Empresas que atuam
direcionando de forma honesta seus valores, como a Disney, crescem em todos os
âmbitos
O propósito é muito mais do que uma palavra da
moda. Empresas bem-sucedidas possuem valores autênticos que impulsionam seus
negócios e geram impacto social positivo, fidelizando clientes e potencializando
seus resultados. É importante notar que o propósito de uma empresa não é o
mesmo que sua missão: enquanto a missão tem a ver com a proposta de valor da
organização e olha para fora, para o ambiente externo, o propósito olha para
dentro, consolidando a ideologia, os valores e a cultura organizacional. O
propósito é uma peça fundamental da identidade e da estratégia de negócio, pois
é o que permanece, mesmo diante de grandes desafios.
De acordo com Alexandre Slivnik, renomado
especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as marcas já perceberam que
explorar atributos funcionais, racionais e técnicos não é suficiente para manter
uma empresa de pé. “Elementos sensoriais, sentimentais, emocionais, morais,
éticos e espirituais têm ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações,
fomentando a ideologia com elementos intangíveis que operam, muitas vezes, no
subconsciente”, explica.
Para ele, propósito é a chama acesa que mantém uma
empresa no caminho certo, especialmente em tempos de incerteza. Ele inspira os
colaboradores, orienta decisões estratégicas e diferencia a empresa no
mercado.
“A história de Dona Rose é um exemplo claro desse
conceito. Durante 50 anos, ela trabalhou na Disney, fazendo exatamente a mesma
função, recolhendo ingressos com um sorriso constante. Ao ser questionada sobre
tanto tempo na mesma função, ela respondeu que seu trabalho não era apenas uma
tarefa de recolher tickets, mas uma oportunidade de dar o primeiro sorriso a
cada visitante, criando um impacto positivo desde o primeiro contato”, conta o
especialista, também conhecido como primeiro brasileiro convidado pela Disney
para visitar todos seus parques e escritórios pelo mundo.
No mundo dos negócios, compreender que o propósito
vai além do lucro é fundamental para o êxito da corporação. Empresas que vivem
a essência de maneira verdadeira e honesta têm o potencial de transformar seus
negócios, impactar positivamente a sociedade e conquistar resultados
sustentáveis a longo prazo.
Um propósito empresarial autêntico é baseado em
elementos sólidos que guiam as decisões e ações da organização. É a partir dele
que se torna possível traçar KPIs, criar estratégias e gerar resultados. Ele
fornece uma direção clara e um significado mais profundo para o trabalho
realizado. Quando uma empresa descobre a que veio, terá a base para todos os
setores, integrando-se à cultura, liderança, marketing e vendas.
“Além disso, quando há um propósito claro definido pela liderança, é possível inspirar e engajar colaboradores, resultando em maior produtividade, criatividade e lealdade”, acrescenta Alexandre. O conceito ainda diferencia a empresa no mercado, atraindo consumidores que compartilham dos mesmos valores. Profissionais talentosos são naturalmente atraídos por negócios bem alinhados, contribuindo para atrair e reter talentos de qualidade.
Alexandre Slivnik - único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
www.alexandreslivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário