Hoje, nas
empresas, é fundamental saber como criar conteúdo visual para comunicar ideias
e atrair o público com eficiência. Conseguir fazer isso já não é mais
exclusividade de designers, já que todos os funcionários precisam se comunicar
dentro da organização e com os clientes. Principalmente em equipes enxutas, é
necessário ter ferramentas que impulsionem a produtividade e simplifiquem o
trabalho. De acordo com o Relatório de Economia Visual do Canva, 93% da
liderança empresarial global dá prioridade a ferramentas de comunicação visual
que facilitem os fluxos de trabalho. Por isso, 73% estão investindo mais em
ferramentas de comunicação visual com IA do que em 2023.
O Canva,
plataforma de comunicação visual completa, oferece ferramentas e recursos que
podem tornar os projetos tanto visualmente atraentes quanto eficazes,
permitindo uma economia de tempo. Para qualquer tipo de profissional ou negócio
– de marketing, vendas, criação, recursos humanos etc. –, o Canva dá cinco
dicas que podem transformar a maneira de trabalhar, melhorar a qualidade dos
designs e aumentar a produtividade. Veja a seguir:
1. Não
é preciso começar do zero: os Kits de Trabalho ajudam a economizar tempo
Com os Kits de
Trabalho do Canva, a comunicação visual se torna acessível a todo mundo, não
apenas a designers. Os kits consistem em vários produtos, modelos e recursos
adaptados às necessidades das equipes de marketing, recursos humanos, vendas e
criação, para que não seja preciso começar um modelo do zero. Assim, é possível
encontrar modelos e recursos para apresentações, vídeos e posts para redes
sociais e personalizá-los facilmente.
2. É
possível gravar apresentações para quando não estiver no escritório
A funcionalidade
"Apresentar e gravar" do Canva permite a gravação de apresentações,
como se quem apresenta os slides estivesse de fato na reunião. Esse recurso é
especialmente relevante quando não se pode participar de uma reunião por
conflito de agenda ou há dificuldade em coordenar horários com diferentes
equipes.
Ao terminar de
gravar uma apresentação, um link é gerado e pode ser compartilhado com o
público interessado. Quem acessa o link vê o vídeo da pessoa apresentando em
primeiro plano, junto com os slides. O público pode pausar o vídeo e reproduzir
de novo sempre que quiser, além de voltar nos pontos que considera mais
importantes.
3. O
Kit de Marca permite manter a coerência visual
Cores, imagens e
textos fazem parte da identidade de uma marca. O Kit de Marca do Canva reúne
todos os detalhes da marca num só lugar. O Kit de Marca do Canva reúne todos os
detalhes da marca num só lugar. Uma vez configurado, qualquer pessoa autorizada
pode acessar as fontes, logotipos, cores, ícones, imagens, elementos gráficos e
modelos pré-aprovados diretamente no Canva. Para as equipes de redes sociais e
comunicação interna, por exemplo, ter todos os ativos da marca organizados num
só lugar ajuda na produção de conteúdo confiável, profissional e uniforme, seja
qual for o design ou a finalidade dele.
4. A
IA generativa aumenta a produtividade
A IA generativa é
uma grande aliada na busca pelo aumento da produtividade. Os produtos de IA do
Canva, usados mais de 6,5 bilhões de vezes, exemplificam como essa tecnologia
pode agilizar tarefas e aumentar a criatividade, possibilitando com que equipes
aumentem suas entregas com menos recursos. Por exemplo, com o Tradutor do
Canva, é possível traduzir documentos longos e apresentações automaticamente,
com apenas um clique.
Outro recurso útil
é o Texto à Imagem. Também com apenas um clique, é possível criar elementos
gráficos únicos e aprimorar qualquer design, usando ícones, figurinhas e
ilustrações.
Esses são apenas
alguns exemplos das ferramentas de IA que todo mundo pode usar no trabalho, mas
muitas outras ferramentas de IA podem ser encontradas no Kit de Criação Visual
e no Estúdio Mágico do Canva.
5. A
colaboração pode acontecer em tempo real
Com os recursos de
colaboração do Canva, equipes de diferentes locais do mundo podem trabalhar
juntas e criar conteúdo que engaja, promovendo a eficiência e a
criatividade.
De acordo com um
estudo global do Canva em parceria com a Harvard Business Review Analytic
Services, os recursos mais usados por gestores para impulsionar a criatividade
são as plataformas colaborativas (65%), a comunicação visual (64%) e as
ferramentas de visualização de dados (56%). Com a colaboração, processo criativo pode ser aprimorado com
novas ideias, perspectivas e abordagens.
Além disso, as
funções colaborativas da plataforma incluem alguns novos recursos no Canva
Docs, o editor de documentos online. Agora, os usuários podem ver o histórico
de edições e colaborar na produção de textos. É possível ter acesso a índices
que ajudam a visualizar documentos longos e acompanhar comentários para manter
uma comunicação ágil na equipe.
"Mais
de 190 milhões de pessoas estão usando as ferramentas do Canva para maximizar a
criatividade, melhorar a qualidade do design e produzir conteúdo de forma
eficiente. Seja para criar materiais de marketing ou posts para redes sociais,
o Canva oferece ferramentas fáceis de usar para transformar ideias criativas em
realidade, sem precisar ter grandes habilidades de design", diz Felipe Godoy,
líder de growth marketing para a América Latina. "A necessidade de uma plataforma de comunicação
visual simples completa, tanto para uso pessoal quanto para o trabalho, está
cada vez maior. Isso é algo que vemos de perto no Canva.”
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