Para escapar de ciladas virtuais,
especialista em cibersegurança traz dicas para escapar de golpes e fraudes
durante compras em sites, redes sociais e aplicativos
Com a chegada do Dia dos Pais no próximo domingo, anúncios,
descontos e promoções chamam a atenção do consumidor. O volume de vendas para o
Dia dos Pais de 2024 deverá alcançar R$7,7 bilhões, um avanço de 4,7% em
relação à 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC). E, de acordo com a Abecs, entre os meios de pagamento
escolhidos, o cartão é o preferido entre os consumidores (37%), seguido pelo
dinheiro (31%) e Pix (30%).
No entanto, fraudes e golpes tendem a aumentar nessa época,
deixando vítimas sem presente e com grandes dores de cabeça. O Brasil é o
segundo país mais afetado pelo roubo de dados de cartões de crédito e débito,
atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da NordVPN, empresa de
cibersegurança. Ainda segundo o levantamento, as informações são roubadas por
criminosos que utilizam malwares (vírus) para capturar dados das pessoas e,
posteriormente, vendê-las em sites e grupos ilegais da dark web e canais como o
Telegram.
Para quem quer comprar dentro do conforto de casa, é preciso
seguir alguns cuidados. De acordo com Guilherme Bacellar, especialista em
segurança cibernética na Unico, empresa brasileira especializada em identidade
digital, nessa época aumentam os riscos para golpes e vazamento de dados
pessoais. Os criminosos utilizam principalmente falsos anúncios e QR Codes em
redes sociais, links de pagamento, disparos de mensagens por SMS, falsos
vendedores em aplicativos de mensagens e e-mails.
“As tentativas de golpe estão mais avançadas a cada ano,
inclusive, com o apoio de tecnologias como a inteligência artificial. Eles usam
as promoções como isca para o ataque virtual e roubam dados que compõem a sua
identidade como CPF, RG, além de senhas e até o número de cartão de crédito O
mais comum é empresas falsas e impostores entrarem em contato via aplicativo ou
e-mail e pedirem para que as vítimas façam o pagamento no link enviado. Então,
direciona essas pessoas para sites falsos, com produtos que nunca chegam. Além
do prejuízo financeiro, dados pessoais e do cartão de crédito podem ser
roubados”, explica.
Como se proteger?
- Desconfie de ofertas muito abaixo do preço e confira os itens
de segurança do site da compra;
- Antes de efetuar uma compra online, verifique se o site é
verdadeiro. Para isso, procure por sinais como HTTPS na barra de endereço,
avaliações de clientes e pesquise o score da empresa em sites de
reclamações;
- Atenção às redes sociais e aos conteúdos que publica – eles
podem gerar informações para ataques baseados em engenharia social. Hoje
as redes sociais detêm uma vasta quantidade de dados pessoais, como
localização, imagens, vídeos e que podem ser utilizados, principalmente,
em ataques com IA;
- Não clique em links de e-mails ou mensagens de textos
suspeitos, especialmente se solicitarem informações pessoais ou
financeiras. Use sempre o duplo fator de autenticação;
- Prefira usar um cartão de crédito virtual e não usar tanto o
PIX - opção mais burocrática para ter estorno do pagamento, além de
plataformas de pagamento confiáveis, que ofereçam proteção contra fraudes;
- Compartilhe somente dados necessários
- Sempre confira o extrato de pagamentos de seu cartão de
crédito.
- Mantenha seu dispositivo (computador, smartphone, tablet) e
software de segurança atualizados para reduzir o risco de infecção por
malware.
O que fazer se cair no golpe?
Ninguém gostaria de cair em um golpe e ter prejuízos financeiros,
mas se esse tipo de situação acontecer, esteja atento. Se tiver acontecido, as
dicas são:
- Troque senhas e acessos de todas as contas que puder com
agilidade.
- Baixe ou atualize sistemas antivírus do computador, celular ou outro
- dispositivo de onde tiver acessado o link do criminoso.
- Salve todas as informações e provas que conseguir.
- Abra um boletim de ocorrência.
- Faça contato com a sua instituição bancária para tentar
cancelar o pagamento, ou as possíveis movimentações feitas em seu nome.
O cartão também foi o meio de pagamento escolhido em todas as
regiões do país, com destaque para o Sudeste e Centro-Oeste (42%), segundo a
Abecs. Já quando falamos em compras online, há uma procura maior entre os
homens (33%) e jovens de 25 a 34 anos (35%).
“Para garantir a segurança e autenticidade nas compras online com
cartão de crédito, a biometria facial, por exemplo, é hoje a tecnologia mais
segura do mercado. Ela reúne os atributos necessários para uma correta
autenticação do consumidor, mesmo em transações envolvendo o uso do cartão de
terceiros. O custo que o comércio tem para levar o cliente até seu site é cada
vez maior e perder a venda para por questões de fraude ou a falta de certeza em
relação a identidade do outro lado é muito oneroso. Por esses motivos, o
mercado tem investido no uso da biometria facial com o recurso da prova de vida
(liveness) que verifica identidades em tempo real e garante a confiabilidade da
transação”, comenta Bacellar.
Unico
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