Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Dia Mundial da Alfabetização: estimular a leitura pode transformar o futuro das crianças

Divulgação
Aprender a ler e escrever são habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos 


O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado no próximo domingo (8), destaca a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1967, a data foi instituída com o objetivo de que assuntos e questões ligados à alfabetização fossem discutidos no mundo todo.

Durante essa fase inicial da educação, é essencial que o processo de aprendizado seja bem estruturado, oferecendo aos pequenos uma base sólida para seu futuro acadêmico. No entanto, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios nesse campo. A pesquisa mais recente do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela que apenas 34% das crianças brasileiras alcançaram o nível esperado de leitura no 4º ano, em comparação à média global de 50%. Esses números reforçam a urgência de implementar políticas públicas e práticas educacionais que priorizem a alfabetização desde os primeiros anos de vida.

Para melhorar o aprendizado, é importante adotar atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo do público infantil. Brincadeiras como caça-palavras, jogos de memória e o incentivo à leitura ampliam o vocabulário e contribuem para um processo mais eficaz na escrita. Ao incorporar essas atividades, estamos ajudando os pequenos a desenvolverem as habilidades necessárias para o crescimento estudantil. Além disso, estimulamos o interesse por ler e escrever, competências essenciais que os apoiarão ao longo de toda a vida, expandindo seus conhecimentos e oportunidades.

A alfabetização também precisa ocorrer no momento certo para assegurar um bom desempenho escolar. Uma pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), vinculado à Universidade de São Paulo e à Universidade Federal do Ceará, indica que estudantes alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental têm quase três vezes mais chances de atingir níveis avançados de aprendizagem no 5º ano.

“A escola deve permitir que as atividades oferecidas, sejam manuais ou artísticas, promovam o desenvolvimento integral das crianças, indo além do currículo tradicional. A alfabetização, em particular, deve ser prioridade, pois é a base para habilidades cognitivas essenciais como a resolução de problemas, a criatividade e o pensamento crítico. Esses fundamentos preparam os pequenos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para as demandas do cotidiano”, afirma Ana Flávia Bergamo, Gerente de Marketing da Pritt, adesivo escolar da Henkel.

Embora o aprendizado de disciplinas escolares seja importante, o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais são fundamentais. A educação na primeira infância vai além de ensinar letras e números, trata-se de ajudar a criança a crescer de forma completa. Quando a escola trabalha esses fundamentos desde cedo, ela contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para viver em sociedade.

“Quando pais e professores trabalham juntos, criam um ambiente que valoriza a aprendizagem e o desenvolvimento. Estimular a curiosidade natural dos pequenos com atividades manuais que promovam a descoberta e o conhecimento é crucial para uma aprendizagem significativa”, reforça Ana Flávia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados