que toda a sociedade se mobilize e esteja atenta à segurança dos jovens nesses espaços de convivência. Para tanto, a Aldeias Infantis SOS disponibiliza um material informativo exclusivo com dicas e informações essenciais de cuidado, proteção e segurança infantil”, afirma Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.
A ação da Organização ganha força em um contexto de elevada exposição ao risco da infância no país. Segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem anualmente no Brasil.
Além disso, um levantamento realizado pelo Instituto Bem Cuidar,
programa de gestão de conhecimento da Aldeias Infantis SOS, com dados do
DataSUS (Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde)
mostrou que, em 2023, os acidentes envolvendo crianças e adolescentes no País
cresceram quase 8% na comparação com o ano anterior, sendo o maior número desde
2019, período pré-pandemia. No total, foram registradas 119.245 internações
causadas por lesões não intencionais, entre as faixas etárias de 0 a 14 anos.
Jovem na praia durante campanha Verão Bem Cuidar de 2024
Divulgação
“A campanha Verão Bem Cuidar também vai apoiar a Aldeias Infantis SOS para seguir firme com sua missão social, por meio da arrecadação doações, que vão fortalecer sua atuação no cuidado e prevenção de crianças no Brasil. Com o apoio à causa, a Organização seguirá realizando pesquisas e diagnósticos, bem como promovendo divulgações para que ocorra a adequação e criação de espaços seguros e protetores”, reforça Erika.
Para realizar doações e acessar o material informativo da
Aldeias Infantis SOS, é só acessar este endereço.
Sobre o Instituto Bem Cuidar
O Instituto Bem Cuidar (IBC) é um programa das Aldeias Infantis SOS responsável pela gestão de conhecimento e que tem o compromisso realizar consultorias, assessorias, diagnósticos e pesquisas, para a própria organização ou ainda atender demandas de conselhos, governos ou empresas.
O instituto promove a proteção e o cuidado de qualidade à infância e juventude por meio da produção, promoção e distribuição de conteúdo digital educativo, além de favorecer a troca de experiências, o aprimoramento e a difusão de boas práticas de cuidado de crianças e adolescentes, por meio de ações formativas, sistematização e produção de conteúdo.
Além disso, o Instituto Bem Cuidar dissemina práticas de prevenção de acidentes por meio do Projeto Criança Segura, que apresenta anualmente, entre outros resultados, as estatísticas sobre os principais fatores que levam a internação de crianças e adolescentes.
Para
saber mais: www.institutobemcuidar.org.br
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 57 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para
mais informações, acesse o site: www.aldeiasinfantis.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário