Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Estudo revela que semaglutida 2,4 mg reduz 40% da gordura visceral, considerada a mais perigosa à saúde

 

Um ensaio clínico randomizado feito pela Novo Nordisk, líder global em saúde, revelou resultados promissores da semaglutida 2,4 mg para o manejo do peso em adultos com obesidade da Ásia Oriental, com ou sem diabetes tipo 2 (DM2). A pesquisa, conduzida em 28 clínicas no Japão e na Coreia do Sul, avaliou a eficácia do tratamento subcutâneo semanal em comparação com placebo, e constatou a redução média de 40% da gordura visceral, uma redução substancial em comparação aos 6,9% observados no grupo placebo. Esta diferença representa uma melhora clínica significativa, com uma diferença estimada de tratamento (ETD) de -33,2% entre o grupo de semaglutida 2,4 mg e o placebo. 

Ao longo de 68 semanas, o estudo STEP 6 acompanhou 401 pessoas nesse perfil localizadas no Japão e na Coreia do Sul, tendo também constatado uma redução média 13,2% no peso corporal em comparação a uma redução de apenas 2,1% no grupo placebo, demonstrando que a substância é uma opção promissora para o manejo do peso em adultos com obesidade, com ou sem DM2. 

“Os resultados do ensaio STEP 6 são um marco significativo para a Novo Nordisk, pois demonstram que estamos no caminho certo em nosso propósito de derrotar doenças crônicas graves. A redução substancial de gordura visceral abdominal observada no estudo destaca o potencial da semaglutida 2,4 mg como uma ferramenta eficaz e inovadora para o tratamento da obesidade, um dos principais desafios de saúde pública da nossa era. Na Novo Nordisk, estamos comprometidos em desenvolver soluções que não apenas auxiliem na perda de peso, mas também promovam melhorias significativas na saúde metabólica dos pacientes”, afirmou Priscilla Mattar, endocrinologista e vice-presidente da área médica da companhia no Brasil. 

Ainda de acordo com Mattar, o perfil de segurança da semaglutida foi consistente com estudos anteriores, com a maioria dos eventos adversos relatados sendo de natureza gastrointestinal, predominantemente leves a moderados. A descontinuação devido a eventos adversos foi baixa, afetando apenas 3% dos participantes no grupo de semaglutida 2,4 mg.
 

Gordura visceral

Considerada a mais perigosa para a saúde por estar associada ao risco de doenças cardiovasculares, a gordura visceral é o tipo de gordura que se acumula em torno dos órgãos internos na cavidade abdominal, como o fígado, intestinos e pâncreas. Ao contrário da gordura subcutânea, que se encontra logo abaixo da pele, a gordura visceral é mais profunda e está associada a um risco aumentado de diversas condições de saúde, como doenças cardiovasculares, DM2, hipertensão, gordura no fígado e problemas respiratórios. 

“Reduzir a gordura visceral é crucial para melhorar a saúde metabólica e diminuir o risco de complicações relacionadas à obesidade. A significativa redução de até 40,0% na gordura visceral observada no estudo com a semaglutida ressalta o impacto positivo que o medicamento pode ter no sentido de prevenir doenças associadas à obesidade e garantir ainda mais qualidade de vida a essas pessoas”, explica Mattar.
 

Sobre a semaglutida 2,4 mg

Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com benefício cardiovascular comprovado, além de ser, no País, o primeiro e único análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pessoas que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso1. 

Pesquisas clínicas comprovaram que o medicamento apresenta redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE, que consiste em morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral não fatal)1. Também já foi comprovado que a redução no risco de MACE ocorre independentemente da perda de peso desses pacientes3, que se mostrou sustentada ao longo de 4 anos4, com relação positiva de risco-benefício e perfil de segurança consistente3. 

Todos os produtos da Novo Nordisk da classe GLP-1 são tarja vermelha e por isso só podem ser vendidos sob prescrição médica.

 


Novo Nordisk
www.novonordisk.com.br
Instagram
Facebook
LinkedIn
YouTube



Referências

Lincoff AM, Brown-Frandsen K, Colhoun HM, et al. Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes. N Engl J Med. 2023; 389:2221-2232.

Ficha técnica de Wegovy®: Link.

[Placeholder for ECO 2024 abstract: Relevance of Body Weight and Weight Change on Cardiovascular Benefit with Semaglutide: A Pre-specified Analysis of the SELECT Trial].

Ryan DH, et al. Nat Med 2024. doi: 10.1038/s41591-024-02996-7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados