Especialista
mostra que escolher a franquia certa exige alinhamento com os padrões da rede e
uma análise financeira cuidadosa
O
setor de franchising brasileiro faturou um total de R$240,661 bilhões e 2023,
representando um aumento de 14% em relação ao ano anterior, segundo dados da
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com o crescimento do setor, mais
pessoas começaram a enxergar as franquias como uma oportunidade promissora de
entrada no mundo dos negócios ou até mesmo uma forma interessante de
diversificar seus investimentos. Contudo, alguns cuidados devem ser
considerados.
Ter
sinergia e identificação com a franquia escolhida é o primeiro passo.
Franqueadoras trabalham com regras e padrões pré-determinados, com fornecedores
e insumos especificados, que devem ser utilizados por todos os franqueados da
rede, além de ações de marketing criadas pela franqueadora que serão
disseminadas em todas as lojas da rede, muitas vezes estabelecidas previamente
por contrato.
“É
extremamente vantajoso abrir uma franquia que já vem com modelo e know-how
anteriores e bem definidos, mas franquias precisam e devem ter normas firmes
para garantir a qualidade e sucesso de todas as lojas. Dessa forma, todos que
entrarem na rede precisam manter esse padrão”, diz Matheus Krauze,
sócio-fundador da SOFT Ice Cream, rede de franquias especializada em sorvetes
artesanais.
Para
o empresário, ter a compreensão dessas regras é o primeiro passo antes de
fechar um contrato com a sua franquia de preferência, e deve ser acompanhado de
um entendimento profundo sobre a parte financeira da rede e da unidade em
específico. “Toda franqueadora deve passar a Circular de Oferta de Franquias
(COF) para todos seus potenciais franqueados, e divulgar todos os custos que
seu franqueado terá com a loja, antes e depois das obras da unidade,
discriminadamente”, complementa o empresário.
Custos
como capital de giro, pró-labore e contas básicas, como luz e água, devem estar
descritas no documento, assim como a definição de todos os itens a serem
comprados para o funcionamento da operação.
“Entrar
em contato com franqueados já ativos na rede é também uma ótima ideia, pois
eles podem mostrar a realidade que vivem na operação e até mesmo retirar
dúvidas do dia a dia da sua unidade”, comenta Krauze.
Segundo
o franqueador, estando de acordo com estes processos, e compreendendo a
realidade diária e financeira da franquia escolhida, aliada à uma gestão
próxima da operação, aumentam as chances de sucesso do negócio.
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