Pesquisa revela desigualdade de percepção sobre desafios profissionais: 26,7% das mulheres identificam mais obstáculos, comparado a 15,6% dos homens
As mulheres percebem mais obstáculos no ambiente de trabalho do que os homens. É o que diz a pesquisa ‘Influência do ambiente corporativo na saúde mental’ realizada pela Newa, consultoria de impacto social, em parceria com a Opinion Box, que tem o objetivo de desmistificar os temas e ajudar organizações a criarem um ambiente seguro e de processos. De acordo com o estudo, 26,7% delas afirmaram que há uma diferença significativa nos desafios enfrentados por homens e mulheres no ambiente profissional, enquanto apenas 15,6% deles concordaram com essa percepção.
Para Carine Roos, mestra em Gênero e fundadora e CEO da Newa, um dos principais fatores que contribuem para esse cenário é a chamada 'tripla jornada', na qual as mulheres se veem obrigadas a dividir tempo e energia entre as demandas profissionais e as múltiplas responsabilidades de cuidado em casa, com familiares, pessoas doentes, estudos ou participação em atividades comunitárias.
O estudo também revelou que 31,7% das entrevistadas se consideram
as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas, enquanto apenas 25% deles
contribuem ocasionalmente com essas atividades. “Esse desequilíbrio não apenas
aumenta a carga mental sobre as o público feminino, como reflete a desigualdade
de gênero nas expectativas sociais e corporativas sobre quem deve assumir as
responsabilidades de cuidado”, aponta Carine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário