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sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

5 dicas para atrair e fidelizar clientes em bares e restaurantes

Atrair e fidelizar clientes é a dupla mais desafiadora para  quem está a frente de bares e restaurantes. Ao comandar um empreendimento nesse setor, considerado competitivo, os proprietários vão se deparar com a missão constante de manter mesas cheias e o caixa ascendente. Mas, segundo Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil, algumas técnicas podem ajudar a desbloquear o verdadeiro potencial de um negócio gastronômico.


  1. Entenda o público alvo

Conhecer a fundo o público-alvo vai muito além de saber suas preferências alimentares, ou seja, envolve entender as necessidades, desejos e, principalmente, o que os faz retornar ao estabelecimento. Para isso, pesquise e converse com clientes atuais, indagando sobre suas preferências, o que os atrai em seu negócio e o que sentem falta.

Outra técnica é criar personas detalhadas e personagens fictícios que representam os clientes ideais. Dê a eles nome, idade, profissão e interesses. Observar a concorrência também pode ajudar. Veja o que estão fazendo certo e onde estão falhando. É possível utilizar isso como uma vantagem competitiva.


  1. Valorize a experiência do cliente no ambiente gastronômico

A experiência começa no momento em que o cliente coloca os pés na porta, desde a recepção até a despedida. Portanto crie um ambiente acolhedor, dando atenção à decoração, iluminação e a música ambiente Uma boa primeira impressão é crucial.

Uma equipe bem treinada, que oferece atendimento eficiente e personalizado, não só agrada como também fideliza. Conhecer os clientes freqüentes pelo nome e preferências também pode ser um grande diferencial que traz sentimento de exclusividade


    3. Crie estratégias de eficientes de Marketing 

Utilize campanhas de e-mail marketing para reengajar clientes inativos. Um simples “Sentimos sua falta” ou “Volte e aproveite 10% de desconto na sua próxima refeição” podem ser eficientes.

E que tal oferecer recompensas para clientes que frequentam o estabelecimento com regularidade? Por exemplo, oferecendo pontos que podem ser trocados por descontos, brindes ou pratos exclusivos.

As redes sociais também são poderosas para se conectar com o público. Crie conteúdos que mostrem os bastidores do negócio, com depoimentos de clientes satisfeitos e novidades do menu.


     4.Crie um time de elite

Construir um time de elite no setor de gastronomia é uma arte crucial para o sucesso do negócio. Afinal, de nada adianta atrair e fidelizar clientes se não tiver uma equipe capacitada e motivada para entregar a melhor experiência possível.

Uma dica é não contratar apenas por necessidade. É preciso fazer um processo seletivo rigoroso, focado em identificar habilidades técnicas, alinhamento cultural e potencial de crescimento.

Para contar com uma equipe de elite também é preciso investir em treinamentos regulares. O aprendizado constante mantém a motivação e melhora o desempenho operacional.


  1. Equilibre custos sem sacrificar a qualidade

Para equilibrar custos é necessário um gerenciamento minucioso do estoque, negociações eficazes com fornecedores e avaliação constante do portfólio de pratos. Mantenha a qualidade por meio de insumos selecionados e otimize os processos internos para evitar desperdícios.

Para isso, faça um mapeamento preciso dos custos e saiba exatamente quanto custa cada ingrediente, bebida e item utilizado na cozinha. Em relação aos fornecedores estabeleça parcerias estratégicas, onde é possível negociar melhores preços e condições de pagamento, sempre visando aumentar as margens de lucro. Para o controle de estoque faça inventários regularmente para evitar desperdícios, furtos ou  sobrecarga de produtos.

“Ao reduzir seus custos é possível reinvestir o capital em áreas de crescimento, como marketing, melhorias no ambiente ou até mesmo na capacitação da equipe”, conclui Politi. 



Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Politi Academy
https://politiacademy.com.br/


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